65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA FUNDAÇÃO TÁLITA
Karen Alessandra Ribeiro Maciel - Bolsista do Programa de Educação Tutorial-Pedagogia/UFPI
Samanda Silvéria Alves Viana - Bolsista do Programa de Educação Tutorial-Pedagogia/UFPI
Francisco Alex da Silva Matos - Bolsista do Programa de Educação Tutorial-Pedagogia/UFPI
Hilda Mara Lopes Araújo - Profa. Dra./ Orientadora –DMTE/UFPI. Tutora do PET- Pedagogia/UFPI
INTRODUÇÃO:
A formação do Pedagogo, atualmente, abrange os mais variados espaços sem eximir o profissional da sua função educativa. Esta pesquisa pondera sobre questões concernentes à atuação do profissional de Pedagogia em espaços não escolares, partindo da seguinte questão: quais intervenções pedagógicas podem ser realizadas pelo Pedagogo em ambientes não escolares? Dessa forma, elegemos como corpus de nossa pesquisa as ações pedagógicas desenvolvidas na Fundação Talita, localizada na cidade de Teresina – PI. Temos por objetivo compreender a atuação de uma Pedagoga que desenvolve atividades na referida instituição. Para tanto, baseamo-nos nas produções teóricas de Pimenta (2004), Frison (2004) e Tardif (2003), cujos estudos refletem sobre a temática em causa. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa de Minayo (1993) e os dispositivos para registro dos dados foram a observação e o questionário, com a finalidade de compreender como o Pedagogo atua em espaços não escolares, destacando sua função como profissional da educação que intenciona desenvolver sua prática. Assim, ressaltamos que a importância desta pesquisa é contribuir para a ampliação de discussões em torno das possibilidades de atuação do Pedagogo, seja em ambientes escolares e/ou não escolares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral é compreender como se dá a atuação do Pedagogo em espaços não escolares.
MÉTODOS:
No desenvolvimento do trabalho, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa com a finalidade de discutir a atuação do Pedagogo em uma organização não governamental - Fundação Talita. De acordo com Minayo (1993), a pesquisa qualitativa é o fenômeno de aproximações sucessivas da realidade, promovendo uma interação particular entre teoria e dados a serem analisados para o desenvolvimento da pesquisa. Os dispositivos utilizados para registrar os dados foram 1) a observação da prática de um Pedagogo que atua em ambiente não escolar e assiste crianças de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social, percebendo a dinâmica da sua rotina; e 2) a análise do questionário contendo perguntas sobre sua função o qual enfatiza a importância do curso de Pedagogia para sua formação, bem como a contribuição do Pedagogo em ambientes não escolares. Com a intenção de preservar a identidade do sujeito entrevistado, fizemos uso de pseudônimo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como pedagoga, Lótus atua na ONG na coordenação pedagógica, realiza atendimentos individuais como psicopedagoga, elabora e executa projetos, além de compor a diretoria da instituição. Para ela, sua atuação nesse espaço aprofunda “conhecimentos sobre a resiliência humana e sobre a importância da construção de práticas sociais de combate ao preconceito e a discriminação e de construção de atitudes inclusivas”. Conforme afirma Frison (2004), o Pedagogo assume um papel de promotor do planejamento, de colaborador que mobiliza ações, aliando seus conhecimentos teóricos nessa dinâmica do espaço não escolar. A formação da Pedagoga se insere no que preconiza o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFPI, o qual “objetiva que o estudo de conhecimentos básicos deem ao profissional condição efetiva de desenvolver, de forma competente, tarefas pedagógicas não docentes, seja na escola, seja em outros ambientes onde haja necessidade de ações educativas” (PP 2009). Evidencia-se no Curso o entendimento de que o trabalho do Pedagogo tem a docência como a base de sua formação, mas não se limita à ação docente, nem ao ambiente escolar, pois se mostra relevante e necessário, em qualquer contexto, onde haja espaço para o desenvolvimento de ações educativas.
CONCLUSÕES:
Além dos muros da escola, também se tem educação. Diante das modificações econômicas estruturais, sociais e políticas, crescem o número de espaços educacionais não formais, com o intuito de levar a educação a pessoas que estão à margem de qualquer processo educativo, mesmo um processo deficiente. Dessa forma, o pedagogo tem de fato a finalidade de proporcionar ao sujeito a construção de sua própria identidade, por meio de projetos sociais, executando trabalhos contra preconceitos diversos, defendendo as minorias e ampliando a sua possibilidade de ensino e aprendizagem. O pedagogo tem destaque pela formação capaz de atender uma demanda ampla, visando o ensino-aprendizagem transpondo os muros do ambiente escolar (TARDIF, 2003). Assim, a pesquisa nos possibilitou conceber a educação como um fenômeno multifacetado e que pode acontecer em espaços que não são propriamente escolas (FRISON, 2004).
Palavras-chave: Formação, Espaços não escolares, Práticas.