65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
AVALIAÇÃO DO MERCADO NACIONAL DA GOIABA ENTRE 2001 E 2011
Victor Proença do Amaral - Graduando do curso de Agronomia-UFRA
Paulo Barros de Souza Filho - Graduando do curso de Agronomia-UFRA
Diego Correia Sodré - Graduando do curso de Agronomia-UFRA
José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes - Graduando do curso de Agronomia-UFRA
Tamiles Cristina Ferreira Baia - Graduando do curso de Agronomia-UFRA
Marcos Antônio Souza dos Santos - Prof. Me./Orientador-Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos-UFRA
INTRODUÇÃO:
A Goiaba (Psidium guajava L.), pertence à família das Myrtaceae, possui mais de 70 gêneros e 2800 espécies, sendo originaria das Américas Central é Sul. Sua capacidade de dispersão rápida é adaptação a diferentes ambientes possibilitaram sua presença em amplas áreas tropicais e subtropicais do globo (Menzel, 1985).
A goiabeira é uma planta perene, que apresenta um porte pequeno a médio 3-5 m, com casca lisa, delgada com dominância apical fraca. O fruto é uma baga globosa, na qual apresenta um mesocarpo de textura firme cheio por uma massa de consistência pastosa. (Rozane, 2003).
O Brasil apresenta imensas áreas de clima e solo favoráveis à produção comercial da goiaba, sendo esse aspecto importante, não apenas pelo valor nutritivo da fruta, mais também pela perspectiva que representa no incremento da produção agrícola, na ampliação da atividade industrial e no potencial de exportação.
A cultura apresenta importância econômica, tanto para o mercado interno como para exportação, ocorre em virtude das várias formas de aproveitamento do fruto para produção de polpa, na indústria de suco, compota, biscoitos e muitos outros produtos, entretanto a mesma e maior consumida na forma “in natura”. É importante se destacar que a goiaba é um fruto de fácil agregação de valor, onde o simples fato de comercializá-la diretamente agrega cerca de 666% a mais do seu valor inicial(Rozane, 2003).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se neste estudo fazer uma analise comparativa de alguns dos aspectos do da produção goiaba (Pisidium guajava L.) nas principais áreas produtores do Brasil.
MÉTODOS:
Foram utilizados dados para análise do mercado da goiaba no período de 2001 a 2011, que foram obtidos do IBGE, IEA (Instituto de Economia Agrícola) e IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas). Onde foram caracterizadas as informações da produção, área colhida, rendimento da produção e taxa de variação anual para área colhida e produção da cultura da goiaba no mercado nacional, com base na abordagem metodológica proposta por Rozane (2003).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados do IBGE para o período estudado os principais Estados responsáveis pela maior parte da produção nacional são: São Paulo com 112779 t, seguido de Pernambuco com 107755 t, Goiás 20365 t, Minas Gerais 15249 t é Bahia 15179 t, pra o ano de 2011. Já para área colhida constatou-se que o Estado com maior área plantada é São Paulo com 4169 ha, seguido de Pernambuco com 3920 ha, seguido de Minas Gerais 1083 ha, Bahia 818 ha, Rio de Janeiro 662 ha e Goiás com 322 ha. É importante ressaltar que entre 2002 e 2004, a Bahia ampliou sua área plantada, passando de 1095 ha para 2797 ha.
Em relação ao rendimento de produção constatou se que a partir de 2001 houve uma queda de 22,5% na produtividade no Estado de Minas Gerais, apesar de ser o Estado que apresenta o melhor rendimento em todo período estudado. O estado da Bahia apresentou um acréscimo de aproximadamente 1,5% em sua produtividade no período de 2003 a 2004
A taxa anual de crescimento da área colhida para goiaba alcançou um patamar de 31,57% em 2003 e uma queda de 8,63% em 2007, sendo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco os únicos Estados que não apresentaram um decréscimo na área colhida. Em relação taxa de crescimento para produção, Pernambuco teve uma queda de 29,85% em 2005. De acordo com dados censitários de (1996/2006), apontam que a cultura da goiaba no Brasil teve uma redução de 90% na área colhida.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados desse trabalho foi possível constatar que a produção da goiaba vem apresentando crescimento significativo nos intervalos de 2001 a 2011. Sendo os principais Estados contribuintes para este aumento na produção nacional, são: São Paulo, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Bahia. É importante frisar que o Estado de Minas Gerais não se destacar como maior produtor, porém é o Estado que apresenta maior rendimento na produção, em todo período analisado.
Dentre os maiores produtores entre 2002 é 2004, o que mais ampliou sua área plantada nesse período foi a Bahia, passando de 1095 ha para 2797 ha.
A taxa anual de crescimento da área colhida para goiaba alcançou um patamar de 31,57% em 2003 e uma queda de 8,63% em 2007, sendo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco os únicos Estados que não apresentaram um decréscimo, entretanto o Estado de São Paulo destaca-se com maior taxa para área plantada. A Bahia obteve um crescimento de 155,43% sua área plantada, no período de 2002 a 2004, o que refletiu num aumento de 1,5 % na produtividade. A área colhida da goiaba teve grandes destaques nos anos de 2003, que apresentou uma taxa anual de crescimento 31,57%, e uma queda de 8,63% em 2007.
Palavras-chave: Pisidium guajava L., Mercado Nacional, Produção.