65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
UFMG+ JOVEM: Conhecimento para Todos
Silvania Sousa do Nscimento - Profa. Dra/orientadora/ Diretoria de Divulgação Cientifica- Proex/ UFMG
Reinaldo Guilherme Bechler - Prof. Dr. visitante Diretoria de Divulgação Cientifica- Proex/ UFMG
Mara Regina Batista - Bolsista AT/ CNPQ- Diretoria de Divulgação Cientifica- Proex/ UFMG
INTRODUÇÃO:
O trabalho UFMG + JOVEM conhecimento para todos, abrange atividades em todas as áreas do conhecimento desenvolvidas pelos alunos da Educação básica do Estado de Minas Gerais, inclusive do centro Pedagógico, Escola do Ensino Fundamental, do Colégio Técnico, escola do ensino médio, ambas da UFMG e alunos da graduação, que culminam numa mostra anual de 50 a 80 trabalhos selecionados aberta à visitação pública.Além da mostra são ofertadas oficinas para a população e para professores e atividades culturais. Em cada edição, o número de escolares participantes, de faixas etárias diversificadas e, provenientes das escolas da rede pública e particular da região metropolitana de Belo Horizonte, variam em torno de 3.000 estudantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover o encontro da produção científica da UFMG em seus diversos projetos de pesquisa com a Educação Básica do estado através de uma mostra científica de trabalhos inscritos e selecionados da Educação Básica no Estado de Minas Gerais.
MÉTODOS:
Mostra Interativa: ambiente com infra-estrutura para apresentação em exposição ilustrativa de trabalhos dos estudantes selecionados de diferentes áreas do conhecimento. Durante a mostra os estudantes apresentarão os produtos de suas investigações e relatarão processos vivenciados pelo grupo durante o ano. Oficinas: realização de oficinas didático -pedagógicas para professores , alunos e interessados nos mais variados temas visando o desenvolvimento de competências e habilidades na educação. O importante em realizar oficinas durante o evento é proporcionar ao participante mais um lugar para aprendizagem e a sistematização dos conhecimentos, onde ele possa ter um tempo-espaço para vivência e reflexão. Atividades Culturais: apresentações artísticas realizadas pelos alunos ou convidados durante a realização do evento. Podem ser uma apresentação de uma peça teatral, um coro, mímica, circense, musical dentre outras. Todas elas deverão ter uma infra-estrutura condizente para sua realização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Relatórios parcial e final.; · Atendimento a 3 000 visitantes (alunos, professores da Educação Básica
da Região Metropolitana e municípios mineiros e visitantes) durante o evento: Formação de professores e alunos em oficinas específicas.
CONCLUSÕES:
A Universidade, instituição educadora e produtora de conhecimento, se encontra em uma posição privilegiada para promover situações de aprendizagem que ultrapassem o oferecimento de repertórios escolarizados. Em uma perspectiva de formação humana,
este trabalho propôs ampliar as tecnologias sociais de comunicação pública das
ciências atendendo as diretrizes da Comissão Internacional sobre Educação para o
século XXI, da UNESCO de 1999, ou seja, “no cumprimento dessas missões e na
qualidade de centros de pesquisa e criação do saber, as universidades devem se colocar
a serviço das grandes questões éticas e científicas com as quais a sociedade se
confronta”. E garantir o acesso ao conhecimento científico, na atualidade brasileira é um
desafio ético de ampliar os territórios de exercício de cidadania. Este trabalho expressou a importância que a ciência e a tecnologia, tratadas de forma acessível ao individuo sem formação especializada, por meio da divulgação cientifica, vem adquirindo na vida cotidiana da população.
Palavras-chave: Divulgação cientifica, popularização da ciência, Feiras de ciências.