65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
Subsídios para o estudo da história da Ciência e Tecnologia nos séculos XIX e XX: A organização e a disponibilização pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) do periódico La Nature (1880/1939), pertencente ao acervo arquivístico do Observatório Nacional (ON).
Everaldo Pereira Frade - Tec. Ms./Orientador - Arquivo de História da Ciência - MAST
José Benito Yarritu Abellas - Arquivo de História da Ciência - MAST
Nínive Britez Biçákçi - Arquivo de História da Ciência - MAST
INTRODUÇÃO:
A coleção de impressos do Observatório Nacional (1827/1980), instituição pública das mais longevas do país, sob guarda do Arquivo de História da Ciência (AHC) do MAST, é composta por publicações que tornaram-se importantes fontes de informações para astrônomos, engenheiros e outros cientistas interessados no desenvolvimento tecnológico na segunda metade do século XIX. Contemporaneamente, sua leitura passou a ser objeto de pesquisa para análises em história da ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. Através dessas publicações, o pesquisador pode vislumbrar as mudanças ocorridas em vários campos da ciência no período e suas aplicações em áreas como os transportes, a agricultura e a guerra, dentre outras. Em destaque nessa coleção, a revista francesa La Nature, fundada em 1873 - cuja organização, catalogação e acesso foram financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através de bolsas PCI e PIBIC -, tornou-se uma referência em um cenário de contínuo progresso da humanidade, confirmado pelo desenvolvimento científico e tecnológico acelerado sobremaneira desde a Revolução Industrial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal do trabalho é apresentar e discutir a metodologia utilizada na organização arquivística da revista francesa La Nature. Em paralelo às atividades de organização e catalogação, buscaremos apresentar reflexões acerca da influência da publicação para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil, a partir da segunda metade do século XIX.
MÉTODOS:
Objetivando permitir o acesso à informações contidas na revista La Nature, buscamos utilizar metodologias da História e da Arquivologia no trabalho de organização e catalogação da mesma. Numa primeira etapa, demos um tratamento arquivístico à referida coleção, realizando a identificação de cada exemplar, descrevendo seu estado físico, suas datas-limite, entre outras características, nos cerca de 500 exemplares que a compõem. O resultado desse levantamento vem alimentando um banco de dados com as informações principais, instrumento que nos possibilita o acesso mais rápido aos dados colhidos nesse processo. Em paralelo às atividades de organização, estamos realizando um trabalho de pesquisa histórica, destacando assuntos abordados, autores, importância das matérias veiculadas na publicação que influenciaram diretamente no desenvolvimento de algumas áreas do conhecimento e também na montagem da infraestrutura urbana e industrial brasileira. Esse conjunto de informações será reunido, ao final do trabalho, num inventário, instrumento de pesquisa que ficará à disponível no Arquivo de História da Ciência do MAST, com o intuito de revelar ao público especializado o potencial para pesquisas e trabalhos que podem vir a ser enriquecidos com as informações destacadas na revista.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Publicada em um cenário global onde era dominante a crença de estar-se vivendo em um cenário de contínuo progresso da humanidade, confirmado pelo desenvolvimento científico e tecnológico acelerado sobremaneira desde a Revolução Industrial, La Nature interessava-se fortemente pela apresentação aos seus leitores de importantes invenções tecnológicas que representavam melhoria na qualidade de vida das pessoas e a produtividade da sociedade como um todo. A divisão das seções da revista, pelo menos até 1939 - data-limite desta coleção - , mostra bem a preocupação dos seus editores em dar um panorama geral sobre as mais diversas áreas do conhecimento científico e suas aplicações nos mais diversos ramos de atividades. Assim, destacam-se como temáticas a Matemática e a Astronomia, as Ciências Físicas, as Ciências Naturais, Geografia, Etnografia e Arqueologia, Medicina, as Ciências Aplicadas (Mecânica, Fotografia, Eletricidade, Engenharia, Comunicações, Transportes, Aviação, Navegação e Guerra) e a História da Ciência. Pudemos perceber na pesquisa/organização do referido acervo, o destaque dado a pesquisas e/ou produtos de áreas tais como transportes, medicina, maquinário industrial, material bélico, entre outras, momento em que, para além de informar, a revista também tornava-se um veículo de propaganda de produtos industrializados.
CONCLUSÕES:
A publicação e circulação de periódicos de caráter científico foi de extrema importância para divulgar os avanços da ciência e tecnologia. Numa conjuntura marcada por transformações profundas na forma de produzir e consumir bens e serviços e no âmbito de uma sociedade interessada em ter acesso à informação, sejam elas as cotidianas ou as especializadas de cada área, esse tipo de publicação encontrou um nicho importante para se estabelecer. Primeiros veículos de comunicação de massa - e no século XIX praticamente os únicos - as revistas e os jornais ajudaram a promover o progresso da ciência e disseminar novas ideias e experiências pensadas e aplicadas principalmente nas economias mais ricas do mundo. Nos países menos desenvolvidos, a circulação desses periódicos serviu também como via de divulgação de produtos industrializados, tornando-os consumidores da tecnologia produzida nos grandes centros. Um exemplo disso, pode ser aplicado à área de transportes, onde toda a malha ferroviária implantada a partir da segunda metade do século XIX utilizou produtos e técnicas oriundas das indústrias europeias ou norte-americanas. Nesse contexto, a revista La Nature assumiu uma posição de destaque seja na divulgação de novas ideias e práticas, seja como propagadora de novos bens industrializados, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento científico e industrial mundial.
Palavras-chave: periódicos científicos, organização arquivística, desenvolvimento científico.