65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
EFEITO DE HIDROXIDIIDROCARVONA EM NERVO ISQUIÁTICO ISOLADO DE RATO
Isabelly da Silva Venancio de Macêdo - Unidade Acadêmica de Saúde - UFCG, Campus Cuité
Fernando de Sousa Oliveira - Prof. Dr./Orientador - Unidade Acadêmica de Saúde - UFCG, Campus Cuité
Rubens Batista Benedito - Depto. de Fisiologia e Patologia – UFPB, Campus João Pessoa
Damião Pergentino de Sousa - Depto de Química – UFS, Campus Aracajú
Demétrius Antônio Machado de Araújo - Depto. de Biotecnologia – UFPB, Campus João Pessoa
Reinaldo Nóbrega de Almeida - Depto. de Fisiologia e Patologia – UFPB, Campus João Pessoa
INTRODUÇÃO:
Óleos essenciais são produtos naturais com uma vasta atividade no Sistema Nervoso, onde os monoterpenos são constituintes de óleos essenciais conhecidos por apresentar atividade farmacológica, incluindo, efeito no sistema nervoso, tais como, atividade antinociceptiva, sedativa, antidepressiva e anticonvulsivante. A hidroxidiidrocarvona (HC) é um monoterpeno obtido por síntese a partir da hidratação de R-(-)-carvona. Esse monoterpeno apresentou efeito antinociceptivo em estudos anteriores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo objetivou avaliar a atividade de HC sobre a excitabilidade do nervo isquiático isolado de rato, na tentativa de conhecer os mecanismos pelos quais HC causa efeito antinociceptivo.
MÉTODOS:
Para essa análise, utilizou-se o teste do “Single Sucrose Gap”. Ratos Wistar (≅350 g) foram eutanasiados e o nervo isquiático retirado, sendo retirada a bainha de tecido conjuntivo que o envolve. O nervo foi colocado em uma câmara experimental, imerso em solução fisiológica de Locke, com 5 compartimentos (poços), os quais foram recobertos por vaselina nas suas interseções. No 4º poço, houve um fluxo constante de solução de sacarose isotônica. Ao 1º e 3º poços foi conectado um estimulador. Uma placa analógica digital foi acoplada ao 3º e 5º poços para aquisição de sinal. No compartimento-teste (3º poço) da câmara, foi incubado por 40 min concentrações de HC (0,25; 0,5; 1,0; 2,0; 4,0 e 8,0 mM), sendo registrados resultados aos 10, 20, 30 e 40 minutos. Com esses registros, pode-se avaliar o comportamento dos canais para Na+ e K+, na presença ou não de HC, durante as fases do potencial de ação composto (PAC). Os parâmetros verificados foram: a amplitude, intervalo (em mV) entre a linha de base e o ponto máximo do PAC, velocidade de despolarização e a constante de tempo de repolarização. Para realizar o ajuste dos pontos experimentais, foram utilizados os programas Sigmaplot, v 5.0 for DOS. O ajuste seguiu o método dos quadrados mínimos. Cada concentração teve um N=5 experimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As concentrações de 0,5; 1,0; 2,0; 4,0; 8,0 mM de HC reduziram a amplitude do PAC, dos 10 a 40 minutos de observação, a exemplo da concentração de 2,0 mM (10 min: 45,4 ± 3,9; 20 min: 40,9 ± 4,6; 30 min: 42,4 ± 3,5; 40 min: 40,3 ± 2,8 mV) em relação ao controle (48,1 ± 3,8 mV). Em relação à velocidade de despolarização, a incubação de 4,0 mM de HC, reduziu de forma significativa, aos 30 minutos de incubação (79,4 ± 11,1 ms). Efeito semelhante foi demonstrado com 8,0 mM de HC aos 30 minutos de incubação (53,6 ± 4,0) quando comparado ao controle (61,1 ± 5,4), sendo esse efeito observado até os 40 minutos (51,4 ± 5,6), nessa mesma concentração. Na análise da constante de repolarização, a incubação com HC não causou alteração significativa na constante de repolarização do PAC nas concentrações utilizadas. A inibição da excitabilidade neuronal está associada com o bloqueio dos canais para Na+ dependente de voltagem. HC diminuiu a amplitude e a velocidade de despolarização do PAC, levando à hipótese de que seu efeito, provavelmente, ocorra por bloqueio desses canais. Por outro lado, HC não afetou o tempo da constante de repolarização, sugerindo que não possui efeito direto sobre os canais para K+ dependentes de voltagem, responsáveis pela repolarização.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que o efeito antinociceptivo de HC observados em testes anteriores pode ser mediado pelo bloqueio de canais para Na+ dependentes de voltagem, sendo que esse efeito, provavelmente, não envolve os canais para K+ dependentes de voltagem.
Palavras-chave: Monoterpeno, Potencial de Ação Composto, Antinocicepção.