65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
DIAGNÓSTICO DE ARRANJO FÍSICO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ARRANJO FÍSICO PARA UMA EMPRESA DE LAJES PRÉ-FABRICADAS
Karla Susiane dos Santos Pereira - Esp. - Departamento de Administração – FES/UFAM
Ana Karoline Farias Barros - Departamento de Administração – FES/UFAM
Nixon Diniz Pereira - Prof. Msc./Orientador - Departamento de Administração – FES/UFAM
Prof Doutor Daniel Reis Armando de Melo - Prof. Dr./Orientador - Departamento de Administração – FES/UFAM
INTRODUÇÃO:
O conceito de arranjo físico é abordado por diferentes autores. Segundo Graemi (2007, p.78), é “a arte e a ciência de se converter os elementos complexos e interrelacionados da organização da manufatura e facilidades físicas em uma estrutura capaz de atingir os objetivos da empresa pela otimização entre a geração de custos e a geração de lucros”. De acordo com Slack (1999, p.32), é “a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação”. O arranjo físico influencia diretamente no processo produtivo da organização e na tomada de decisão utilizando estratégias operacionais, táticas e estratégicas. O objetivo da pesquisa é realizar estudo e diagnóstico de arranjo físico na empresa de lajes pré-fabricadas. O foco principal das tomadas de decisão relacionadas ao arranjo físico é alinhar as características do tal com os objetivos competitivos da organização, mas a decisão de implantá-lo tem que ser tomada com grande atenção uma vez que as consequências em longo prazo afetam diretamente as operações. Na primeira análise do arranjo tem-se a impressão que uma instalação já existente não precisa de modificações. Na prática não é isso que acontece, inúmeros fatores contribuem para as tais mudanças nessas instalações, por exemplo, a falta de eficiência das operações, elevadas taxas de acidente, transformações de serviços ou produtos, alterações nos volumes de produção assim como o fluxo de clientes, entre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
É realizar pesquisa e diagnóstico de arranjo físico na empresa de lajes pré-fabricadas, propor melhorias e elaborar o novo plano de arranjo com a participação de acadêmicos da Unidade FES.
MÉTODOS:
A pesquisa é caracterizada como pesquisa de campo de caráter descritivo. O método empregado foi o comparativo (VERGARA, 2011). A empresa recebeu a visita técnica das alunas e orientadores. Os dados foram coletados a partir de levantamento de referencial técnico bibliográfico a cerca de alternativas de arranjos físicos das organizações. Foi utilizada a técnica de observação in loco nas dependências da empresa com registro fotográfico das atividades. Foi utilizada a entrevista como alternativa de levantamento histórico da empresa e a construção do atual arranjo físico e a dinâmica de grupo como alternativa metodológica para discussão do atual arranjo físico das instalações da empresa e levantamento de alternativas para melhorias nas operações. Foi possível levantar o atual arranjo físico das instalações assim como eventuais aspectos falhos e gargalos, pontos de necessidade de investimento e melhorias na estrutura do atual empreendimento, tais como a composição da cobertura, análise da disposição de equipamentos no terreno, onde se encontram as formas utilizadas na produção das peças e ambiente dos funcionários na produção e ambiente de trabalho, tais como luminosidade, espaço físico e corredores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades desenvolvidas proporcionaram as formulações de aspectos relevantes com relação ao atual arranjo físico das instalações da empresa que é categorizado no tipo de arranjo físico, conforme classificação dos pesquisadores e autores. A partir da visita foi possível verificar que máquinas e equipamentos estão arranjados por similaridades de processos. O atual arranjo físico da empresa é composto por partes distintas onde se localiza o escritório, a recepção de mercadorias, a armazenagem de materiais, a expedição, a produção do concreto e a dos produtos pré-moldados, caracterizando arranjo físico por processo. O arranjo permite também observar o grande fluxo de materiais indo e vindo, uma vez que esses fluxos são determinados em função de como estão arranjados fisicamente os recursos da empresa ao longo da atual área disponível. O arranjo proposto foi o arranjo físico misto. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto foram baseadas na eficiência operacional que o novo arranjo pode proporcionar a empresa. Com características associadas do arranjo físico celular e arranjo físico por processo uma nova disposição pode proporcionar melhorias nas atividades da empresa como proposto em desenho técnico.
CONCLUSÕES:
As atividades desenvolvidas ao longo desse projeto de pesquisa com a elaboração do Diagnóstico Organizacional e o Plano de Arranjo físico das instalações da empresa permitiram o exercício prático das atividades do administrador, tais como o levantamento, planejamento e execução de projetos que podem influenciar positivamente organizações que estão além das fronteiras geográficas das instituições de ensino superior. Além disso, o projeto proporcionou uma atividade prática de atividade de pesquisa com a investigação e aprofundamento da realidade da empresa que foi objeto de estudo.
Palavras-chave: arranjo, processo, diagnóstico.