65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO BIOMA CAATINGA POR EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OLAVO BILAC, SERTÂNIA-PE
Abraão Romão Batista - IFPB campus Cajazeiras
José Luiz Cavalcante - IFPB campus Campina Grande
Eduardo Rodrigo Araújo Silva - ETE Arlindo Ferreira dos Santos, Sertânia-PE
Hegildo Holanda Gonçalves - IFPB campus Cajazeiras
Luiz Neldecilio Alves Vitor - IFPB campus Cajazeiras
Geovanna Caldas - EREM Olavo Bilac, Sertânia-PE
INTRODUÇÃO:
As diversas formas de ações educativas contribuem para que o cidadão compreenda, expresse e transforme sua realidade. Dessa forma, a aprendizagem torna-se um processo sócio histórico impulsionado pela ação da escola e pelas propostas da sociedade, cujas ações implicam em uma constante reflexão crítica. O desenvolvimento científico vem imprimindo transformações em ritmo acelerado e exigindo mudanças na configuração da sociedade, exigindo-se da escola um contributo com a produção do conhecimento sobre Educação Ambiental (MORALES; DA SILVA, 2011). A temática da Educação Ambiental, com enfoque no bioma Caatinga, tem complexidades ainda pouco exploradas no espaço escolar, sendo um desafio encontrar projetos ou programas institucionais voltados para o bioma Caatinga. Assim sendo, este estudo levou em conta a percepção socioambiental de educandos acerca da degradação da Caatinga e as contribuições que a escola pode propiciar com ações educativas para que se tenha um maior conhecimento e uma maior conscientização sobre os impactos que sua degradação pode ocasionar. Esta pesquisa, portanto, objetivou levantar o conhecimento socioambiental dos educandos da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, em Sertânia-PE (EREMOB) acerca do bioma Caatinga.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Averiguar o conhecimento dos educandos acerca do bioma Caatinga; Identificar quais ações educativas a escola pode oferecer para mediar a relação entre os educandos e o bioma Caatinga; Propiciar uma reflexão crítica acerca da degradação da Caatinga.
MÉTODOS:
A pesquisa realizada teve um caráter qualitativo que segundo Ludke e André (1986), pode proporcionar uma compreensão mais ampla e profunda dos dados investigados. Para responder aos objetivos da pesquisa a coleta de dados foi feita a partir de uma entrevista semiestruturada combinando perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas (MINAYO, 2004), através da qual o entrevistado tem a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador. A entrevista foi realizada com 25 educandos da 2ª série do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, Sertânia-PE no ano de 2010. As questões versavam sobre o entendimento dos educandos a respeito da Caatinga; Sobre o papel da escola e sua contribuição no processo de desmistificação de certos conceitos acerca do bioma Caatinga e, ainda, sobre o papel de cada indivíduo nestas ações, principalmente no que concerne à preservação e utilização sustentável deste que é um dos biomas mais ameaçados do planeta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O estudo da percepção ambiental leva a uma melhor compreensão da relação entre homem e ambiente, sendo importante considerar a avaliação dos educandos, ora pesquisados, para podermos evidenciar o nível de conhecimento destes acerca do bioma Caatinga. Quando indagados sobre o que é a Caatinga, 56% dos entrevistados afirmaram não saber nada sobre o assunto, enquanto 24% disseram saber pouco e, apernas 20% responderam que sabiam o que era o bioma. Já no que tange ao papel da escola e as ações educativas desta que pudessem ser adotadas para um maior conhecimento sobre o bioma em questão, foram obtidos os seguintes dados: 60% do alunado entrevistado acreditam que as aulas de campo facilitariam a aprendizagem, enquanto 24% salientaram que palestras sobre o tema seriam uma opção viável e, os demais correspondentes a 16% dos entrevistados afirmaram não saber nenhum tipo de ação que a escola pudesse desenvolver.
CONCLUSÕES:
Promover a reflexão acerca da Caatinga não é uma ação simples, uma vez que muitos preconceitos precisam ser superados, como por exemplo, “que é um ambiente sem vida, que só fica vivo quando chove” ou que “é preciso queimar a mata pra poder plantar” como afirmaram alguns educandos na entrevista. Assim, a escola como afirmam Albuquerque e Andrade (2002) pode ser um local importante para a implantação de projetos visando à sensibilização da comunidade para a conservação da Caatinga. Vale salientar, ainda, que os educandos precisam vivenciar aquilo que está no seu entorno e questões ligadas ao seu cotidiano (LUZ, et al, 2009). A esse respeito três educandos ressaltaram que os professores de biologia quase nunca comentaram sobre a Caatinga em suas aulas, dessa forma, as questões socioambientais voltadas ao bioma Caatinga precisam estar expostas não só nas aulas de biologia mas, em todas as áreas, pois todos somos responsáveis pela conservação do nosso meio. Enfim, um dos maiores problemas relacionados à Caatinga é a falta de conhecimento por parte dos indivíduos que habitam as regiões onde este ecossistema prevalece, tornando-se imprescindível a participação da escola nesse contexto da educação Ambiental voltada ao bioma Caatinga.
Palavras-chave: educação, bioma Caatinga, percepção socioambiental.