65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÁS SOBRE A CARREIRA DOCENTE
Jéssica Ferreira de Oliveira - Graduanda em Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí
Randys Caldeira Gonçalves - Pós-Graduando em Ciências Moleculares - UEG
José Henrique Faleiro - Graduando em Química do IF Goiano - Câmpus Urutaí
Aline Sueli de Lima Rodrigues - Profa. - Depto de Gestão Ambiental do IF Goiano – Câmpus Urutaí
André Luis da Silva Castro - Prof. Dr. - Depto de Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí
Guilherme Malafaia] - Prof. MSc/Orientador - Depto de Ciências Biológicas do IF Goiano - Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Nos dias de hoje, alimenta-se que os professores, são elementos essenciais para o progresso social e cultural. É incontestável a importância da educação formal na vida das pessoas, uma vez que é fato que um cidadão com maior conhecimento tem mais facilidade de relacionar com o mundo e com as outras pessoas. Todavia, o professor, mesmo sendo a peça fundamental na educação tem sofrido grande desvalorização social e profissional. Em face disso, o magistério vem deixando de ser uma opção profissional procurada pelos jovens, ocasionando falta de docentes bem formados e qualificados em algumas áreas do conhecimento em diversas regiões do país, comprometendo o almejado ensino de qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as visões que os alunos do ensino médio possuem acerca da profissão docente.
MÉTODOS:
Esta pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, passível de análise interpretativa, sendo, portanto, ancorada na pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma amostra de 98 estudantes concluintes do ensino médio de uma escola pública de Pires do Rio, Goiás. Inicialmente, os objetivos da pesquisa foram apresentados aos discentes e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi entregue aos mesmos para que os seus pais ou responsáveis pudessem ler e autorizar a participação dos discentes na pesquisa. Apenas os alunos que apresentaram autorização expressa dos pais responderam ao questionário. Os dados foram coletados no mês de junho de 2012, por meio de um questionário investigativo, composto por questões abertas e fechadas. Os dados obtidos foram analisados e interpretados em um contexto quantitativo e qualitativo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados, 55,1% era do sexo feminino e a faixa etária variou de 14 a 22 anos de idades. Os alunos, no geral, reconhecem o professor como um profissional fundamental para a formação do indivíduo, mas consideram a profissão socialmente desvalorizada. Na visão de 13,2% dos alunos a carreira docente é respeitada pela sociedade e 11,2% considera que a profissão está mais valorizada. Por outro lado, 47,9% dos alunos acreditam que a sociedade atribui valor muito baixo à carreira docente e 27,5% afirma que a profissão é criticada pelas pessoas. 36,7% dos alunos classificaram a profissão docente como difícil e 36,7% como frustrante. Apenas 11% considera a carreira fácil e 8,1% gratificante. Na percepção dos estudantes, a possibilidade de influenciar e transformar a realidade social e a possibilidade de ensinar são os principais fatores que motivam o professor no exercício de sua profissão. No que tange às dificuldades encontradas pelos professores, a falta de interesse dos alunos, as péssimas condições de trabalhos e os baixos salários foram as mais mencionadas pelos alunos.
CONCLUSÕES:
Ainda que se reconheça o professor um agente de transformação social, os alunos, de modo geral, associam a profissão a aspectos negativos: desvalorização, profissão criticada pelas pessoas, carreira difícil e frustrante, baixos salário, exposição à falta de interesse e respeito pelos alunos. Baseado no exposto, conclui-se que há necessidade de políticas públicas voltadas à realidade do sistema educacional que contemple o reconhecimento social e profissional da carreira docente.
Palavras-chave: Profissão docente, Ensino, Discentes.