65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
PADRÃO REPRODUTIVO DE TRÊS ESPÉCIES DE LAGARTOS EM UMA ÁREA DE CAATINGA NO ESTADO DE SERGIPE
Jefferson Oliveira Lima - Departamento de Medicina Veterinária- UFS
Eduardo José dos Reis Dias - Prof. orientador - Departamento de Biociências-UFS
INTRODUÇÃO:
Estudos com répteis neotropicais têm mostrado que aspectos da história de vida como o tamanho e o número de ninhada por estação são variáveis entre as espécies, dentro e entre as populações (MAGNUSSON, 1987; VITT e COLLI, 1994). As características filogenéticas e a história biogeográfica, possivelmente moldaram os padrões reprodutivos nos Squamata atuais. Para lagartos que habitam regiões tropicais, por exemplo, fatores ambientais tais como temperatura, precipitação e fotoperíodo, ou a combinação dos três exercem certa influência sobre sua reprodução (RAMÍREZ-BAUTISTA et al., 2000).
O Ciclo reprodutivo dos répteis, assim como em outros grandes grupos, é dirigido pela ação de hormônios, que promovem modificações na morfologia dos ovidutos. O desenvolvimento dos ovidutos ocorre no período vitelogênico quando o organismo está se preparando para a gravidez, e está associado com um aumento no volume e na natureza secretória dos tecidos epiteliais (Girling,2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse estudo teve por objetivo analisar características reprodutivas de três espécies de lagartos na Caatinga do município de Poço Redondo, no estado de Sergipe.
MÉTODOS:
Foram realizadas coletas de procura ativa dos lagartos durante o período diurno em diversos habitats da área de estudo na Caatinga. A área estudada está localiza no povoado de sítios novos que fica cerca de 15 Km do município de Poço Redondo (09º48’18” S e 37º41’04” O), altitude de 188 metros distando 139 Km da capital Aracaju.
Os animais foram coletados através de coleta ativa com o uso de elásticos e em seguida sacrificados com injeção de anestésico animal. Durante a dissecção em laboratório foram analisados os aspectos reprodutivos das fêmeas das duas espécies. Foram registrados o número de folículos em vitelogênese ou não e número de ovos no oviduto.
As fêmeas foram categorizadas em uma de três categorias reprodutivas: (1) não reprodutivas – aquelas que não apresentam folículos vitelogênicos ou ovos no oviduto; (2) reprodutiva sem ovos - com folículos vitelogênicos, mas sem ovos no oviduto e (3) ovígeras, contendo pelo menos um ovo no oviduto. O tamanho da ninhada foi estimado baseado no número de folículos vitelogênicos ou ovos no oviduto (TINKLE, 1967; JAKSON e TELFORD, 1974 apud ROCHA, 1992). O tamanho mínimo na maturidade das fêmeas de cada espécie foi considerado como o CRA da menor fêmea contendo folículos ovarianos em vitelogênese ou ovos no oviduto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas coletas de 10 de janeiro de 2012 a 05 de Junho de 2012, totalizando quatro coletas, em que cada uma teve duração de dois dias cada, com intervalos de um mês entre as mesmas. As coletas duraram todo o horário de atividade dos lagartos, sendo que foram capturadas 30 fêmeas de três espécies: (9) Ameivula ocellifera, (10) Tropidurus hispidus e (11) Tropidururs semitaeniatus. As mesmas possuíam em seus ovidutos, folículos vitelogênicos, não-vitelogênicos e ovos. Foram consideradas sexualmente maduras todas as fêmeas que possuíam ou ovos ou folículos vitelogênicos. Tivemos como resultado, que dentre as fêmeas das três espécies analisadas, 7 de A. ocellifera estavam em estágio não reprodutivo, assim como 3 fêmeas de T. hispidus e 5 fêmeas de T. semitaeniatus. Em estágio reprodutivo sem ovos: 2 fêmeas de A. ocellifera, 3 de T. hispidus e 6 de T. semitaeniatus, enquanto que apenas 3 fêmeas de T. hispidus possuíam ovos. Os CRCs das menores fêmeas reprodutivas e sem ovos foram considerados como medida mínima para o estágio de maturação sexual, sendo: 59,92 mm para de A. ocellifera, 68,6 mm para T. hispidus e 48,36 mm para T. semitaeniatus.
CONCLUSÕES:
Com o estudo podemos concluir, que no primeiro trimestre do ano os indivíduos da espécie T. hispidus estão desovando, enquanto os indivíduos de T. semitaeniatus e A. ocellifera se encontravam, em sua grande maioria, em estágio reprodutivo sem ovos. Nas analises, notou-se a presença de folículos vitelogênicos, nas fêmeas que possuíam ovos, o que demonstra que esse grupo possui mais de uma ninhada por ciclo reprodutivo. Concluiu-se também que o tamanho dos indivíduos está diretamente relacionado com a quantidade de ovos que o espécime produzirá, como foi percebido, nos indivíduos maiores que possuíam um número maior de ovos e folículos vitelogênicos, que os de tamanho menor.
Palavras-chave: caatinga, ciclo reprodutivo, lagartos.