65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
BIOMETRIA DE FRUTOS DE GOIABEIRA (Psidium guajava L.) IRRIGADA POR GOTEJAMENTO
Leane Castro de Souza - Graduanda de Agronomia, Campus de Capitão Poço -UFRA
Raimundo Thiago Lima da Silva - Prof. M. Sc. - Campus de Capitão Poço -UFRA
Ariele Carneiro de Andrade - Graduanda de Agronomia, Campus de Capitão Poço -UFRA
Antonio Robson Moreira - Graduando de Agronomia, Campus de Capitão Poço -UFRA
Toshio Nishijima - Prof. Dr./ Orientador - Curso de Agronomia - UFSM
Candido Ferreira de Oliveira Neto - Prof. Dr. - Campus de Capitão Poço -UFRA
INTRODUÇÃO:
Os maiores produtores mundiais de goiaba são a Índia, o Paquistão, o Brasil, o Egito, a Venezuela, os Estados Unidos, a África do Sul, o México, a Austrália e o Quênia. A exportação brasileira de goiabas e de seus derivados sempre ocorreu em pequenas quantidades, principalmente para França, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Bolívia. A fruticultura brasileira é uma das mais importantes do mundo. Além de ser o maior produtor de frutas cítricas, o país ocupa posição destacada como produtor de frutas tropicais, como banana, manga, mamão, abacaxi, caju, maracujá e goiaba. A goiabeira cultivada com irrigação e com poda, além de apresentar níveis de produtividade elevados, pode produz durante todo o ano. Essa característica possibilita ao produtor não só comercializar sua produção como fruta fresca nos grandes centros consumidores locais, como também permite buscar mercados mais distantes, inclusive o mercado de exportação. Para a exportação, assim como para um mercado interno cada vez mais exigente, encontra-se um padrão de qualidade muito superior ao padrão da fruta destinada ao mercado local e à indústria, só alcançado em culturas tecnificadas e formadas com variedades selecionadas, de acordo com o mercado que se deseja atingir.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar se a irrigação localizada por gotejamento tem influência sobre o número de lóculos e o volume dos frutos da goiabeira cultivar Paluma.
MÉTODOS:
O pomar de goiabeira da cultivar Paluma utilizado para o experimento tinha cinco anos de idade. O experimento foi conduzido no ano de 2011, em espaçamento de 3,5 m entre plantas e 3,5 m entre linhas, na Universidade Federal de Santa Maria-RS. O manejo da irrigação foi realizado por meio da determinação da Evapotranspiração da cultura através do método de Penman Monteith. Utilizou-se de dez frutos por repetição dos tratamentos para a determinação do volume e do número de lóculos dos frutos. O volume do fruto foi determinado através do método de deslocamento de massa e para a determinação do número de lóculos os frutos foram cortados ao meio. O experimento foi conduzido em Delineamento de Blocos ao Acaso, com 5 lâminas de irrigação (Testemunha, 40%, 60%, 80% e 100% a serem aplicadas a cada 20 mm da Evapotranspiração Máxima Acumulada - ETmac) e 8 repetições, os dados foram submetidos à análise estatística de regressão polinomial, com o objetivo de verificar a existência de relações significativas entre as Lâminas de Irrigação aplicadas e os parâmetros analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve registro de significância, para a quantidade de lóculos do fruto da goiabeira irrigada por gotejamento em Santa Maria, apresentando média de lóculos por fruto de 4,54. Segundo a literatura cientifica o mesocarpo da goiaba é carnoso, de textura firme com 4 a 5 lóculos que abrigam numerosas sementes. As lâminas de irrigação influenciaram o volume do fruto, de forma que a análise de regressão ajustou um modelo polinomial quadrático para descrever os resultados. O volume máximo do fruto (216,75 cm³) foi encontrado com a lâmina de 47,93% da ETmac, para lâminas maiores ou menores que esta o volume tende a diminuir. Em geral os frutos de maior tamanho são os mais atrativos pelo consumidor. Para que a irrigação tenha influenciado o volume, e não tenha interferido na quantidade de lóculos do fruto, o tamanho dos espaços vazios no interior dos mesmos tendeu a aumentar e diminuir proporcionalmente ao aumento ou diminuição do volume.
CONCLUSÕES:
O volume do fruto foi máximo quando a lâmina de irrigação aplicada foi 47,93% da ETmac. A irrigação por gotejamento não influenciou a quantidade de lóculos dos frutos de goiabeira.
Palavras-chave: Volume do fruto, Lóculos do fruto, Irrigação.