65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
PRÁTICA DE ENSINO E MOSTRA DE BIOLOGIA DO IFPI COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
João Marcos Pereira Miranda - Depto. de Formação de Professores, Letras e Ciências - IFPI
Flávio de Sousa Oliveira - Depto. de Formação de Professores, Letras e Ciências - IFPI
Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes - Profa. Dr./Orienradora - Licenciatura em Cin - IFPI
INTRODUÇÃO:
Feiras ou Mostras de Ciências são modalidades didáticas em que os alunos, sob a orientação de professores, planejam e executam um evento científico, selecionando materiais, métodos e assuntos a serem apresentados. Segundo Germano et al. (2004) saber ciência não passa somente pelo saber, mas também pelo “saber fazer”, que só se obtém ao “tentar fazer”.
A Mostra de Biologia foi um evento organizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), apresentando as várias áreas da biologia. O evento, que esteve na sua 5ª edição, ocorreu no dia 16 de março de 2013, foi dividido em 10 grupos (anatomia humana, citologia, embriologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, genética, zoologia, ecologia e evolução).
Devido à qualidade dos projetos apresentados e o empenho dos discentes de Ciências Biológicas na organização do evento, surgiu o interesse de se verificar que proveitos refletiram em sua formação acadêmica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar como a prática de ensino dos conteúdos de Ciências Biológicas, a partir da experiência da Mostra de Biologia, contribuiu para o aprendizado e a formação docente.
MÉTODOS:
A população objeto de pesquisa, foi constituída por uma amostragem de 30 (trinta) alunos regentes da Mostra de Biologia 2013, que corresponde aproximadamente a 44% (quarenta e quatro por cento) do universo de 68 (sessenta e oito) alunos.
A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um formulário, cujo caráter quali-quantitativo tem a intenção de suscitar nos discentes respostas que possam demonstrar o aprendizado dos conteúdos do curso, bem como uma experiência para a futura prática docente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Da amostragem pesquisada, 100% (cem por cento) dos alunos revelaram que com a Mostra de Biologia aprenderam mais sobre os conteúdos de biologia.
Quando questionados no que o evento contribuiu para sua formação docente, 73% (setenta e três por cento) relataram que possibilitou um intercâmbio de informações.
Os dados coadunam com o pensamento de Santos et al (2006), atividades como feiras de ciências são de excepcional importância educacional permitindo um melhor aprendizado, além de promover uma disseminação do conhecimento produzido dentro da Universidade para a sociedade como um todo.
Da amostragem, 100% (cem por cento) enfatizaram que organizariam feiras ou mostras de ciências quando forem futuros docentes, pois acreditam ser importante no envolvimento dos alunos para a compreensão do conteúdo, sendo que 43% ( quarenta e três) já planejam aplicar projetos similares em escolas, em que atuam como bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
Nessa ideia de realizarem feiras ou mostras em escolas, estão de acordo com Souza e Almeida (2012), em uma escola em que haja a implantação no seu projeto pedagógico de uma Feira Escolar, quando bem executada, contribui para a formação investigativa e crítica dos alunos.
CONCLUSÕES:
A partir análise dos dados, observou-se que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas obtiveram um melhor aprendizado dos conteúdos curriculares, através da Mostra de Biologia. Além disso, consideraram o evento como algo positivo na construção do conhecimento, pretendendo levar projetos como esse para sua futura prática educativa.
Palavras-chave: Aluno, Aprendizagem, Escola.