65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PERFIL E CONDIÇÃO SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVIES QUE RECOLHEM MATERIAIS RECICLÁVEIS NO LIXÃO DE PIRES DO RIO (GOIÁS)
Orlando José da Silva Gontijo - IF Goiano- Câmpus Urutaí
José Henrique Faleiro - IF Goiano- Câmpus Urutaí
Randys Caldeira Gonçalves - IF Goiano- Câpus Urutaí
Aline Sueli de Lima Rodrigues - Dept. Gestão Ambiental IF Goiano- Câmpus Urutaí
André Luis da Silva Castro - Dept. Ciências Biológicas IF Goiano- Câmpus Urutaí
Guilherme Malafaia - Orientador- Depto. de Ciências Biológicas IF Goiano- Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Os catadores de materiais recicláveis são verdadeiros agentes ambientais. Eles ajudam a diminuir o lixo nos aterros e lixões, o que prolonga a vida útil dos mesmos; garantem o sustento de suas famílias e são responsáveis por grande parte de todo o material que chega às indústrias de reciclagem. Contudo, a catação de lixo da forma como geralmente é realizada no Brasil, é uma atividade desumana, necessitando intervenção por parte dos poderes públicos e da sociedade de forma a torná-la aceitável do ponto de vista social e ambiental. A condição de pobreza e de exclusão social que afeta os catadores certamente precisa ser pensada em sua amplitude. Como na maioria dos municípios brasileiros, a cidade de Pires do Rio (Goiás) também sofre com o problema de exclusão social dos catadores de materiais recicláveis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo é ampliar o conhecimento das condições de vida e de trabalho, a partir das dimensões da exclusão social, dos catadores de materiais recicláveis que laboram no Lixão Municipal de Pires do Rio (Goiás).
MÉTODOS:
Esta pesquisa trata-se de uma “investigação avaliativa” na forma de estudo de caso. O estudo foi conduzido na cidade Pires do Rio, localizada na região sudeste do Estado de Goiás, a 140 km da Capital, Goiânia. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com os catadores que recolhem matérias recicláveis no lixão do município por meio de um questionário, sem identificação. A coleta de dados foi realizada, no local onde os catadores desenvolvem suas atividades: Lixão Municipal de Pires do Rio, Goiás. Os dados foram analisados e interpretados em um contexto qualitativo e qualitativo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Participaram do estudo oito catadores de matérias recicláveis, destes, 75% são do sexo masculino. Em relação ao grau de escolaridade, os catadores tiveram pouco acesso à escola; 50%, nunca estudaram e os outros não concluíram a primeira fase do ensino fundamental. No tocante a renda obtida com a venda dos resíduos recicláveis, os catadores afirmaram ter rendimento entre um e dois salário mínimo, sendo a atividade de catação a principal fonte de renda da família. Apesar da participação de crianças e adolescentes na atividade de catação, em diversas regiões do país, os filhos dos catadores estudados, não trabalharam com a coleta de resíduos e todos com idade escolar estão estudando. Sobre os fatores negativos vinculadas à atividade de coleta de materiais recicláveis, os catadores mencionaram o contato direto com o lixo, acidentes com materiais perfuro- cortantes, o mau cheiro, a presença de moscas, rendimento instável, excesso de peso e o preconceito por parte da sociedade.
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa revelam que os catadores de materiais recicláveis submetem em um ambiente hostil de alto grau de periculosidade e insalubridade. Assim, a retirada dos catadores do lixão, no sentido de fornecer condições dignas para a realização da coleta de resíduos recicláveis é um dever que a sociedade e o poder público têm para com esse grupo de pessoas, socialmente excluídas. O presente estudo fica como um apelo à sociedade, aos órgãos governamentais de promoção e ação social, para que direcionem ações em prol dos catadores de materiais recicláveis na cidade de Pires do Rio, Goiás.
Palavras-chave: Catadores, Lixões, Fatores Sociais.