65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
OS SISTEMAS PRODUTIVOS LOCAIS DE UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ, AMAZÔNIA BRASILEIRA
Karen Larissa Auzier Guimarães - Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - Ciências Biológicas, UFOPA
Lígia Meres Valadão - Profa. MsC./Orientadora - Centro de Formação Interdisciplinar, UFOPA
INTRODUÇÃO:
O perfil dos sistemas produtivos familiares praticados na Região Amazônica abrange características complexas, não só do ponto de vista ecológico e regional, mas também socioeconômico e cultural. A pequena economia familiar amazônica tem sido baseada na estratégia de uso dos diferentes recursos disponíveis. Nesse sentido, tem-se a caça, a pesca, a agricultura, a pecuária e a extração de alguns recursos da floresta, que permitem a tais produtores rurais viabilizar sua autossuficiência e uma relativa independência de mercados externos. Estudar os sistemas produtivos praticados nesta região integra uma gama de variáveis e analisa o papel social de contribuição das atividades de produção para as economias local e regional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a produção familiar da comunidade localizada na zona rural de Santarém no que tange à produção de alimentos, a obtenção de renda, a comercialização de produtos advindos dos lotes, bem como avaliar a lógica cultural de produção familiar, levando em consideração a manutenção das famílias no próprio lote e a comercialização dos produtos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada na comunidade de colonos do Igarapé do Pimenta, localizada em uma vicinal do Km 13 da Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163). Foram aplicados questionários em 43 Unidades Familiares da comunidade, com perguntas sobre as características sociodemográficas locais (gênero, idade, região de nascimento, tempo de moradia na comunidade, escolaridade, religião, ocupação) e questionários relacionados aos sistemas produtivos locais aplicados em 10 unidades familiares com perguntas sobre as atividades produtivas de pesca, caça, colheita de frutas, madeira, quais roças cultivam, as atividades pecuárias, as atividades agrícolas realizadas, se comercializam, quantidade de produção, a renda obtida, e para quem vendem. Os dados foram tabulados em planilhas EXCEL e foram construídos gráficos sobre as principais atividades produtivas locais e a renda anual familiar obtida.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os sistemas produtivos na comunidade combinam três principais atividades: caça esporádica, a agricultura de corte e queima e a pecuária voltada para a criação de gado, porco e galinha. A agricultura e pecuária representam as principais atividades comerciais, enquanto a caça tem uma importância maior para subsistência. A atividade de pesca não é muito frequente na comunidade, sendo esta realizada apenas para fins de lazer. A agricultura é a atividade mais comum, seja para fins de subsistência ou comercialização. Os produtos que apresentam maior representatividade na venda são advindos da cultura de mandioca (farinha e tapioca) e fruticultura (açaí, a laranja e o cupuaçu). A pecuária, apesar de não ser muito frequentemente feita pela comunidade, a renda obtida por esta atividade representa um grande aporte na renda total das famílias. Os sistemas produtivos identificados indicam a característica de uma comunidade com um forte enfoque agrícola e produtos diversificados que tem rentabilidade no mercado regional. A renda das unidades familiares varia de um até dez salários mínimos mensais. As unidades familiares não possuem nenhuma assistência técnica disponível ou recebem alguma ajuda do governo para realização de suas atividades.
CONCLUSÕES:
As informações contidas neste trabalho nos dão uma pequena mostra da dinâmica de funcionamento de atividades produtivas de colonos da região Baixo-Amazonas. Como bem demonstram os dados, a região amazônica, do ponto de vista da pequena agricultura familiar, possui uma grande vocação agrícola. É desta forma que se destacam as atividades da fruticultura e a cultura da mandioca. Pode-se afirmar que os sistemas produtivos desempenham uma importância no cenário da região, como fornecedores de alimentos em quantidade e qualidade necessários para escoamento da produção. São grandes agentes de desenvolvimento local e regional, bem como suas ações estão voltados para a manutenção e reprodução da família no campo, na preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e da promoção do desenvolvimento rural sustentável, muito embora continuem sendo pouco priorizados nas estratégias políticas regionais e nacionais.
Palavras-chave: Economia, Agricultura, Atividades produtivas.