65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
PIBID BIOLOGIA URCA – PROBLEMATIZANDO AS MUDANÇAS CORPORAIS, OS RISCOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Linaria Martins Ferreira - Graduando em Ciências Biológicas - URCA
Marianne de Oliveira Nunes - Graduando em Ciências Biológicas - URCA
Julianne Alves Cavalcanti de Lima - Graduando em Ciências Biológicas - URCA
Andreia de Almeida Gomes - Graduando em Ciências Biológicas - URCA
Filipe Gutierre Carvalho de Lima - Depto de Ciências Biológicas - URCA
Francisco Ronaldo Vieira Freita - Supervisor PIBID/SEDUC
INTRODUÇÃO:
A iniciação sexual precoce na vida das meninas gera inúmeras consequências, dentre elas a gravidez na adolescência, acarretando riscos e mudanças corporais. A menina passa por uma mudança biológica, onde segundo Guimarães (2001), é a transformação do estado não reprodutivo ao reprodutivo, trazendo alterações hormonais e o surgimento da sexualidade. A gravidez precoce pode está relacionada a fatores culturais: poder aquisitivo menor e pouco acesso a informação. Para muitos autores a orientação sexual em sala de aula e no meio familiar é um grande aliado na prevenção da gravidez na adolescência, uma vez que elas não detêm a maturidade, a responsabilidade e a consciência das modificações que a vida sexual possa proporcionar na vida mental e corpórea. A gravidez precoce constitui-se num tema relevante na educação dos jovens, gera curiosidades e dúvidas com relação à sexualidade. Neste contexto é necessário mostrar que uma gravidez precoce não traz como consequência unicamente um ser vivo que fora gerado, mas um grupo de modificações: o corpo da mãe sofre mudanças bruscas ocasionadas pelo o esforço para acomodar o feto e para realização do parto; mudanças psicológicas e riscos como aborto, eclâmpsia, diabete gestacional, anemia, imaturidade do bebê, baixo peso e mortalidade infantil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo tem como objetivo apresentar aos jovens informações que contribuam para a sensibilização dos mesmos ao que diz respeito ao sexo seguro, tendo como foco os riscos e as mudanças corporais ocasionadas por uma gravidez na adolescência.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido com a realização de ciclo de palestra sobre a sexualidade e a gravidez na adolescência, na Escola de Ensino Médio Figueiredo Correia de Juazeiro do Norte, em salas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio do turno matutino, totalizando seis turmas, com média de 40 alunos em cada sala. O trabalhado foi realizado pelos bolsistas do PIBID de forma expositiva abrangendo a orientação sexual como um todo, partindo da definição de sexo e sexualidade. O conteúdo foi sendo apresentando pouco a pouco, sendo exemplificados todos os tópicos que iriam sendo abordados no decorrer da apresentação. Fez-se o uso de meios tecnológicos como slides e vídeos, e os assuntos envolveram desde definições simples a temas como métodos contraceptivos, DSTs, e posteriormente as mudanças e os riscos ocasionados em uma gravidez precoce. Foi discutido ainda a importância de procurar ter uma vida sexual ativa com maturidade e responsabilidade. As palestras foram realizadas de forma dinâmica e buscando um feedback positivo, onde os alunos puderam mostrar o que conheciam ou não a respeito da sexualidade, DSTs, métodos contraceptivos e as consequências de tornar-se mãe ou pai tão jovem. A conversação foi aberta a perguntas, esclarecimentos de dúvidas e compartilhamento de suas vivências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao término de cada palestra do ciclo pôde-se visualizar de perto as inseguranças e incertezas que os jovens possuem em relação a sua vida sexual, alguns relataram experiências e foi possível observar que no decorrer da conversação conseguiram entender o que havia ou poderia ter acontecido em relação a situações próprias já vividas. É importante ressaltar também que dentre os alunos que participaram como o público alvo para a realização desse trabalho encontraram-se presentes três jovens adolescentes grávidas e pelo menos seis deles conheciam alguém ou tinha algum caso na família de pessoas com algumas das DSTs citadas, o que tornou a abordagem do assunto ainda mais necessária para os mesmos. Obteve-se então uma benéfica reciprocidade entre os envolvidos. Os bolsistas puderam proporcionar aos alunos uma aula informativa mais dinâmica, trazendo um tema que gera curiosidade e discussão, e os mesmos contribuíram de forma direta e indireta na formação dos futuros profissionais da educação.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que os jovens estudantes da Escola Figueiredo Correia apresentaram inseguranças e incertezas em relação a sua vida sexual. Os fatos constatados corroboram com as afirmações da literatura quanto à questão cultural, baixo poder aquisitivo e pouco acesso a informação o qual se justifica por serem jovens residentes em um dos mais pobres bairros de Juazeiro do Norte. No relato de experiências dos jovens foi possível observar que os mesmos absorveram o assunto e conseguiram entender que o que havia ou poderia ter acontecido em relação a situações próprias já vividas. Durante o ciclo de palestras registrou-se o testemunho de três jovens adolescentes grávidas e pelo menos seis delas conheciam alguém ou tinha algum caso na família de pessoas com algumas das DSTs citadas, o que tornou a abordagem do assunto ainda mais necessária para os mesmos. As palestras constituíram-se num feedback positivo onde os bolsistas contribuíram para a conscientização dos alunos ao mesmo tempo que adquiria uma vivência ímpar para sua formação.
Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Mudanças corporais, Riscos.