65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
FOTOGRAFIA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO DE ARTES: EXPERIÊNCIA COM A TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Suelen de Aquino Teixeira Marques - Dept. de Teoria da Arte e Expressão Artística - UFPE
Maria das Vitórias Negreiros do Amaral - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Teoria da Arte e Expressão Artística-UFPE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho traz os resultados do projeto “Fotografia na Sala de Aula”, que realizei como bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Artes Visuais-UFPE, na turma 9º ano C, da Escola Estadual Diário de Pernambuco, durante o segundo semestre de 2012. A Escola Diário de Pernambuco fica localizada no bairro do Engenho do Meio, nas proximidades da comunidade de “Roda de Fogo”, na cidade do Recife. O projeto foi elaborado a partir de um mapeamento dos interesses dos estudantes a fim de desenvolver uma proposta pedagógica que contemplasse não só esses interesses como também elementos da estética do cotidiano, da cidade e da comunidade escolar, e agregar esses elementos ao conteúdo programático da disciplina de artes. Sobre processo criativo serviu como fundamentação teórica Fayga Ostrower (1987 e 1991); para embasamento quanto aos procedimentos metodológicos utilizei Ane Mae Barbosa (2008), Maria H. Ferraz e Maria F. Fusari (1999).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto teve como objetivo geral conscientizar os estudantes para as artes visuais fazendo com que eles compreendessem a importância do conhecimento de arte. Especificamente, o trabalho pretendia orientar os discentes para o desenvolvimento da capacidade de elaborar uma leitura crítica e independente da cultura visual e a apropriação de uma linguagem artística, no caso, a fotografia.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido em dez aulas de 50 minutos cada, durante cinco semanas. A cada semana abordei um dos eixos temáticos escolhidos, divididos da seguinte forma: introdução à fotografia; composição fotográfica; fotojornalismo; retrato; e fotografia abstrata. Para realização das atividades tomei como base a abordagem triangular, desenvolvendo em todas as etapas do projeto as ações de contextualização, leitura de imagens e fazer artístico. As atividades buscavam priorizar o processo de criação dos estudantes objetivando uma verificação das interferências externas à escola nesse processo. O objetivo dessa verificação foi discutir a relevância desses elementos para a vida dos estudantes. A ação final do projeto foi uma produção artística individual que fez parte de uma exposição de arte da turma, realizada no pátio da escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado final do trabalho foi uma produção artística individual em que os estudantes poderiam tomar como referência em seu processo de criação, qualquer tema visto no decorrer da atividade, trabalhos expostos coletivamente. A grande maioria dos trabalhos dessa atividade foi autorretrato, tendência que se mostrou muito forte durante todo o processo. Esse tipo de preferência é uma amostra da importância que a internet e, principalmente, as redes sociais tem na formação do repertório imagético desses estudantes. Inclusive, muitos estudantes afirmavam que se fotografavam com o objetivo de publicar nas redes sociais. Mostrar-se ao outro através das suas imagens, dizer, talvez, o que eles não conseguem ou nem é possível ser dito com palavras.
CONCLUSÕES:
Ao concluir esse trabalho, observei que é de fundamental importância que o professor esteja atento ao contexto em que os estudantes estão inseridos, e identificar quais as imagens que permeiam esse contexto. Pois, dessa maneira é possível verificar que fatores influenciam o universo criativo desses discentes, possibilitando ao professor orienta-los quanto à relevância e qualidade dessas influências. O fato é que caminhamos no sentido de uma cultura onde a imagem é o principal elemento da comunicação. Nesse sentido, é necessário que a educação esteja atenta a essa questão para preparar os estudantes para produção e leitura de imagens e torna-los pessoas críticas e atentas às imagens expostas pelo mercado. Além disso, discutir questões relativas a vivência dos estudantes dentro da sala de aula revelou-se como uma excelente estratégia para conquista do comprometimento dos discentes no projeto, fato fundamental para atingir o objetivo de conscientização para as artes.
Palavras-chave: Educação, Processo criativo, Artes.