65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PROBLEMÁTICAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA RELACIONADAS ÀS CONCEPÇÕES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAL/ARAPIRACA
JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - Profa. Dra. da UFAL/Arapiraca, coordenadora de estágio
GENIVALDO DAMASCENO SANTOS JÚNIOR - Estudante do 7º período do curso de Ed Física Licenciatura da UFAL/Arapiraca
MARCELA DA SILVA BARBOSA - Estudante do 7º período do curso de Ed Física Licenciatura da UFAL/Arapiraca
RAYZA KRYS RODRIGUES DE SOUZA BARBOSA - Estudante do 7º período do curso de Ed Física Licenciatura da UFAL/Arapiraca
INTRODUÇÃO:
O estudo aborda o caso do estágio supervisionado II na formação de professores de Educação Física da UFAL/Arapiraca. Parte da constatação de que ao longo dos anos a Educação Física vem passando por transformações, passando a ser componente curricular obrigatório da educação básica. Considerada uma prática pedagógica, surge de necessidades sociais concretas que identificadas em diferentes momentos históricos, que dão origem a diferentes entendimentos do que dela conhecemos. (COLETIVOS DE AUTORES, 2009). Identificam-se diferentes abordagens pedagógicas, e para entender quais seus reais objetivos é necessário compreender os pressupostos ontológicos que as sustentam, o que implica em um direcionamento político desta disciplina no currículo escolar. Daí a necessidade de conhecer as características das concepções durante o processo de formação, as quais podem ser propositivas sistematizadas e não sistematizadas. É principalmente no estágio supervisionado que se confrontam as proposições pedagógicas e as experiências de ensino, no desafio de cumprir com a função social da Educação Física na escola, que em nosso entendimento é garantir o ensino das atividades que compõem a cultura corporal (jogos, esportes, lutas, dança e ginástica), necessárias à formação humana.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar problemáticas da prática pedagógica relacionadas às proposições pedagógicas com as quais os estudantes basearam suas experiências na escola durante o Estágio Supervisionado II do curso de Educação Física licenciatura da UFAL/Arapiraca.
MÉTODOS:
As fontes de pesquisa foram os relatórios finais do Estágio Supervisionado II, nos quais constam os planos de aula, e o relato das atividades desenvolvidas. Buscou-se identificar uma relação entre as abordagens pedagógicas e os conteúdos trabalhados. Consideramos conteúdos os conhecimentos necessários à apreensão do desenvolvimento sócio-histórico das próprias atividades corporais, e à explicitação das suas significações objetivas. (CHARLOT, 1983 apud COLETIVO DE AUTORES, 2009, p. 64). Os relatórios correspondem ao trabalho desenvolvido em cinco escolas do município de Arapiraca – AL, do qual participaram 32 estagiários (organizados em duplas e trios) do curso de Educação Física Licenciatura do Campus Arapiraca da UFAL, que geraram 15 relatórios. Os estágios foram desenvolvidos em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental: quatro no 1º ano, uma no 2º, quatro no 3º, duas no 4º, três no 5º, e uma não identificada. Em relação às concepções de Educação Física que investigamos, tomamos como referências para análise o quadro das Teorias da Educação Física segundo Taffarel (1997), e Castellani Filho (1999) ambos citados por Assis (2005, p. 38), que apresenta uma nova proposta que inclui outras abordagens e outros autores como forma de complementar o quadro apresentado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No município de Arapiraca-AL há 74 escolas, sendo 15 estaduais e 59 municipais. Das cinco escolas campo de estágio somente três tinham professor de Educação Física, e todas dispunham de espaço coberto que possibilita desenvolvimento de atividades nas aulas de Educação Física. Quanto aos materiais para as aulas, três escolas os disponibilizavam. Todos os estagiários citaram a concepção de Educação Física que seguiriam para o ensino na escola, o que consideramos um avanço. De acordo com as tabelas apresentadas por Taffarel (1997) e Castellani Filho (1999) apud Assis (2005, p. 38), podemos afirmar que na maioria dos relatórios identificamos concepções propositivas não-sistematizadas, que são as que não possuem uma lógica de ensino definida e apresentando apenas concepções sobre a Educação Física. As concepções encontradas foram: Construtivista/Interacionista (08), Psicomotricidade (02), Desenvolvimentista (05) e Crítico Emancipatória (01). Uma dupla de estágio trabalhou com duas concepções de Educação Física (Psicomotricidade e Construtivista/Interacionista). Os conteúdos eleitos pelos grupos de estagiários foram: jogos/brincadeiras (nove), dança (três), esportes (três), ginástica (dois), outros (um).
CONCLUSÕES:
Relacionando o fato de a maioria dos estudantes optarem pela proposição não sistematizada construtivista interacionista, e pelo conteúdo jogo em detrimento dos demais, podemos identificar algumas dificuldades em relação à prática pedagógica: a compreensão do objetivo da Educação Física na escola (se é um meio, ou tem uma finalidade própria); a redução ao ensino de um único conteúdo; a ausência de uma lógica de ensino, que limita o trabalho pedagógico à reunião de jogos com referência no desenvolvimento biológico do movimento do ser humano; a adequação da proposição ao ensino das crianças maiores de seis anos. Estas também perpassam as abordagens da psicomotricidade e desenvolvimentista, agravadas com a ênfase no movimento, sem proposição de conteúdos. Ressaltamos que a perspectiva construtivista interacionista privilegia o ensino do conteúdo jogo como meio para o desenvolvimento de capacidades necessárias à outras disciplinas. Para o estágio é de fundamental importância que os estudantes identifiquem estas dificuldades e possam optar por outras proposições que sejam sistematizadas, que ampliem as possibilidades de ensino, e consequentemente as possibilidades de formação humana que se contraponha a adequação à desumanização imposta pela sociedade do capital.
Palavras-chave: Formação de professores de Educação Física, Estágio supervisionado, Proposições pedagógicas.