65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
Campanhas sobre a dengue em escolas públicas no município de Codó, Ma.
Samara Lima da Silva - Curso de Ciências Naturais-UFMA
Adailson Macedo Silva - Curso de Ciências Naturais-UFMA
José Sebastião Bastos Almeida - Curso de Ciências Naturais-UFMA
Tamires Silva de Jesus - Curso de Ciências Naturais-UFMA
Luadna dos Santos Silva - Curso de Ciências Naturais-UFMA
Joelma Soares da Silva - Prof.MestraOrientadora-Curso de Ciencias Naturais-UFMA
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendo a segunda arbovirose mais importante em relação ao número de pessoas infectadas (Gluber et al. 2001). São aproximadamente 550 mil doentes que necessitam de hospitalização e destes 20 mil morrem em consequência desta arbovirose (WHO 2009). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que há em torno de 50 a 100 milhões de pessoas infectadas anualmente em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa.
O Brasil nos últimos anos têm-se tornado um dos países com os maiores números de casos registrados de dengue do mundo, atingindo o primeiro lugar no ranking mundial. No ano de 2013 as regiões de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo, com 173.072 registros, concentraram 84,6% dos casos nas sete primeiras semanas de 2013, gerando uma preocupação mais acentuada nos órgãos de saúde pública.
Portanto este trabalho tem como proposta incentivar a participação comunitária, reforçar a educação em saúde, visando informar à população sobre a doença, o vetor e as medidas preventivas contribuindo desta maneira no controle da dengue.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover ações de educação em saúde para informar à população medidas de combate ao vetor e a prevenção da dengue; estimular a participação da comunidade nas ações de controle do vetor da dengue e verificar o nível de entendimento dos alunos ensino fundamental de Codó, Maranhão sobre as medidas de controle da dengue.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no município de Codó localizado na mesorregião leste-maranhense, distante 290 km de São Luís, com extensão de área de 4.361,32 km e população de aproximadamente 118.072, sendo então considerado o sexto município mais populoso do Estado (IBGE, 2010).
A pesquisa teve como público alvo alunos do ensino fundamental, sendo que foram realizadas palestras educativas em cinco escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental localizadas nas diferentes zonas do município de Codó. O trabalho foi realizando em dois ciclos de atividades, sendo que em cada ciclo foi realizado palestras, seguida de avaliação do entendimento dos alunos por meio da aplicação de questionários.
Em cada ciclo, foram realizadas palestras, que consistiu na exibição de um vídeo sobre a biologia do vetor produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, e exposição de aula com uso de computador e data show, enfocando as medidas preventivas, os principais criadouros e etapas de desenvolvimento do Aedes aegypti. Após as palestras, foi retirada uma amostra dos alunos que responderam ao questionário fechado contendo 13 perguntas de múltipla escolha, abordando questões básicas sobre criadouros e as principais medidas de controle da dengue. Por fim, foram distribuídos folhetos educativos contendo informações gerais sobre a doença.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após o segundo ciclo verificou-se que os alunos apresentaram um nível de conhecimento mais elevado, respondendo corretamente as questões relacionadas com o vetor e forma de transmissão da doença e medidas preventivas. Quando perguntados sobre como se pega dengue? 77% alunos no primeiro ciclo responderam de forma correta, entretanto no segundo ciclo 89% responderam corretamente. Em relação às características do mosquito transmissor da doença, obteve-se 90% no primeiro ciclo que responderam de forma correta, em contra partida no segundo ciclo obteve-se 99% de acertos, ou seja, assinalaram que o mosquito é escuro e possui manchas brancas.
Quanto ao criadouro do A. aegypti 79,5% dos alunos após o primeiro ciclo afirmaram que o mosquito se desenvolve na água, entretanto, no ciclo seguinte 83% tiveram a mesma resposta. Quando questionados no primeiro ciclo se existe relação entre a dengue e o lixo 97% responderam que sim, no entanto, 100% afirmaram que há uma relação do transmissor da dengue com o lixo.
CONCLUSÕES:
Foi possível verificar a partir da análise dos questionários aplicados no primeiro e no segundo ciclo deste trabalho que o nível de conhecimento dos alunos a respeito de informações importantes sobre dengue teve uma evolução positiva. Sendo que, por meio das campanhas educativas foi possível verificar que os alunos obtiveram um bom entendimento sobre dengue e as medidas de controle. O que demostra que essa medida pode ser bastante eficiente no controle da dengue e que foi atingido de forma satisfatória o resultado desejado. No entanto, é necessário que os alunos pratiquem as ações de controle em casa, o que será verificado posteriormente.
Palavras-chave: Dengue, Prevenção, Conhecimento.