65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
CONCENTRAÇÃO DE ALFA E GAMA-TOCOFEROL EM ÓLEOS VEGETAIS, DISPONÍVEIS PARA O CONSUMO HUMANO EM GRANDES REDES DE SUPERMERCADOS DE NATAL/ RN
Evellyn Câmara Grilo - Departamento de Bioquímica, UFRN
Priscila Nunes Costa - Departamento de Bioquímica, UFRN
Cristiane Santos Gurgel - Departamento de Bioquímica, UFRN
Fernanda Niéce de Souza Almeida - Departamento de Bioquímica, UFRN
Andressa Fernanda de Lima Beserra - Departamento de Bioquímica, UFRN
Roberto Dimenstein - Orientador - Departamento de Bioquímica, UFRN
INTRODUÇÃO:
O termo vitamina E é utilizado para descrever uma família de oito compostos: alfa, beta, gama e delta-tocoferol. Essa nomenclatura inicial também designa os tocotrienóis. A principal função da vitamina E está relacionada a sua capacidade antioxidante e sua ingestão inadequada se relaciona ao desenvolvimento de doenças degenerativas. A principal fonte dietética da vitamina E são os óleos vegetais. Os dados brasileiros acerca da concentração dos isômeros desta vitamina nos alimentos são escassos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem o objetivo de determinar a concentração de alfa- e gama-tocoferol em óleos vegetais e comparar o valor de alfa-tocoferol ao requerimento nutricional em vitamina E.
MÉTODOS:
Foram analisados óleos de canola, girassol, milho e soja obtidos em supermercados de Natal/RN. A determinação do alfa e gama-tocoferol foi realizada através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Os resultados foram expressos em média e desvio padrão. Para análise estatística, foi utilizado o teste Análise de Variância, com teste post-hoc de Tukey. As diferenças foram consideradas significativas quando p < 0,05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A concentração de alfa- e gama-tocoferol em mg/ 100 mL foi de 12,05 ± 3,64 e 12,24 ± 3,54 no óleo de canola; 42,18 ± 8,40 e 9,23 ± 1,54 no óleo de girassol; 16,88 ± 7,19 e 26,01 ± 4,83 no óleo de milho; 7,16 ± 1,86 e 27,33 ± 5,02 no óleo de soja, respectivamente. Foi encontrada diferença significativa entre as concentrações de alfa-tocoferol nos óleos vegetais. Resultados semelhantes foram obtidos em relação ao gama-tocoferol, exceto entre os óleos de milho e soja. As concentrações de alfa- e gama-tocoferol obtidas no óleo de canola foram inferiores àquelas encontradas na tabela de alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Quanto ao óleo de girassol, foi visto que a concentração de alfa-tocoferol foi semelhante àquela encontrada na tabela americana de alimentos e a de gama-tocoferol foi superior ao encontrado por Schwartz et al. (2008). A concentração de alfa-tocoferol no óleo de milho analisado teve valor semelhante ao encontrado na tabela americana, entretanto, a concentração de gama-tocoferol foi inferior ao obtido por Schwartz et al. (2008). A concentração de alfa-tocoferol no óleo de soja analisado foi semelhante à encontrada na tabela americana e a concentração de gama-tocoferol foi inferior àquela encontrada por Ahmed (2005).
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o óleo de soja não foi considerado alimento-fonte de vitamina E, já os óleos de canola e de milho foram considerados alimentos-fontes e o de girassol, excelente fonte dessa vitamina na porção usual.
Palavras-chave: Vitamina E, óleos de plantas, recomendações nutricionais.