65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
Biodegradação de óleo lubrificante e produção de biomassa em fermentação semissolida por fungos amazônicos encontrados no município de Parintins, região do Baixo Amazonas
João Paulo Fonseca Tavares - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins
João Bosco Batista Nogueira Júnior - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins
Ítalo Fernando da Costa Melo - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins
Evellen Brena da Silva Santos - Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins
Israel Paes Romano - Prof. MSc. Orientador Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins
Vera Lúcia da Silva Marinho - Prof. MSc.Co-orientadora Instituto Federal do Amazonas - IFAM – Campus Parintins
INTRODUÇÃO:
Atualmente contaminação provocada por derivados de petróleo, diante acidentes ou despejo inadequado sempre causa grandes prejuízos ao meio ambiente. É fundamental, que se busquem alternativas de recursos naturais que minimize os impactos ambientais causados pelos resíduos de óleos que podem provocar sérios danos ao ecossistema. A biodegradação é um processo natural pelo quais compostos químicos orgânicos presentes no ambiente são convertidos a componentes menores, mineralizados e redistribuídos através dos ciclos do carbono, nitrogênio e enxofre (CHANDRA; RUSTGI, 1998; MADIGAN et. al., 2000). Assim destacam-se as atividades de microrganismos, que utiliza os hidrocarbonetos como fonte de carbono e considerando que os derivados de petróleo possuem na sua própria estrutura hidrocarbonetos aromáticos de difícil degradação pode-se deduzir que são capazes de quebrar compostos presentes nos óleos lubrificantes ou ate mesmo introduzir linhagens potencialmente ativas de microrganismos que degradem hidrocarbonetos (BADDOCK, et al, 1997). Dessa forma surgem os fungos amazônicos na biodegradação de óleo lubrificante na exploração da atividade dos microrganismos como estratégia utilizada em tratamento biológico para recuperação de ambientes poluídos por esses resíduos contaminantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial de biodegradação de óleo lubrificante por fungos amazônicos em fermentação semissólida. Testar três fungos amazônicos com potencial na biodegradação de óleo lubrificante. Avaliar o avanço da fronteira micelial de fungos amazônicos nas diferentes concentrações. Determinar a biomassa produzida pelos fungos em meio de cultura tendo óleo lubrificante como substrato de crescimento.
MÉTODOS:
O “óleo lubrificante queimado” foi obtido em estabelecimentos de veículos automotores. Foram coletados fungos Basidiomycetes do Bosque do IFAM e na região Peri urbana do município de Parintins-AM. O material coletado em saco de papel foi levado ao laboratório do IFAM onde se realizou o processo de assepsia. Os fragmentos fungico já devidamente desinfetado foram inoculados em cada placa de Petri contendo o meio de cultura BDA (batata, dextrose, Agar), incubadas por um período de 5 dias para o crescimento do micélio. O processo de repicagem ocorreu no meio BDA, executado em ambiente estéril para a obtenção de culturas puras. O potencial das cepas foi avaliado cultivando-as pelo período de 30 dias em meio contendo ágar, concentrações do óleo (1%, 3% e 5%) e água destilada. A medição do crescimento a cada 24 horas por um período de cinco dias. O crescimento deu-se através da progressão linear da fronteira micelial, com régua milimetrada na base de cada placa, com medidas tomadas em duas direções perpendiculares. A biomassa determinada após a filtragem em papel filtro previamente pesado e posteriormente colocado em estufa elétrica ate secagem completa e a biomassa seca, estimada em porcentagem através da formulação: B(y) = [Pf-Pi) / Pi] x 100. O controle deu-se em meio BDA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O fungo FBA-04 apresentou os melhores resultados nas concentrações de (1%, 3% e 5%) de óleo lubrificante no crescimento micelial nas placas e na porcentagem de biomassa, na qual se destacou na concentração 1% com 5,3 cm do crescimento micelial e de biomassa (41,11%), seguido do fungo FBA-01 na mesma concentração com 5.2 cm e (26,53%), comparados ao controle o resultado foi positivo com o fungo FBA-04 apresentando 4,4 cm e (34.58%) logo FBA-01 com 4,6 cm e biomassa (16.60%) no teste. Segundo uso em processos biotecnológicos devido ao "pool" enzimático, que é importante na bioconversão, e que pode ser usado na biorremediação de solos contaminados (MATHEUS & OKINO, 1998), para a mesma concentração de 1% o fungo FBI-02 apresentou 4,5 cm de crescimento e (21.30%) de biomassa, comparado ao controle com 4,8 cm e (22.84%). O crescimento do fungo na concentração de 3% foi positivo quando analisado o crescimento do micélio dos fungos FBA-04 com 4.8 cm e biomassa (70.77%) seguida do fungo FBA-01 com 4.5 cm de crescimento micelial e biomassa (32.55%), FBI-02 com produção de (67.97%) de biomassa. Nas concentrações em 5% o melhor resultado para o fungo FBA-04 (37.52%) de biomassa, seguido pelo Fungo FBA-01 com (35.24%) e FBI-02 (28.30%) de biomassa.
CONCLUSÕES:
Dos três fungos selecionados encontrados no ambiente do município de Parintins, dois apresentaram um potencial satisfatório na degradação de “óleo lubrificante queimado” na fermentação semissolida. Demonstrando os melhores resultados quanto ao crescimento micelial contendo óleo lubrificante como única fonte de energia e substrato de crescimento, indicando o potencial enzimático na conversão usado por esses microorganismo diante a biorremediação de ambientes contaminados por óleos lubrificantes. Dando destaque para os fungos FBA-04 testados nas concentrações de 1%, 3% e 5%, o fungo FBA-01 que conseguiram se desenvolver apresentando um crescimento micelial satisfatório e consequentemente o fungo FBI-02. Assim os fungos por sua capacidade natural de quebrar estruturas moleculares do tecido da madeira, esses fungos podem ser aplicados em solos contaminados por hidrocarbonetos, quebrando a estrutura molecular deles em moléculas menores e, consequentemente, diminuindo a toxidade do solo. A exploração da atividade dos microrganismos é a principal estratégia utilizada em tratamento biológico para recuperação de ambientes poluídos.
Palavras-chave: Basidiomicetos, Biorremediação, Mitigação.