65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO ANALÍTICO INÉDITO PARA A DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DE LOSARTAN EM FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS
Francisca Célia da Silva - Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Reginária Morais Duarte - Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Euzedith Sousa e Silva - Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos – CCSST – UFMA – Imperatriz, MA
Paulo Roberto da Silva Ribeiro - Prof. Dr./Orientador - Curso de Enfermagem - CCSST – UFMA - Imperatriz, MA
INTRODUÇÃO:
O losartan (LOS), quimicamente conhecido como 2-butil-4-cloro-1-2[(2’-(1H-tetrazol-5-il)[1,1’-bifenil]-4 il]metil]-1H-imidazole-5-metanol, é um antagonista dos receptores da angiotensina II, utilizado em ações terapêuticas para tratamento da hipertensão arterial. Este fármaco é um dos anti-hipertensivos mais utilizados pela população brasileira para este tipo de terapia medicamentosa. Do ponto de vista sanitário, a manutenção da qualidade do medicamento significa a garantia de que o mesmo apresentar-se-á sempre seguro e eficaz. Desvios de qualidade podem significar perda de eficácia ou de segurança, expondo o paciente a um risco desnecessário. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de métodos analíticos simples, de baixo custo, rápidos, sensíveis e confiáveis para análises de rotina visando realizar o controle de qualidade dos medicamentos.A espectrofotometria de absorção molecular é uma técnica que permite o desenvolvimento de métodos que atendem a estas necessidades e destaca-se por ser uma técnica muito útil em análises de rotina, sendo amplamente empregada em análises laboratoriais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou o desenvolvimento de um método analítico inédito, sensível e confiável para a determinação espectrofotométrica de LOS em formulações farmacêuticas, na região do visível.
MÉTODOS:
Em balões volumétricos de 100,0 mL adicionaram-se alíquotas da solução padrão de LOS 1,55 x 10-3 mol/L (compreendendo a faixa de 2,90 x 10-6 a 1,74 x 10-5 mol/L) e transferiu-se 0,14 mL de NaClO 0,1 mol/L, completando-se o volume com água deionizada. Após o preparo destas soluções retirou-se 75,0mL e transferiu-se para balões volumétricos de 100 mL, acrescentando-se a estes 10 mL de NaOH 0,04 mol/L, 4,0 mL de solução de fosfato de sódio 1,13 mol/L, uma gota de EDTA 0,5 mol/L, 1,0 mL de tampão acetato (pH 4,5) e 2,0 mL de solução cloramina-T 0,03 mol/L. Os balões foram deixados em repouso por 3 minutos e depois foram adicionados 5,0 mL da solução de piridina/ácido barbitúrico/ácido clorídrico (30% v/v: 6% m/v: 0,72 mol/L, respectivamente) e avolumou-se com água deionizada. Deixaram-se as soluções em repouso durante 8 minutos para o desenvolvimento da cor e as absorbâncias foram determinadas a 580 nm, contra o branco de reagentes. Curvas analíticas foram construídas empregando-se as medidas de absorbância obtidas nas diferentes concentrações de LOS. O efeito de alguns excipientes comumente encontrados acompanhando o LOS em formulações farmacêuticas foi investigado usando o método desenvolvido. O método proposto também foi aplicado para determinação de LOS em medicamentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O método proposto neste trabalho baseia-se na liberação de cianeto (CN-), em meio básico, a partir da reação de degradação do LOS pelo NaClO. Posteriormente, este ânion foi determinado espectrofotometricamente a 580 nm a partir da formação de um produto de coloração rósea através da sua reação com a piridina e ácido barbitúrico, em meio ácido. Após a otimização das condições experimentais, curvas analíticas foram construídas e observou-se que a Lei de Lambert-Beer foi obedecida na faixa de 2,9 x 10-6 a 1,74 x 10-5 mol/L de LOS, com um bom coeficiente de correlação linear (r = 0,99978).Interferências não foram observadas na presença de excipientes comumente encontrados em medicamentos. O método proposto foi aplicado para determinação de LOS em medicamentos contendo 100 mg deste fármaco. Os resultados do teor de LOS nas amostras comerciais obtidos para o método proposto foram de 93,54 ± 3,28 mg (amostra A) e 96,72 ± 7,87 mg (amostra B). A partir dos dados obtidos observou-se que as amostras analisadas neste estudo encontraram-se dentro da especificação relatada na Farmacopéia Brasileira, que é de 90 a 110% de LOS em relação ao valor declarado pelo fabricante.
CONCLUSÕES:
O método proposto demonstrou-se simples, altamente sensível e de baixo custo para determinar LOS em formulações farmacêuticas e com resultados altamente satisfatórios. Além disso, este método apresenta-se vantajoso por não requerer etapas de aquecimento e de extração para a remoção de excipientes comumente encontrados nestas formulações.
Palavras-chave: Espectrofotometria, Losartan, Formulações farmacêuticas.