65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
Turismo Astronômico em Recife e Olinda
Fábio César de Araújo - Prof. MSc. SEDUC - PE
Antonio Carlos S. Miranda - Prof. Dr. UFRPE
Abdias José da Silva Filho - Prof. MSc. Paulista - PE
INTRODUÇÃO:
Observamos na sociedade uma desvalorização do conhecimento científico em todas as esferas e classes sociais. São perceptíveis as diversas influências que “desviam” o interesse pelo estudo, sem restrições entre jovens e adultos. Por outro lado, há um esforço de pesquisadores e docentes pela busca de uma metodologia de ensino inovadora e eficaz, criando assim novas perspectivas para o futuro da educação no país. Nesse sentido, a Astronomia, como uma das ciências mais antigas, e uma das que mais desperta a atenção e o interesse, pode ser motivadora para esse esforço didático-metodológico. Pernambuco possui uma longa tradição na Astronomia, tendo como ponto de partida a chegada em 1637 de Maurício de Nassau que trouxe em sua comitiva vários cientistas, dentre eles o astrônomo George Marcgrave, que construiu o primeiro observatório astronômico das Américas. Com o propósito de conhecer um pouco mais sobre a história da Astronomia em nosso Estado, destacando fatos e monumentos de Olinda e Recife, propomos um “Turismo Astronômico” como ferramenta didático-metodológica para despertar mais interesse de estudantes para o estudo de ciências. Os fatos e descobertas escolhidos estão associados ao observatório de Marcgrave, ao Alto da Sé de Olinda, ao Espaço Ciência e à Torre Malakoff no Recife Antigo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Resgatar fatos da história da Astronomia ocorridos em Recife e Olinda. Desenvolver nos estudantes, professores e o público em geral o interesse pela Astronomia. Relacionar os fatos históricos com o conhecimento científico.
MÉTODOS:
A atividade foi realizada com dezenas estudantes e professores de escolas da Região Metropolitana do Recife. A metodologia utilizada buscou compreender as dificuldades encontradas pelos estudantes para relacionar o conhecimento científico sobre os fatos e monumentos históricos com situações do cotidiano.
Para isso, aplicamos um questionário com questões abertas e semi-abertas, para investigar as ideias e pensamentos do público atendido, além disso, verificamos como as visitas in loco se mostravam cada vez mais eficazes para a compreensão dos fatos/eventos/descobertas e valorização dos monumentos a eles associados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos sugerem que os estudantes, professores e o público em geral, em sua maioria, possuíam apenas as informações do senso comum, sendo colhidas a partir dos diálogos mantidos durante a realização das visitas e das respostas a uma enquete. Verificamos também indícios de completa falta de conhecimento dos fatos e monumentos, quando responderam de maneiras diferentes às questões utilizadas na enquete, que requeriam a aplicação dos mesmos conhecimentos dos eventos em contextos históricos. Esse resultado corrobora com as nossas suspeitas, de que se faz necessário e urgente o resgate e continuidade de caravanas histórico-científicas, uma vez que fornecem um referencial para compreender a falta de conhecimento do público escolar. Em relação a essas caravanas, por nós denominadas de Turismo Astronômico, houve um grande avanço com relação aos fatos históricos e monumentos, proveniente dessas visitas.
CONCLUSÕES:
Concluímos que a aplicação dessa estratégia desperta a atenção, impulsionando à reflexão e ao estabelecimento de relações das situações vivenciadas, contribuindo de forma relevante para evolução dos conceitos científicos do público participante, uma vez que, em relação a esse trabalho, a maioria dos materiais didáticos, os relaciona com as situações do cotidiano.
Palavras-chave: História da Astronomia, Recife e Olinda, Experiência Didático-metodológica.