65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Sinaida Maria Vasconcelos de Castro - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Naturais – UEPA
Manoel Reinaldo Elias Filho - Prof. Me. - Depto. de Ciências Naturais – UEPA
Maria Dulcimar de Brito Silva - Prof. Me. - Depto. de Ciências Naturais – UEPA
Djhon Maciel Amaral Coelho - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais Hab. Física - UEPA
Camilo José Gonzaga Gonçalves - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais Hab. Física - UEPA
Victtor Takeshi Barreiros Yano - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais Hab. Física - UEPA
INTRODUÇÃO:
As disciplinas Temas de Biologia I e Temas de Física I, compõem o núcleo básico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará, objetivando instrumentalizar os futuros professores para o exercício de uma prática interdisciplinar, dinâmica e contextualizada. Fundamentados nesses princípios os professores das referidas disciplinas orientaram a organização e realização de uma Feira pelos acadêmicos de uma turma do Curso de C. Naturais - habilitação em Química. A proposição dessa atividade se baseou no entendimento de que uma Feira de Ciências constitui atividade técnica, cultural e científica destinada a estabelecer a união científico-cultural entre os estudantes, sejam eles da educação básica ou do ensino superior, sendo que para estes últimos a feira se apresenta como oportunidade de socializar seus conhecimentos acadêmicos e resultados de pesquisas, juntamente com a evolução dos conhecimentos no campo técnico-científico, oportunizando a articulação escola e comunidade (Pereira, 2000). O processo de realização do evento, intitulado FEXFIB – Feira Experimental de Física-Biológica também envolveu acadêmicos participantes do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, como estratégia formativa da identidade docente dos mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos desse estudo foram: identificar as contribuições e significados atribuídos pelos licenciandos ao processo de planejamento, organização e realização da FEXFIB, analisando todo o processo, a partir de reflexões acerca da contribuição da atividade, para o processo de formação docente e o significado da atividade para o desenvolvimento das disciplinas.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada junto a alunos do segundo período do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, habilitação em Química, responsáveis pela realização da FEXFIB. O trabalho de organização da Feira foi desenvolvido pelos grupos em duas frentes, uma em que cada grupo estava responsável por planejar e executar seu mini-projeto, e outra em que todos os alunos da turma trabalharam de maneira integrada para realização do evento. Esta última, envolveu a criação da logomarca, elaboração do material de divulgação, locação de espaço, divulgação, além da montagem e desmontagem dos ambientes. Para elaboração e execução dos mini-projetos de ação a serem desenvolvidos na feira, cada um dos grupos foi orientado a realizar: I. Produção de materiais; II. Produção textual; III. Socialização. O processo de planejamento e produção textual aconteceu predominantemente no Centro de Ciências Sociais e Educação – UEPA, enquanto a produção de material e realização da Feira se deu no Centro de Ciências e Planetário do Pará - UEPA. Todas as etapas foram orientadas e avaliadas pelos professores responsáveis pelas disciplinas envolvidas, com o apoio dos bolsistas PIBID. A partir de observações sistemáticas e aplicação de questionários, que submetidos a análise de conteúdo, resultaram neste trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados do estudo feito sobre a FEXFIB serão aqui apresentados tomando-se por base os três momentos estruturadores da mesma: planejamento, organização e realização. O envolvimento direto e ativo dos alunos no processo de planejamento e organização do evento pretendeu despertar a consciência da necessidade de um esforço coletivo para organização de um evento dessa natureza. A partir das manifestações desses alunos pode-se considerar que tal objetivo foi alcançado, uma vez que em sua maioria eles fizeram reflexões que apontam para o despertar dessa consciência, o que revela o reconhecimento por parte dos licenciandos do processo de planejamento como instrumento direcional de todo o processo educacional é capaz de estabelecer e determinar as grandes urgências, indicar as prioridades básicas, ordenar e determinar os recursos e meios necessários para a consecução de finalidades, metas e objetivos (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40). No que tange a etapa de realização do evento, diversos aspectos importantes em relação aos objetivos propostos pelo projeto podem ser destacados, dentre eles: a diversidade de material produzido, a contribuição do processo de produção e socialização do material para a formação dos futuros profissionais e o grau de envolvimento dos participantes.
CONCLUSÕES:
De uma maneira geral a atividade proposta e o evento realizado tiveram uma avaliação positiva por parte da maioria dos atores envolvidos, professores, estudantes e bolsistas PIBID, pois se revelou um momento de produção e divulgação do conhecimento. Ao proporcionar a oportunidade de socializar conhecimentos acadêmicos e resultados de pesquisas, juntamente com a evolução dos conhecimentos no campo técnico-científico, a Feira, possibilitou a vivência de um dos procedimentos considerados fundamentais para a compreensão da ciência, que seria a capacidade de comunicar a informação, posto que a capacidade de argumentar, redescrever e comunicar os próprios conhecimentos, representada pelo ato de explica-los se torna também uma fonte contínua de novas aprendizagens (POZO e CRESPO,2009). Por fim, reconhecemos como Zeichner (1993) as limitações impostas aos que atuam como formadores de professores em relação a sua própria atuação na etapa de formação profissional, ao considerar que o papel do formador na etapa de formação inicial está restrito a preparar os professores para começar a ensinar, ou seja, a interiorizarem a disposição para aprender sempre e a capacidade de refletir sobre sua própria prática, para que com o passar do tempo busquem aprimorá-la.
Palavras-chave: Divulgação científica, Experimentação, Ensino de Ciências.