65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O TRABALHO COM LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-PEDAGOGIA/UFAL
Ádson de Lima Silva - Centro de Educação - UFAL
Sandra Regina Paz da Silva - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Educação - UFAL
INTRODUÇÃO:
A partir da vivência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (PIBID-Pedagogia-UFAL), no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades através de projetos didáticos na escola pública,buscaremos discutir e problematizar as contribuições destes projetos em uma das escolas parceiras. Para tanto, consideraremos as contribuições mais elucidativas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos envolvidos, no que diz respeito às atividades com leitura e contação de histórias a partir do acervo literário, disponível na biblioteca destas. O projeto desenvolvido pelos pibidianos, dentre outros aspectos, envolve trabalhos com leitura literária, tendo relevância no processo de letramento e alfabetização dos alunos, como também o de contação, que se configura em recontos, produção de textos, dentre outras atividades de base lúdica e pedagógica. As atividades desenvolvidas adquiriram importância a partir do envolvimento e interesse de alunos durante a realização das atividades, bem como servem de referências metodológicas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas pelos docentes da escola, que muitas vezes não se apropriam da prática de leitura e utilização do acervo literário disponível.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o trabalho desenvolvido pelos pibidianos do subprojeto PIBID-Pedagogia-UFAL, no que diz respeito às atividades com leitura e contação de história; Problematizar as contribuições de tal projeto para o processo de sensibilização e apropriação da leitura pelos alunos participantes; Socializar os resultados dos trabalhos desenvolvidos, com literatura infantil, na escola parceira.
MÉTODOS:
O trabalho desenvolvido consistiu em atividades que, dentre outras, buscaram incentivar e sensibilizar o gosto e o prazer pela leitura dos discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, motivando-os a descobrirem novas possibilidades de aprendizagem, mediadas pelo trabalho pedagógico dos pibidianos, a partir dos livros de literatura, como também o prazer em ouvir e recontar as histórias destes, assim, desenvolvendo a capacidade de se tornarem leitores autônomos. Estas atividades ocorreram semanalmente, acontecendo no espaço da própria biblioteca e na sala de leitura. Nesta sala, os pibidianos fizeram uma “transformação” implantando um local para as atividades de leitura e contação: a “Literoteca”, um espaço adaptado que possuía livros, também selecionados pelos pibidianos, com almofadões, confeccionados para acomodação dos alunos. Durante os momentos de leituras e contação, técnicas, tais como: a pré-leitura, leitura e pós-leitura – foram realizadas no intuito de contribuir neste processo, resignificando-o a partir da interação entre o contador (pibidiano) e ouvinte (discentes), como também, técnicas envolvendo o corpo, a voz e a exploração do espaço também fizeram parte do processo de leitura e contação, tornando-o mais interessante e efetivos para a apropriação da leitura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a realização do projeto de intervenção, através do subprojeto PIBID-Pedagogia-UFAL, em um das escolas da rede pública estadual de Alagoas, parceira do Programa, pode-se visualizar efeitos que a cada dia fazem o diferencial na vida escolar dos alunos participantes. A ação de ler e ouvir histórias está mudando a postura dos alunos que muitas vezes trocam a brincadeira com os colegas, na hora do recreio, por um livro de histórias ou por uma roda de contação. Isto tem refletido no processo de ensino-aprendizagem destes, reconhecido pelos professores mediante seus relatos e de suas avaliações, realizadas em conjunto com a coordenação pedagógica, como também observado pelos próprios pibidianos. Desta forma, as atividades de sala já possuem resultados satisfatórios, alcançados pelo esforço conjunto dos professores e dos pibidianos, que através do diálogo e da participação efetiva no subprojeto, buscam melhorias significativas para a aprendizagem dos discentes. As atividades desenvolvidas somaram-se as ações e projetos das escolas, trazendo novas ideias e procedimentos metodológicos importantes para o trabalho com leitura e contação, que contribuíram significativamente com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, bem como da prática do professor.
CONCLUSÕES:
O trabalho desenvolvido pelos pibidianos possibilita uma reflexão sobre a importância deste Programa para as escolas públicas, pois através do desenvolvimento de projetos, que trazem atividades tais como as discutidas neste trabalho, são adotadas novas práticas e procedimentos, pelos professores, objetivando e contribuindo com a melhoria da aprendizagem dos discentes os envolvidos no projeto. As atividades de leitura, que aconteceram nesta escola, tornaram-se uma importante contribuição para a aprendizagem dos alunos participantes. Mesmo diante de dificuldades, como as que envolvem questões relacionadas à infraestrutura, por exemplo, tornaram-se desafios que foram superados pelos futuros professores, e que exigiram diálogo e presença ativa da coordenação pedagógica no acompanhamento deste trabalho, promovendo, desta forma uma maior parceria na busca pelos objetivos do projeto pedagógico. Assim, o esforço conjunto entre a escola e os pibidianos resulta no avanço da aprendizagem, demonstrado pelos alunos participantes, no desenvolvimento de práticas não tão comuns no cotidiano da escola, que se tornou um meio significativo para a aquisição da leitura, por meio de histórias da literatura infantil, favorecendo o crescimento intelectual e a formação leitora destes sujeitos.
Palavras-chave: PIBID-Pedagogia, Literatura infantil, Escola pública.