65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROJETO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFAM: AMBIENTE DE ENSINO, APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE.
Gustavo Augusto Silva da Costa - Aluno do Curso de Ciências Naturais/UFAM – Bolsista PIBEX
Rosilene Gomes da Silva Ferreira - Profa. MSc. Depto. De Biologia-ICB/UFAM
Aldeniza Cardoso de Lima - Profa. MSc. Depto. De Biologia-ICB/UFAM
Jardel Claudino Pereira Santos - Aluno do Curso de Ciências Naturais/UFAM – Bolsista PIBEX
Sendy dos Reis Delgado - Aluna do Curso de Ciências Naturais/UFAM – Bolsista PIBEX
Angélica de Alencar Melo - Aluna do Curso de Ciências Naturais/UFAM – Bolsista PIBEX
INTRODUÇÃO:
As exigências educacionais do século XXI na sociedade do conhecimento extrapolam os objetivos de ensinar “algo” aos alunos, preparando-os meramente para o mercado de trabalho. A perspectiva atual requer um aluno que possa conhecer sua realidade e nela intervir. O Ensino de Ciências atualmente é desenvolvido nas instituições de ensino como uma necessidade do currículo em responder ao avanço do conhecimento científico e às demandas geradas por influências das inovações tecnológicas na área educacional. Muitas instituições públicas e particulares desenvolvem pesquisas para promover o avanço do ensino de Ciências objetivando despertar o interesse cientifico dos alunos. Com a tendência da abordagem construtivista nas escolas públicas e particulares, o ensino de ciências em nível de ensino fundamental demonstrou que o conhecimento deve ser ativamente construído pelo aprendiz e não apenas transmitido pelo professor e apreendido passivamente pelo aluno. Deve ser um lugar comum não apenas entre pesquisadores, mas também no discurso de boa parte dos professores de todas as áreas (JUNIOR, 2001). Neste sentido, no espaço do Clube de Ciências na UFAM, são desenvolvidas atividades que atendam essas necessidades, como formação de recursos humanos, elaboração de material didático, apoio com métodos e recursos didáticos para professores das escolas públicas, com o intuito de modificar o cotidiano das salas de aulas de ensino fundamental e renovar à práticas pedagógicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, considerando os conteúdos da proposta curricular do ensino fundamental, com vistas à melhoria no processo de ensino aprendizagem; Analisar as atividades implementadas, a fim de perceber a contribuição ou não das mesmas, com relação à aprendizagem dos alunos e desempenho dos mesmos na escola; Estreitar parceria entre universidade-comunidade
MÉTODOS:
Os procedimentos metodológicos adotados pelo projeto envolveram ações em âmbito formal, desenvolvidos por meio de estratégias de ensino para a troca de saberes, os quais foram implementadas por alunos em formação e professores orientadores. A abordagem teórica que sustenta o projeto é a pesquisa-ação, tendo como base a construção do conhecimento. A pesquisa ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 2007). O Projeto desenvolveu-se em etapas: seleção das escolas, alunos e professores; seleção e elaboração das estratégias didáticas sobre os temas; aplicação e análise das atividades. Os participantes foram alunos de 9º ano e o período de realização foi de março a maio de 2012, com implementação no laboratório de Ciências da UFAM/ICB/DB. Os temas selecionados foram: biossegurança em laboratório; materiais de laboratório; microscopia; soluções e medida de sólidos e líquidos. Antes e após o processo foram aplicados pré-teste e pós-teste (questionário) relacionados aos temas para posterior análise. Observou-se a participação e interesse dos alunos à luz de depoimento dos professores das escolas. Os dados foram sistematizados, analisados e tabulados utilizando-se o programa Excel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considerando os pré-teste e pós-teste, verificou-se que os alunos adquiriram um conhecimento maior sobre os temas selecionados após a intervenção utilizando-se a experimentação, tanto quantitativamente como qualitativamente. Após a intervenção, no pós-teste, o desempenho dos alunos melhorou em números significativos, comparando-se ao pré-teste. Os resultados demonstraram que antes das atividades desenvolvidas, os alunos possuíam pouco conhecimento sobre os assuntos, mesmo alguns destes terem visto na escola. Foram observados nos dados que nos pré-testes aplicados, 84% dos alunos erraram 100% das questões, 10% acertaram menos de 50% e 6% acertaram 100% das questões. Após a aplicação das atividades, elaboradas pela equipe do projeto, os dados demonstraram que 88% dos alunos acertaram 100% das questões; 10% acertaram acima de 60% das questões e 2% acertaram menos de 50% das questões. Além destes resultados, percebeu-se que a participação, o interesse e a motivação durante as atividades experimentais realizadas. Assim é importante ressaltar que as atividades elaboradas e desenvolvidas pelo projeto com alunos do ensino fundamental permitiram um maior aprendizado dos mesmos com relação aos temas propostos. Destacam-se também os comentários das professoras das turmas, as quais relataram a melhoria desses alunos em suas atividades em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Foi possível desenvolver as ações do Clube nas escolas de forma estratégica, pois, abordou a Ciência, o conhecimento produzido por ela de forma contextualizada, visualizando-a cotidianamente. Estas atividades proporcionaram um autoconhecimento e compreensão de habilidades motoras, discussão de temas ambientais emergentes, conteúdos de ciências especificamente e temas atuais. As estratégias e recursos elaborados e testados forneceram subsídios aos alunos para perceberem a Ciência, enquanto linguagem, sendo processo histórico e realizado por seres humanos. A partir de suas ações programadas realizadas no Clube de Ciências em parceria com as escolas do entorno, o projeto Clube de Ciências da UFAM vem contribuindo de fato com a comunidade, promovendo a disseminação de um ensino renovador e participativo, por meio dos universitários do Curso de Ciências Naturais e contribuindo para a formação de professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Manaus.
Palavras-chave: Clube de Ciências, Estratégias didáticas, Ensino de ciências.