65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA ANTIINFLAMATÓRIA DO ANTI-HIPERTENSIVO OLMESARTAN NA PERIODONTITE EXPERIMENTAL EM RATOS WISTAR.
Tatiana Oliveira Souza - Profª da FACENE-RN
Lorena de Souza Araújo - Aluna do Depto. de Odontologia da UFRN
Gerly Anne de Castro Brito - Depto. de Morfologia/Programa de Pós-graduação em Farmacologia/UFC
Aurigena Antunes de Araújo - Profª Dra. do Depto. de Biofísica e Farmacologia - UFRN
Maria do Socorro Costa Feitosa Alves - Profª Dra. de Odontologia Preventiva e Social do Depto. de Odontologia - UFRN
Raimundo Fernandes de Araújo Júnior - Prof. Dr. do Depto de Morfologia/UFRN
INTRODUÇÃO:
A Periodontite é uma doença inflamatória crônica resultante de uma complexa infecção polimicrobiana que leva à destruição tecidual em indivíduos susceptíveis, como consequência da homeostase perturbada entre a microbiota subgengival e as defesas do hospedeiro (Sanz e van Winkelhoff, 2011). Existem fortes evidências que o processo destrutivo ocorre como parte da resposta inflamatória e imunológica do hospedeiro, sendo responsável pelo maior colapso dos tecidos moles e duros, levando aos sinais clínicos de periodontite. A IL-1 e TNF induzem a expressão de outros mediadores que exacerbam a resposta inflamatória, tal como as prostaglandinas, que levam à produção de enzimas líticas e estimulam a produção de quimiocinas (Deo e Bhongade 2010). Atualmente, as pesquisas relacionadas ao tratamento da periodontite buscam drogas hospedeiro-moduladoras, e neste sentido o Olmesartan, um bloqueador da angiotensina II, inibe a expressão de TNF-α (Li et al. 2004), sendo a investigação da ação da Olmesartana no modelo de doença periodontal experimental um passo importante e necessário antes da realização de ensaios clínicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi investigar a participação: dos mediadores inflamatórios (MPO, COX-2, IL-1β, IL-10 e TNF-α), dos mediadores da oxidação (MDA e GSH) e das proteínas de remodelação óssea (MMP-2, MMP-9, RANK, RANKL e OPG), no tratamento da doença periodontal através da utilização do anti-hipertensivo olmesartan, em um modelo de indução desta doença em ratos.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados em ratos Wistar machos (180-220 g) alojados em condições padrão (12h de ciclo luz/escuro a 22 +0,1°C), com acesso livre à comida e água. Um Modelo para Periodontite Experimental (MPE) foi realizado em ratos sob anestesia induzida por cetamina (70 mg/kg adm. i.p.; Quetamina a 10%) e xilazina (10 mg/kg adm. i.p., Calmium 2%), através da colocação de fio de nylon para sutura estéril (3-0; Polysuture) no colo do segundo molar superior esquerdo. Para os tratamentos o Olmesartan foi solubilizado em água destilada e administrado por gavagem 1 hora antes da ligação (indução de MPE) e depois uma vez por dia durante 10 dias. Os animais foram distribuídos nos seguintes cinco grupos: (1) grupo não-ligado que recebeu água (NL), (2) grupo ligado que recebeu água (L), (3) grupo ligado tratado com 1 mg/kg de Olmesartan (Olme 1 mg/kg), (4) grupo ligado tratado com 6 mg/kg de Olmesartan (Olme 5 mg/kg), e (5) grupo ligado tratado com 10 mg/kg de Olmesartan (Olme 10 mg/kg). Após o tratamento, o tecido periodontal dos animais foi analisado histopatológica e imunohistoquimicamente para determinar a expressão da COX-2, MMP-2, MMP-9, RANKL/RANK/OPG; e por Elisa e Espectroscopia para determinar os níveis de IL-1β, IL-10, TNF-α, mieloperoxidase, malonaldeído e glutationa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise histopatológica mostrou que o tratamento com 6mg/kg de Olmesartan preveniu a inflamação e reverteu a perda óssea alveolar causada pelo MPE, promovendo diminuição da perda óssea pós-tratamento, preservação do processo alveolar e cemento, quando comparado com grupo que não recebeu tratamento ou que recebeu dosagem de 1 mg/kg. Já a análise imunohistoquímica mostrou que o Olmesartan (6 mg/kg) reduziu a expressão para COX-2, MMP-2, MMP-9, RANK-L, e RANK. A expressão da OPG foi reduzida no periodonto do grupo-L, moderada no grupo-NL, e intensa no grupo tratado com 6 mg/kg de Olmesartan. A análise da atividade inflamatória mostrou que o grupo tratado com 6mg/Kg mostrou redução na concentração de MPO e IL-1β, comparado com o grupo L. Os níveis de TNF-α foram reduzidos em todas as doses aplicadas quando comparados ao grupo L. Também foi observado em relação ao estresse oxidativo, que a dose de 6mg/Kg reduziu a atividade de MDA, mas os níveis de GSH não aumentaram. A ação antiinflamatória de doses mais altas de Olmesartan, observada neste estudo, corrobora com os achados de Aki et al (2010) e Sandmann et al (2006), que observaram efeito antiinflamatório do Olmesartan em estudos com animais que apresentavam glomerulonefrite e infarto agudo do miocárdio, respectivamente.
CONCLUSÕES:
O tratamento com Olmesartan utilizando doses de 6mg/Kg promoveu a redução da expressão de COX-2, MMP-2, MMP-9, RANKL, and RANK, e o aumento da expressão de OPG. Esses achados sugerem que o uso de Olmesartan em um modelo de doença periodontal em ratos reduz o processo inflamatório devido a redução da expressão das MMPs e RANK/RANKL. Assim, o uso desse fármaco em pacientes hipertensos pode ter efeitos benéficos na progressão da doença periodontal, reduzindo a inflamação e as metaloproteinases, bem como a formação e diferenciação dos osteoclastos, o que foi confirmado pela diminuição da expressão de RANK/RANKL.
Palavras-chave: Olmersatana, Perda óssea, Periodontite.