65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
ANÁLISE COMPARATIVA DO TRABALHO DE PREVENÇÃO À DENGUE REALIZADO NO PERÍODO DE 2010, 2011 E 2012 NA EE 26 DE AGOSTO-CAMPO GRANDE – MS
Luis Fernando dos Santos Rocha - Prof.Dr. - Escola Estadual 26 de Agosto - SED/MS
Márcio Macário da Cunha - Mestrando -Escola Estadual 26 de Agosto - SED/MS
Luciano Paulo de Almeida Souza - Escola Estadual 26 de Agosto - SED/MS
Vera Lúcia Vieira Pires de Oliveira - Escola Estadual 26 de Agosto - SED/MS
Eloísa Nunes Fonseca - Escola Estadual 26 de Agosto - SED/MS
Vanessa Vasconcelos Galvão Miranda - Mestranda - Escola Estadual 26 de Agosto - SED/MS
INTRODUÇÃO:
Mato Grosso do Sul esteve em 2010 entre os cinco Estados do Brasil que concentraram 71% dos registros de dengue assim como: Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso, segundo o Ministério da Saúde. Os casos de dengue cresceram 109% entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2010 comparado ao mesmo período de 2009. Porém, no ano de 2011, os Estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Goiânia, Distrito Federal e Mato grosso do Sul tiveram uma redução significativa no nº. de mortes confirmadas chegando ao número de 374. No período de 2012 segundo a Secretaria de Estado de Saúde do MS teve 307 casos notificados de dengue (Semana 1 a 47). O compromisso com a construção da cidadania pede uma prática educativa voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida social, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), alguns temas que foram introduzidos no trabalho educativo da escola, recebendo o nome de transversalidade. Diante dessa situação, sentimos a necessidade de realizarmos esse trabalho de prevenção à dengue na E.E. 26 de Agosto em parceria com as Secretarias de Saúde (SESAU) e de Estado de Educação (SED).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Motivar e sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para promover ações permanentes de combate à dengue; incentivar os estudantes à mudança de comportamento, adquirindo hábitos de higiene indispensáveis ao combate do mosquito transmissor da dengue; correlacionar a educação ambiental ao trabalho de conscientização para diminuir os focos do mosquito Aedes aegypti.
MÉTODOS:
Após levantamentos históricos da dengue no Brasil, trabalhamos com pesquisas sobre o tema. Foram elaboradas apresentações em Power Point, banners, folders, e vídeos, para a divulgação no blog da escola. Durante as atividades do projeto ocorreram apresentações de slides e/ou vídeos, com posterior discussão entre alunos e professores. Foram realizadas aulas práticas ocorrendo a observação das larvas do mosquito Aedes Aegypti no microscópio. Com apoio dos órgãos da saúde como SESAU e Ministério da Saúde recebemos dois tipos de cheklist ou fichas nº. 1 e nº. 2, propondo um roteiro para realizarem determinadas atitudes nas residências. Para turmas do EM foram utilizadas a ficha nº. 1 contendo vários itens para a investigação e recomendações para a limpeza e organização de sua própria casa como: a) entulhos e lixos; b) lixeiras dentro e fora de casa; c) garrafas e vasos de plantas; d) pneus velhos; e) qualquer objeto descartável que acumule água entre outros. Para turmas do EF, utilizamos as fichas nº. 2, essas são semelhantes às fichas nº1, porém essas investigações da ficha nº. 2 duraram 7 dias e das fichas nº1 levaram um mês de investigações. Após a entrega dos registros pelos alunos, realizamos a tabulação dos dados e elaboração de gráficos para análise dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para realizarmos esse trabalho utilizamos as fichas nº. 1 para os alunos do Ensino Médio e as fichas nº. 2 para o Ensino Fundamental em 2010, conseguimos envolver 189 estudantes dos períodos matutino e vespertino no processo de prevenção à dengue. No entanto, em 2011 realizamos o mesmo procedimento de investigações em suas residências. Envolvemos 145 alunos (as) do Ensino Fundamental e 275 do Ensino Médio totalizando um número de 420 estudantes dos períodos matutino, vespertino e noturno que foram sensibilizados. Em 2012 demos continuidade ao trabalho os quais participaram 202 estudantes do Ensino Médio e 83 do Ensino Fundamental, totalizando um nº. de 285 alunos, dos períodos matutino, vespertino e noturno. Devido à data de entrega das fichas serem em datas diferentes, constatamos que a participação dos alunos foi menor em 2012 em relação a 2011. Assim sendo realizamos investigações e práticas para o combate à Dengue em 2010, 2011 e 2012, obtendo assim resultados satisfatórios.
CONCLUSÕES:
Conforme os resultados, observamos que houve maior sensibilização, conscientização e mudanças de atitudes por parte dos alunos na prevenção á dengue nesse estabelecimento de ensino. De acordo com as transformações realizadas e percebidas nesse grupo de estudantes, acreditamos que o ideal da autonomia crítica e da responsabilidade individual e coletiva, seja disseminado e que a comunidade possa se envolver nesse processo que deve ser contínuo. Sendo assim, estamos enfatizando a questão ambiental na escola contribuindo para a formação dos estudantes mais conscientes e responsáveis pelo ambiente em que vivemos. Diante do propósito de desenvolver práticas educativas, cada atividade citada foi desenvolvida, contribuindo para a mudança de hábitos e na formação cidadã no papel da Educação Ambiental e da conservação da natureza. O bem estar da sociedade de hoje e de amanhã em iguais medidas é o que visa a sustentabilidade Social. A mobilização social para essa finalidade também é um fator importante para a melhoria da qualidade de vida. Buscar e praticar a sustentabilidade social são responsabilidades de todos.
Palavras-chave: Transversalidade, Sensibilização, Sustentabilidade.