65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
Análise quantitativa da inserção de notícias de saúde no jornal “Correio do Estado”
Amanda Leal Marques - Graduanda - Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - UFMS
Greicy Mara França - Profa. Dra./Orientadora - Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - UFMS
INTRODUÇÃO:
A partir da hipótese da baixa inserção de notícias relacionadas à saúde nos jornais diários de Mato Grosso do Sul, percebeu-se a necessidade de aferir a veracidade ou não do problema. A estratégia utilizada foi a varredura de matérias ligadas ao tema no veículo. Saber o que é entendido como saúde e onde estão alocadas no jornal diário impresso de maior circulação no estado, o Correio do Estado, é o que se propõem nessa pesquisa. De acordo com Araújo (2007) os modelos de comunicação e os modelos de saúde caminham sempre juntos e se apóiam mutuamente, por isso a necessidade da análise.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Quantificar a inserção das notícias de saúde e buscar onde elas estão posicionadas nas edições do jornal diário Correio do Estado, de maneira a entender o que o veículo entende como saúde e como a prioriza nas edições como forma de verificar a hipótese apresentada e como a temática saúde é tratada nos veículos impressos de Mato Grosso do Sul.
MÉTODOS:
Para a análise, optou-se pelo maior jornal diário em circulação do Estado de Mato Grosso do Sul, o ‘Correio do Estado’, no período de 19 de novembro de 2012 a 03 de março de 2013, e usou-se o método de semana construída, que consiste em separar uma edição de cada semana, referente a cada dia da semana para construir o período de análise, duas semanas, o que durou dois meses e meio de coleta. Formou-se um corpus de matérias pela varredura de cada edição analisada referente ao assunto saúde. Foram utilizados instrumentos metodológicos de pesquisa quantitativa que possibilitou verificar a inserção estatística do assunto neste recorte temporal-espacial do fenômeno da saúde nesse jornal. Os dados coletados geraram tabelas com resultados numéricos e gráficos com dados estatísticos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise quantitativa de todas as editorias que compõem o jornal, formou-se uma amostra de 38 matérias proveniente dos seguintes gêneros jornalísticos: nota, notícia e reportagem, que formaram seis grupos de assuntos. Em ordem decrescente de ocorrência, os principais são: dengue - 15 (39,47%), saúde pública – 14 (37%), câncer/diagnósticos – 4 (10,52%), comportamentos – 3 (7,9%), direito – 1 (2,36%), doenças raras – 1 (2,36%). A análise demonstrou que o jornal aborda o assunto saúde basicamente na editoria de Cidades, com 24 ocorrências (63%), e o teor delas são em geral a respeito de dengue e problemas de saúde pública. Observa-se um número muito pequeno de matérias com teor real de saúde, com assuntos como obesidade, educação alimentar ou comportamentos, compondo apenas 3 matérias e todas locadas no Caderno B, que possui assuntos mais genéricos.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a ênfase do jornal é para assuntos do cotidiano da cidade de Campo Grande, capital do estado, e por isso o tema saúde que tem relevância para o veículo está relacionado à saúde pública, que afeta diretamente a pauta política e tem repercussão popular. Portanto, a utilização de pautas rotineiras, devido a facilidade na produção diária, não dão espaço para abordagens de assuntos mais aprofundados da temática de saúde. Os assuntos relacionados à saúde, como cuidados com o corpo, são pautados como comportamento e percebe-se que eles estão localizados no Caderno B e aparecem em número inferior quando comparado aos demais assuntos encontrados, o que pode ser uma realidade encontrada também em outros veículos.
Palavras-chave: Comunicação, Saúde, Jornalismo impresso.