65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ESTRATÉGIAS DO MARKETING AMBIENTAL APLICADAS À GESTÃO DE EMPRESAS NA REGIÃO DO SERIDÓ (RN)
Amós Silva da Fonseca - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia - UFRN - Campus Caicó
Milton Araújo de Lucena Filho - Laboratório de Ecologia do Semiárido - Depto. de Geografia – UFRN - Campus de Ca
Diógenes Félix da Silva Costa - Prof. Dr. / Co-orientador - Depto. de Geografia – UFRN - Campus de Caicó
Renato de Medeiros Rocha - Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Geografia- UFRN- Campus de Caicó
INTRODUÇÃO:
A zona semiárida da Região Nordeste do Brasil é por vezes caracterizada pela estagnação da sua economia tradicional. Nesse sentido, mesmo com um novo cenário de expansão econômica na região, as novas empresas que aí surgem têm que competir em um mercado cada vez mais exigente, devendo buscar um diferencial para assegurar a sua participação relativa. Vale salientar que em três décadas de evolução, a agenda ambiental e as questões ambientais vêm conquistando importância crescente na vida social, na economia e no planejamento das empresas. A partir da década de 80, as empresas começaram a usar as mídias para propagar uma nova maneira de se vender seus produtos através de um discurso ambiental, surgindo o que o mercado chama de Ecomarketing. O Ecomarketing tem o objetivo de promover meios que sustentem as estratégias das empresas em relação às atitudes que estas praticam na diferenciação entre outros concorrentes; é também objeto que agrega valor aos produtos e/ou serviços que tal empresa oferece ao mercado consumidor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância do marketing ambiental como diferencial do produto final e venda nas atividades empresariais da região. O Seridó (Mesorregião Centro-Sul do Rio Grande do Norte) é formado pelas microrregiões do Seridó Ocidental e Seridó Oriental, composto de 17 Municípios, com os pólos regionais representados pelos municípios de Caicó e Currais Novos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em empresas privadas e que não possuem a certificação da ISO 14000. A primeira etapa da pesquisa consistiu na realização de um levantamento bibliográfico, seguida de levantamentos de campo nas empresas. Foram realizadas visitas técnicas in loco com o intuito de identificar: 1) minerais extraídos e 2) tipo de extração, beneficiamento, estocagem e transporte, nas quais foi imprescindível o uso de uma máquina fotográfica digital. Por sua vez, a avaliação das potencialidades do Marketing Ambiental foram realizadas através da observação direta em campo e utilização do método check list. O critério para o processo de amostragem utilizado considerou a abordagem dos consumidores, independente de seu conhecimento em estarem adquirindo produtos com procedência ambiental (ex. licença ambiental, venda de lenha legalizada, demarcação de áreas de reserva, etc.) reconhecida e assegurada pelas empresas. Os resultados foram analisados a partir das perspectivas de vendas e de mercado em função do grau de conscientização por parte do consumidor e a percepção do diferencial do produto no mercado, tendo o ecomarketing como o objeto de pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A região do Seridó apresenta uma série de modernizações tecnológicas e organizacionais, as quais têm chegado de maneira pontual, desigual e seletivamente, mas têm alterado a dinâmica das economias das cidades dessa região. Em termos econômicos, foram identificados os seguintes segmentos da economia: 1) Indústria Têxtil (bonelarias e tecelagens); 2) Agropecuária; 3) Mineração (ex: cal, scheelita, feldspato, caulim); 4) Cerâmicas; 5) Artesanato (bordados, rendas); 6) Turismo (turismo-religioso, turismo-arqueológico); 7) Indústria Alimentícia (pães, biscoitos, bolos, bolacha, manteiga, queijos, carnes); 8) Unidades manufatureiras (couro e tintas); Indústrias de processamento de mandioca e Indústria de Café. Apesar de haver um grande número de consumidores que não fazem deste diferencial um fator decisório da compra, observou-se que esta ferramenta do marketing está cada vez ganhando mais espaço no mercado, garantindo então o surgimento de outras empresas que adotam o ecomarketing seja pelo cunho social, seja como um diferencial. Esta estratégia de mercado vem gerando um contexto regional propício à inovações e desenvolvimento de forma sustentável, onde o importante é que o consumidor está cada vez mais disposto a aceitar um produto com um diferencial voltado à preservação do meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Em termos conclusivos, verificou-se que quando a empresa decide implantar o ecomarketing, ela deve estar ciente de todas essas mudanças e contribuir para a mudança de paradigmas deste mercado. O marketing passa a maximizar o seu lado social em busca de interesses em comum da empresa e do consumidor. Esta trabalho traz um ponto de situação sobre o potencial do Marketing Ambiental na região do Seridó (RN), onde a atual diversidade de economias vem gerando um grande interesse por parte das empresas em se instalarem nesta região. No caso especial do setor mineral, deve-se considerar todas as etapas desse processo, como a extração, o transporte, o beneficiamento e o armazenamento. A análise desse processo vem a colaborar com o momento em que a região do Seridó vem passando por um processo gradativo de modernização. Não somente para a atividade mineral, mas também para as demais, ficou evidente que o marketing ambiental pode vir a consolidar as empresas em um mercado que exige um produto cada vez mais competitivo tanto a nível nacional quanto internacional.
Palavras-chave: economia, desenvolvimento sustentável, Região do Seridó.