65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO COMO ALTERNATIVA PARA CONVIVÊNCIA E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
Nadiese Guedes Lopes - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Victor Aves Belém - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Josefa Cícera Martins Alves - Especialização em Biologia e Química - URCA
Julianne Alves Cavalcanti de Lima - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Francisco Gilson Alves Lima - Departamento de Ciências Biológicas - URCA
Ana Josicleide Maia - Professora Orientadora Depto de Matemática
INTRODUÇÃO:
Situado em uma zona de transição entre florestas semi-úmidas e úmidas, o Semi-Árido Brasileiro concentra-se na Região Nordeste e em algumas áreas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está coberto pela Floresta da Caatinga. De acordo com ASA (2007), se estende por uma área que abrange a maior parte dos Estados da Região Nordeste (86,48%), compreendendo os Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia, a região setentrional do Estado de Minas Gerais (11,01%) e o norte do Espírito Santo (2,51%),ocupando uma área total de 974,752km². Nesse contexto, a região do Cariri, localizada ao sul do estado do Ceará, muito embora se apresente com características peculiares de solo e clima, por se encontrar em meio à Chapada do Araripe, também vem passando por diversas mudanças, em virtude de má frequência de chuvas e indisponibilidades para abastecimentos da sociedade de reservatórios hídricos públicos. Contudo de acordo com ABC (2007), como formas de amenizar tal situação e promover a sobrevivência em parte da região, cuja situação se apresenta ainda mais agravante muitas alternativas já foram desenvolvidas, proporcionando assim uma convivência harmônica com as adversidades da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as tecnologias sociais mais aplicadas na região do Cariri, como alternativas para captação e aproveitamento da água, proporcionando uma melhor convivência do homem e sua família na região.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido em três comunidades localizadas na região do Cariri Cearense: Sitio Serra do Cruzeiro, localizadas no município de Crato e Sitio Catolé, localizado no município de Santana do Cariri. Para a realização da pesquisa foram utilizadas informações obtidas através de questionários elaborados previamente e aplicados diretamente aos beneficiários, visando proporcionar o conhecimento do nível de qualidade de vida dos beneficiários de algum tipo de tecnologia adequada para conviver com a região, bem como a importância de sua utilização. Desta maneira para a mensuração da qualidade de vida dos beneficiários de formas alternativas de captação e utilização de água na região do Cariri, como parte integrante do território do semi-árido, é importante destacar as informações básicas sobre as variáveis utilizadas, assim, são apresentadas as seguintes informações: Cistema de Placas, Cisternas de Calçadão, Barragem Subterrânea, Sistemas de Captação in Situ e Sistemas de Irrigação de Salvação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários foram analisados e as informações expressas sob a forma de médias, utilizando para melhor compreensão a linguagem através de gráficos. Para cada comunidade foram aplicados três formulários, aos membros de cada família beneficiária, individualmente e sem troca de informação entre as pessoas responsáveis pelo preenchimento. As formas alternativas de capacitação e armazenamento de água tem se apresentado como importante fonte, proporcionando mudanças na vida de muitas famílias do meio rural que antes eram atendidas por meio de carros-pipas, ou tinha que buscar água a longas distâncias, sem garantia tanto da disponibilidade quanto da qualidade das águas. Contudo, o semi-árido do Nordeste brasileiro é bastante diversificado nos seus recursos naturais e complexo na convivência do homem com o seu clima seco e quente, constituindo-se, por um lado, num fator limitante para a produção agropecuária que depende de chuvas, salientando que pode ser contornado com a aprendizagem de como viver respeitando os seus limites de exploração.
CONCLUSÕES:
Todas as alternativas e principalmente para a convivência com o semi-árido são de grande importância para sobrevivência do planeta e para a população da região que sofre as consequências no período de estiagem. A necessidade de buscar água para consumo doméstico (beber, cozinhar e fazer a higiene pessoal) obriga, sobretudo, mulheres e crianças a longas caminhadas, e na maioria dos casos é utilizada água imprópria para o consumo. No semi-árido Nordestino e no Cariri Cearense já se observa muitas mudanças na vida da população beneficiada com algum tipo de tecnologia para a capacitação e armazenamento de água das chuvas, em sua maioria a cisterna de placa e do tipo calçadão. Anteriormente percebiam-se comunidades que não disponibilizavam de água para o próprio consumo humano, sendo os reservatórios apresentados como forma de não abandono das comunidades nos períodos de estiagem. Este trabalho proporcionou a interação entre o cotidiano e busca de novas alternativas de convivência com a região, bem como a busca por novas tecnologias sociais inovadoras, conscientes de que o meio ambiente e os seus bens são de grande importância para a sobrevivência neste planeta, os quais sem eles a humanidade não poderia sobreviver.
Palavras-chave: Semi-árido, Alternativa, Captação de água.