65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
O RIO CAPIBARIBE E UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE DA ATUAL REALIDADE DO RIO CAPIBARIBE NO TRECHO DE SÃO LOURENÇO DA MATA
Asenate Lima da Silva - CODAI- UFRPE
Izado Pedro da silva - CODAI-UFRPE
Regina Elvira Valentim - CODAI-UFRPE
Francisco Antonio Neto - Prof- Dr.CODAI/UFRPE
INTRODUÇÃO:
O Rio Capibaribe é um dos rios mais importantes do estado de Pernambuco, tendo em vista que seus 240 quilômetros de extensão e sua bacia, com 5580 quilometros quadrados , percorrem 42 municípios e aproximadamente 72 afluentes, a importância do Rio Capibaribe foi um fator geográfico determinante na história do estado e do Nordeste brasileiro. Foi na sua várzea que se formaram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, devido ao seu solo massapé, próprio para o cultivo. Com isso possibilitou o acesso para o agreste e para o sertão, onde se desenvolveu a pecuária. A influência do rio é tão elevada que, atualmente, estuda-se um projeto de navegabilidade do rio, para o transporte urbano.Este trabalho foi fruto de um projeto de extensão onde levantamos dados da atual realidade do rio Capibaribe no trecho do município de São Lourenço da Mata, no que diz respeito à presença de mata ciliar, criação de animais no leito do rio, presença de esgoto e outros fatores que possam afetar o rio e as pessoas que moram nas proximidades, visando contribuir para futuros trabalhos relacionado ao controle ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conscientização dos extratos relacionados, diretamente e indiretamente com o estado da atual realidade do rio. Ou seja, gestores públicos, educadores, comerciantes, saúde pública e comunidade ribeirinha.
MÉTODOS:
Leitura de paisagem da bacia Hídrica do rio, margens e entorno no município de São Lourenço da Mata. Questionários aplicados com a comunidade ribeirinha ,(comerciantes, donas de casa, criadores de porcos e outros) Além de alguns profissionais de saúde e agente comunitários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pelo o observado a seguir, urge um trabalho de conscientização dos extratos relacionados, diretamente e indiretamente com o estado da atual realidade do rio. Ou seja, gestores públicos, educadores, comerciantes, saúde pública e comunidade ribeirinha. Portanto, ao analisarmos o resultado dos questionários aplicados à amostra de atores escolhidos aleatoriamente, porém que têm estreitas relações com o rio, chegamos à conclusão que 80% dos entrevistados que responderem ao questionário partilha de mesma opinião em relação ao conjunto do rio.
CONCLUSÕES:
Pelo observado, se faz necessário uma maior preocupação por parte dos gestores públicos, instituições governamentais e não governamentais e sociedade em geral com a revitalização do Capibaribe e consequentemente dos demais rios que assim se encontram, visto a tamanha importância sócio ambiental desses recursos naturais.
Palavras-chave: Ciências Agrárias, Meio Ambiente, Preservação Ambiental.