65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
INDUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS EM SALA DE AULA
Maria José Barros de Souza - Escola Estadual Joõ Paulo I
Mauricio Assuero Lima de Freitas - Prof. Dr/Orientador - Depto Ciências - UFPE
INTRODUÇÃO:
O aluno da escola pública apresenta um alto grau de dificuldade em relação à leitura, à escrita e ao aprendizado, independente da série. Parte dessa dificuldade pode ser atribuída aos elevados índices de repetência e evasão, tanto quanto ao fato da progressão não merecida. O modelo de aprovação pautado nas decisões do conselho de classe, também é responsável pela propagação de alunos analfabetos. Não se pode deixar de considerar a questão social, isto é, a permanência do aluno na escola pode ser fruto dos benefícios dos programas sociais do governo, notadamente, o Bolsa Família, uma realidade que aponta para a formação de analfabetos políticos, os quais atuarão nas hostes do subemprego.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Implantar um método de leitura visando a superaração da timidez, o aumento da autoestima, o estimulo à leitura e à escrita, a promoção da intertextualização, da expressão oral e corporal, além de ensinar a utilizar a linguagem e a entonação adequadas para cada tipo de discurso ou situação de oralidade, com alunos do 9º ano (oitava série).
MÉTODOS:
Utilizou-se jornais e revistas de grande circulação, dos quais os alunos extraíram e reescreveram as notícias e reportagens, para composição da aula. O processo consistiu em dispor os alunos no formato de uma bancada jornalística e, diante de uma câmera hipotética, foram lidos os textos contextualizados. Este exercício permitiu uma leitura consoante com os objetivos propostos, admitindo o uso correto da pontuação, da entonação, da expressão corporal, além de propiciar os conhecimentos gramaticais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os trabalhos foram apresentados por duplas, tal como a bancada jornalística, e avaliados por uma comissão julgadora formada pelos próprios alunos, que atribuíram conceitos para as apresentações e, de forma imparcial, escolheram a melhor apresentação. Levou-se em consideração critérios como leitura, contextualização, desenvoltura e comportamento. O resultado superou as expectativas, visto que, os alunos com dificuldade de participação em aula, tiveram atuação surpreendente, venceram o medo e passaram a interessar-se mais pela leitura e pela escrita. O trabalho foi estendido para outras séries, por outros professores da área, mostrando a boa aceitação do método, pela simplicidade e pelo interesse despertado nos alunos. Acrescente-se ainda, que os alunos sugeriram escrever um livro ou encarte para serem divulgados os trabalhos realizados e que esta atividade fosse estendida para o ano seguinte, ou seja, para o primeiro ano do Ensino Médio. Com a dinâmica, vários alunos demonstraram pontencial leitor e escritor, expressando suas ideias, participando ativamente das aulas, além de uma ressocialização com grupos afins, facilitando a convivência e os próximos trabalhos interdisciplinares em sala de aula e fora dela.
CONCLUSÕES:
Muito tem se testado na educação para melhorar o nível de aprendizado dos alunos. Na Matemática, por exemplo, o uso de jogos tem sido um aliado importante no desenvolvimento do raciocínio lógico. Outras técnicas envolvem a associação de conceitos com música. Este projeto se mostrou como uma alternativa para induzir o aluno a ler corretamente, a formar uma opinião política, além da opção de trabalhar gêneros, gramática e interpretação de textos. Desta forma, se depreende que o projeto é um bom instrumento para melhorar a formação da educação básica.
Palavras-chave: Leitura dinâmica, Escrita, Gênero Textual.