65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
ANÁLISE DISCURSIVA DOS SITES DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA E DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: ESTUDO DE CASO.
Ana Clara de Oliveira Meneses - Departamento de História – UESB
Rainê Gustavo Nunes da Silva - Departamento de História – UESB
Edvania Gomes da Silva - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Estudos Linguísticos e Literários - UESB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é um recorte do subprojeto “A relação entre cenas validadas, imagens cristalizadas e estereótipos na internet: análise comparativa de dois movimentos religiosos”. Para as análises, recorremos aos conceitos de cenografia, tematização e determinação. Em relação ao primeiro desses conceitos, Maingueneau afirma que “[...] a cenografia é ao mesmo tempo a fonte do discurso e aquilo que ele engendra; ela legitima um enunciado que, por sua vez, deve legitimá-la, estabelecendo que essa cenografia onde nasce a fala é precisamente a cenografia exigida para enunciar como convém, segundo o caso [...]”(MAINGUENEAU, 2004, p. 87-88). Sobre os conceitos de tematização e de determinação, Courtine (1982 apud MAINGUENEAU, 1997, p. 143) afirma que certa forma nominais, constantemente tematizadas, são pouco determinadas. Segundo o autor, expressões como: “o povo”, “os cristãos”, frequentemente figuram em posição temática, e, por isso, mostram-se como isentas de determinação, sabe-se o que é. A estas noções, aparentemente evidentes, opõem-se os nomes muito determinados, que devem ser acompanhados de uma explicação, o que cria um efeito de incompletude. Assim, com base nos conceitos acima apresentados, procedemos com as análises dos dados coletados dessas duas instituições.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar comparativamente os discursos da Renovação Carismática Católica (RCC) e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), tendo como base os conceitos de cenografia, tematização e determinação, a fim de verificar como esses se materializam nos textos publicados nos sites das referidas instituições.
MÉTODOS:
Para esta análise, selecionamos dois textos publicados nos sites http://www.rccbrasil.org.br/portal/ e http://www.arcauniversal.com/, os quais constituem o objeto da “A relação entre cenas validadas, imagens cristalizadas e estereótipos na internet: análise comparativa de dois movimentos religiosos”, que estamos desenvolvendo desde agosto de 2012. O primeiro texto referente a RCC cujo titulo é “Radicalidade”, que esta publicado em um link chamado “Moções Proféticas”, propõe aos leitores fazer uma experiência autêntica com a fé, para crescer nos cristãos a consciência de suas convicções e assim testemunha-las corajosamente. O segundo texto referente á IURD, cujo nome é “O segredo da fé”, está publicado no link “Notícias”, nele o enunciador enfatiza a importância da fé, que pode ser causa de vitória ou de derrota na vida dos crentes, pois, ainda segundo o texto, os desejos e vontades dos fiéis que querem a vitória devem estar subjugados a Deus. A análise foi feita com base no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso Francesa (AD), principalmente nos conceitos de cenografia, tematização e determinação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises dos textos mostraram como cenografia da pregação se materializa nos discursos dessas duas instituições. Isso pode ser verificado nos seguintes trechos do texto da RCC, “Ele é o Redentor, Salvador, Filho de Deus!” e “Deu mais porque deu tudo!”, podendo ser notado também nesse trecho extraído do texto da IURD: “Nós não oramos a Deus pelos enfermos, nem pedimos para que Ele liberte o oprimido, não! Absolutamente!”. Aqui notamos que a cenografia se configura a partir de elementos que caracterizam uma pregação, como as frases curtas e as exclamações, que conferem à cena um “ar” de sermão. Além disso, verificamos a relação que os textos mantêm com a noção de fé, que aparece tanto tematizada como determinada. É o que verificamos quando o enunciador da RCC trata da “experiência autêntica da fé” para depois recorrer ao termo “fé cristã”, isto é, a palavra aparece inicialmente sozinha e logo mais aparece acompanhada de um determinativo. Algo semelhante ocorre também no texto da IURD, quando o enunciador trata da fé tematizada, ao afirmar que “a fé é algo tremendamente importante”, para, em seguida, dividir a fé em “fé indisciplinada” e a “fé disciplinada”, mostrando assim um jogo entre tematização e determinação para elucidar que tipo de fé deve ser cultivada pelos seus fieis.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram, nos textos da Renovação Carismática Católica e da Igreja Universal do Reino de Deus, a construção de uma cenografia que materializa uma pregação pública. Maingueneau afirma que “todo discurso, por sua manifestação mesma, pretende convencer instituindo a cena de enunciação que o legitima” (MAINGUENEAU, p. 87, 1998). Além disso no jogo entre fé tematizada e fé determinada os enunciadores supervalorizam um tipo de fé, a “fé cristã” e a “fé disciplinada”, sendo mais notável isso no texto da IURD que coloca a fé disciplinada em detrimento de uma outra, a indisciplinada.
Palavras-chave: Cenografia, Tematização, Discurso religioso.