65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO: AS DIFERENTES ABORDAGENS ENTRE OS LIVROS DE ENSINO MÉDIO E SUPERIOR.
Simone Silva da Cruz - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Kessia da Costa Silva - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Maria do Amparo de Azevedo Oliveira - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Rosiane Vieira dos Santos - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Maria Vieira de Brito - Instituto Federal do Piauí - IFPI
INTRODUÇÃO:
O livro didático ajuda o leitor a formular idéias e traz informações que despertam a curiosidade, contribuindo dessa forma para a ampliação da conversação a cerca dos conteúdos, além de despertar o senso crítico do alunado. Ele é um suporte de conhecimento para o ensino, por isso que é de suma importância uma análise deste recurso didático, visto que na maioria das escolas públicas o livro é o único tipo de material didático disponível. Moises (1997, p. 13) define a análise como “um processo de desmontar um todo com vistas à compreensão profunda e rigorosa de sua estrutura. Um objeto, um conteúdo, uma equação matemática, uma idéia, um problema... quando decomposto está sendo analisado”. Através de estudos foi analisado o assunto, Reação de Substituição, em três livros de Química do ensino médio dos autores Martha Reis, Usberco e Salvador e Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Carmo, e o mesmo comparado a um livro de ensino superior, da autora Paula Bruice, visando constatar as diferentes formas com que os autores abordam um mesmo conteúdo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho é analisar a maneira com que o assunto Reação de Substituição é tratado em livros de ensino médio das escolas públicas fazendo uma comparação deste com os livros de ensino superior, e especificamente diagnosticar o tipo de linguagem utilizada, a relação do assunto abordado com o cotidiano e o nível dos exercícios dos livros examinados.
MÉTODOS:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID composto por graduandos de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí/Campus - Parnaíba desenvolveu uma análise quanto aos livros didáticos utilizados nas escolas públicas estaduais da cidade de Parnaíba, localizada no Estado do Piauí, no âmbito do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral – CEMTI. O trabalho dos bolsistas foi dividido em três etapas, onde o primeiro passo foi à escolha do assunto a ser analisado, seguido da seleção dos três livros do ensino médio, sendo um destes da escola CEMTI, neste foi estabelecido uma tabela com os pontos que deveriam ser analisados como, a linguagem, a relação do assunto com o cotidiano e o nível dos exercícios de cada livro, a segunda etapa foi comparar como foi explanado o conteúdo a nível médio e a nível superior, e por último a exposição de uma micro-aula ao grupo PIBID- QUÍMICA, onde seria abordada uma maneira mais simples de ministrar o tema Reação de Substituição em sala de aula, seguido de uma discussão referente à análise feita.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As Reações de Substituição são aquelas onde um átomo ou um grupo de átomos de uma molécula orgânica é substituído por outro átomo ou grupo de átomos, as principais reações de substituição são: halogenação, nitração e sulfonação (PERUZZO; CANTO, 2006). Numa visão geral os três livros de ensino médio e o de ensino superior apresentaram-se dentro dos mesmos parâmetros, típicos de um vocabulário acessível, as atividades são adequadas e facilita o entendimento, os exercícios são apresentados após a exposição de cada tópico, visando à fixação dos conteúdos. Os autores abordam textos contextualizados, auxiliando os estudantes a desenvolver capacidades de correlacionar os assuntos com situações do cotidiano. Porém é válido ressaltar que o livro de nível superior apresenta uma linguagem mais complexa, que exige maiores conhecimentos do discente, ao contrário dos livros de ensino médio, nestes também foi observado à ausência dos mecanismos das reações, que é a descrição das várias etapas pelas quais a reação passa como a ruptura das ligações, os ataques eletrofílicos e nucleofílicos ao reagente orgânico, a formação de novas ligações e de compostos intermediários, os livros de nível médio trazem apenas a ilustração do reagente, a molécula com quem ele vai reagir e os produtos finais.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a apresentação das etapas dos mecanismos das Reações de Substituição trazidas nos livros de ensino superior faz com que o discente tenha noções claras de como se obteve determinadas respostas, pois esse tipo de reação serve para obtenção de novos produtos e desta maneira o aprendizado torna-se mais completo, pois o aluno terá uma visão dos caminhos percorridos por esta reação. A “omissão dos mecanismos” faz com que o aluno desconheça etapas importantes da reação, passos que contribuem para um melhor exercício. Da maneira que os livros de ensino médio trazem o assunto analisado, o discente pode simplesmente decorar as respostas em vez de desenvolver conhecimentos próprios que colaborariam para futuros trabalhos realizados em sala ou no âmbito científico.
Palavras-chave: Diferentes explanações de um assunto, Compreensão do conteúdo, Reações orgânicas.