65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
MULHERES DE CORAGEM: A EXPERIÊNCIA DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO A UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Inik de Oliveira Soares - Discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão
Ellen Cindy Silva de Sousa Alencar - Discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão
Floriacy Stabnow Santos - Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Os estudos científicos comprovam que o leite materno é a única fonte segura de nutrição para o ser humano no início de sua vida mas seus benefícios se prolongam na idade adulta. Dentre os vários benefícios encontram-se a presença de fatores que conferem proteção contra infecções, além do fornecimento de agua e nutrientes e ainda garante o desenvolvimento e crescimento do lactente. Em relação aos benefícios para a mãe pode-se citar o auxilio nas contrações uterinas o que faz diminuir os riscos de hemorragias pós-parto, estimula a perda de peso ganho durante a gestação e aumenta o vinculo afetivo entre mãe e filho durante a amamentação. Observando este cenário percebe-se que os Bancos de Leite Humano representam uma solução de eficácia comprovada para um grupo seleto de lactentes quando a mãe apresenta alguma restrição para amamentação e/ou do próprio lactente, por isso dependem de leite humano e/ou do colostro, doados por outras mães. Mediante tal realidade faz-se necessário que as maternidades promovam e apoiem a doação de leite humano em banco de leite. Os Bancos de Leite Humano no contexto da saúde pública se mostram importantes visto que consistem em uma estratégia de segurança alimentar e nutricional para atenção neonatal e a redução da mortalidade infantil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar motivos, crenças e sentimentos que levam mulheres a serem doadoras ao banco de leite humano de uma maternidade pública em Imperatriz-MA, promovendo conhecimento para os acadêmicos de enfermagem.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas com mulheres doadoras de leite humano com base em roteiros elaborados para o estudo, contendo questões pertinentes aos objetivos da pesquisa em relação aos motivos, crenças e sentimentos sobre a prática de doação de leite. A amostra do estudo constitui-se de 16 mulheres que doaram leite ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz-MA no período de Fevereiro a Março de 2013. A amostra foi escolhida de forma aleatória durante a execução Projeto de Extensão: Estratégias de incentivo a doação de leite materno ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz - MA. Realizado pelas acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – CCSST. As entrevistas ocorreram no hospital, bem como no ambiente domiciliar das mães doadoras na oportunidade da coleta do leite, realizadas pela equipe do Banco de Leite Humano do Hospital. As entrevistas foram realizadas após o consentimento livre e esclarecido das mulheres que concordaram em participar voluntariamente do estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na caracterização das doadoras 56% possuem idade entre 26 e 34 anos, 50% são solteiras, 75% possuem ensino mé-dio completo, 43% vivem com renda maior que dois salários mínimos e 37% são donas de casa. 18% têm mais de um filho e destes todos receberam aleitamento materno exclusivo ate o sexto mês de vida. Quando questionadas em rela-ção ao apoio familiar durante o Aleitamento Materno Exclusivo, 68% afirmaram receber este apoio. Dentre as doadoras 93% relataram acreditar que a doação de leite humano é um ato valorizado, porém estas passam por dificuldades para a entrega do leite ao banco de leite ao hospital, todas relataram que a coleta de leite a domicílio não está ocorrendo, por isso notam a necessidade de maior estimulação para a doação, diante desta situação, muitas das doadoras entrevistadas reportam o desejo de desistir de serem doadoras, contudo durante a entrevista foram estimuladas pelas acadêmicas a continuarem a realizar este ato. No quesito de percepção de doadoras 43% referem que o ato de doar leite eleva sua auto-estima, refletindo assim em seu bem-estar e satisfação.
CONCLUSÕES:
Ainda que o ato de doar leite seja valorizado socialmente, identificou-se a deficiência do apoio institucional e dos profissionais de saúde para esta ação. Contudo, foi possível verificar o escasso número de artigos abordando esta temática, diante deste contexto, sugere-se que sejam desenvolvidos outros estudos com desenhos metodológicos que evidenciem a doadora como protagonista do processo da doação, identificando aspectos estimuladores deste cenário, subsidiando a concretização de novos conhecimentos sobre a questão. Promovendo e favorecendo aos gestores das políticas públicas de saúde, especificamente da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, sobre as medidas que possam desenvolver ações que envolvam a doação do leite humano. Além do fornecimento de informação às doadoras, para minimização das dificuldades enfrentadas pelas doadoras e aumento de sua autoconfiança na doação de leite.
Palavras-chave: Doação de Leite, Experiência materna, Benefício do aleitamento materno.