65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
Composição de Invertebrados Aquáticos com uso de Substratos Artifícias no Pantanal de Poconé
Vinícius Soares Correa da Costa - Graduando em Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aquática - IB/UFMT
Erick Oliveira Chagas - Biólogo ESP. Depto. de Ecologia - Laboratório de Ecologia Aquática - IB/UFMT
Ana Lúcia Teixeira Gomes - Graduanda em Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aquática - IB/UFMT
Camila Dias Gomes - Graduanda em Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aquática - IB/UFMT
Julianna Dalat - Graduanda em Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aquática - IB/UFMT
INTRODUÇÃO:
Os ecossistemas aquáticos estão constantemente sujeitos a vários tipos de alterações, seja ela antrópica ou mesmo natural. A qualidade da água é um dos fatores mais importantes para o sucesso da colonização e estabelecimento das comunidades biológicas em ambientes lênticos ou lóticos. Assim, os organismos bentônico são diretamente afetados pela alteração na composição natural dos sistemas aquáticos, seja diminuindo ou aumentando sua população. O conhecimento de que diferentes organismos apresentam maior ou menor sensibilidade a determinados poluentes, constitui a base para utilização da fauna como indicadores da integridade dos habitats.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve como objetivo levantar a composição e colonização da macrofauna utilizando substratos artificiais numa área de conservação ambiental, assim padronizando a amostragem para uma futura comparação com áreas impactadas, utilizando-os como ferramenta para subsidiar tomada de decisões da gestão de conservação ambiental.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na região do Pantanal de Poconé, o sítio de pesquisas dessa proposta engloba a Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal Porto-Cercado, o experimento foi instalado na margem esquerda do rio Cuiabá, onde foi colocado uma balsa flutuante, nela fixado verticalmente 4 trinca do substrato artificial em forma de “X”, com área de 0,24m², equidistante entre si 15cm aproximadamente. As armadilhas foram instaladas em 10 de outubro de 2011, entre novembro de 2011 a fevereiro de 2012 a coleta foi realizada mensalmente com a retirada de uma tréplica de substrato, sendo desmontados, triados e identificados com auxílio de bibliografia especializada e chaves taxonômicas, sob o uso de microscópio estetoscópio. As amostras foram coletadas com espátula e pincel e fixado em álcool 70%. Paralelamente as coletas dos organismos, com o uso do disco de Secchi, foram mensuradas informações relacionadas às características da água como: transparência e profundidade. Foram mensuradas também, a condição climática do local de coleta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A colonização dos substratos artificiais colocados no rio estudado foi analisada em diferentes períodos de exposição. Foram coletados um total de 176 invertebrados aquáticos, distribuídos em 5 ordens: Ephemeroptera (família Polymirtacidae, Baetidae e Leptophlebidae), Tricoptera (família Polycentropodidae, Odontoceridae e Hidropsychidae), Plecoptera (família Perlidae), Coleoptera (família Elmidae) e Diptera (família Chironomidae). A qualidade do habitat é um dos fatores mais importantes no sucesso de colonização e estabelecimento das comunidades biológicas em ambientes lênticos ou lóticos. Fatores como as características limnológicas do ambiente, principalmente quanto a disponibilidade de nutrientes, afetam diretamente as comunidades de insetos, principalmente de Chironomidae, organismos considerados resistentes e adaptados a ambientes enriquecidos, neste estudo, estes táxons apresentaram os maiores valores de densidade de organismos entre os meses de coleta.
CONCLUSÕES:
A partir do experimento realizado, os substratos artificiais mostrou ser uma boa ferramenta para a coleta de macroinvertebrados bentônicos, pois houve um sucesso de composição e colonização destes, do inicio ao fim do período amostrado. Para pesquisas posteriores, a metodologia adotada deve ser uma boa sugestão, pois alem de sua boa execução e resultados obtidos, são de baixo custo, fácil coleta. A ferramenta utilizada fornecem amostras representativas da comunidade bentônica nos lugares onde métodos clássicos de coleta falham, subsidiando decisões e possibilitando futuras comparações para a conservação ambiental.
Palavras-chave: Macroinvertebrados, Qualidade de Água, Indicadores.