65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DIAGNÓSTICO DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS NATIVOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO DA REGIÃO DE SIMÕES-PI
Julianne Alves Cavalcanti de Lima - Graduação em Ciências Biológicas - URCA
Eridan Arcanja de Carvalho - Graduação em Ciências Biológicas - URCA
Nadiese Guedes Lopes - Graduação em Ciências Biológicas - URCA
Eliete Alves Mendes - Graduação em Ciências Biológicas - URCA
Carlos Alberto Soares Vidal - Professor - SEDUC
Marlene Menezes de Souza - Professora orientadora Depto de Ciências Biológicas
INTRODUÇÃO:
Para STORER (1984), os mamíferos constituem o grupo "mais desenvolvido" do reino animal. Devido aos processos evolutivos que possibilitaram a esses animais a aquisição de características como: endotermia, locomoção e coordenação motora, sistema metabólico complexo, cérebro mais desenvolvido entre os animais, elevado sistema sensitivo, estratégia reprodutiva especial e o cuidado com a prole que se destaca nessa classe – Mammalia, possibilitou a esses espécimes distribuírem-se e adaptarem-se a todos os biomas do planeta. Esses processos evolutivos possibilitaram aos mamíferos a coordenação através das mudanças em todos os sistemas de órgãos que estão intimamente relacionados ao aumento de atividades e agilidade que são refletidos no sistema esquelético, muitos padrões especializados de locomoção se desenvolveram durante a radiação e adaptação dos mamíferos, de acordo com os diferentes modos de vida. Dentre os espaços demográficos ocupados pela classe Mammalia temos a caatinga. Espera-se que os dados coletados venham contribuir de forma qualitativa na promoção de sensibilização da população, quanto a fauna local, haja vista os efeitos negativos observados possam ser evitados através de campanhas educativas dirigidas em especial a população da zona rural e comunidade escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar os mamíferos da fauna silvestre de Simões-PI através da identificação das espécies; verificar a possível ameaça de extinção e realizar análise dos fatores que vem acarretando esta redução com intuito de elaborar um plano de manejo junto a população local que possibilite a compreensão da sua importância para o sertanejo e para o ecossistema caatinga.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida no município de Simões, estado do Piauí. Para obtenção dos dados utilizou-se um questionário destinado aos agricultores com moradia fixa na zona rural a mais de 10 anos. O questionário abordou os seguintes aspectos: identificação das espécies de mamíferos nativos que diminuíram de ocorrência no período de 10 anos; análise dos fatores que contribuem para diminuição das espécies identificadas e ainda o registro de sugestões que possam evitar a diminuição ou eliminação destes mamíferos silvestres na localidade. A partir dos resultados obtidos iremos aprofundar os estudos para viabilizar a elaboração e implantação de um projeto de manejo e desenvolvimento sustentável para essa área, com vistas a proteção de seu patrimônio e a sua integração a dinâmica regional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre as espécies identificadas segundo pesquisa realizada na zona rural, observou-se a diminuição da ocorrência principalmente da espécie de cotia que ocorria na região da Serra do Simões-PI. Ha ainda a redução no número de espécies em menor escala dos seguintes mamíferos: o tatu, o peba, o tamanduá-mirim, o veado catingueiro, a onça jaguatirica, o caititu, o guaxinim e gato-do-mato mourisco. Constatou-se que a caça é um hábito inserido na população urbana como esporte e não como uma forma de obter alimento necessário a subsistência, e que o grande período de estiagem sem dúvida afeta a fauna local. Faz-se necessário ressaltar que a possível ameaça de extinção destas espécies não está restrita a Simões-PI, e deverá ser considerada em longo prazo devido a falta de sensibilização da população local e da existência de hábitos tradicionalmente ligados a cultura local, que tornam-se difíceis de ser mudados.A promoção da sensibilização ecológica requer um trabalho lento e gradativo para que possa gerar resultados expressivos e eficazes, revertendo assim a situação acima mencionada.
CONCLUSÕES:
Verificou-se a ação predatória da caça como principal fator de efeito negativo sobre a fauna de Simões-PI. O longo período de estiagem e o desmatamento de grandes áreas, seja para a agricultura ou obtenção de madeira, obrigam os mamíferos a mudarem de habitat constantemente. Todos os fatores evidenciaram a falta de uma política ambiental adequada e atuante na região, como também demonstra a falta de conscientização ecológica da população, principalmente da zona urbana do município, onde encontra-se o maior número de caçadores.
Palavras-chave: Fauna, Extinção, Sensibilização.