65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
REQUISITOS E CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE PARA SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS EM VIÇOSA-MG
Larissa Negris de Souza - Bolsista IC CNPq - Depto. de Arquitetura e Urbanismo – UFV
Maristela Siolari - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Arquitetura e Urbanismo – UFV
INTRODUÇÃO:
No século XX, houve um crescimento acelerado da população, porém a infraestrutura não acompanhou esse crescimento o que acarretou, entre outros problemas, o crescimento da construção civil de forma pouco sustentável. A construção civil é uma das atividades que mais consome recursos – matéria-prima e energia – e produz resíduos em todas as etapas (desde a extração da matéria prima, até a demolição da edificação), sendo responsável por expressivos impactos ambientais.
O desafio de hoje ao pensar na área da construção civil é de encontrar - por meio de estudos quantitativos e qualitativos - formas mais eficientes que proporcionem a continuidade do seu crescimento, mas que, ao mesmo tempo, consigam conservar os recursos materiais e energéticos. As estratégias para isso vão desde a escolha dos materiais empregados, nesse sentido surgem instrumentos de análise de produtos e processos variados, do ponto de vista ecológico e ambiental, dentre eles a Análise do Ciclo de Vida (ACV) também voltada para construção civil, com a finalidade de promover a quantificação de impactos de materiais, componentes, sistemas e edificações.
Diante do exposto, esta pesquisa desenvolveu uma metodologia menos complexa, a ACV – Simplificada de blocos de concreto produzidos em três fábricas situadas na cidade de Viçosa/ MG.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa é contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de produção de blocos de concreto, integrando a visão de sustentabilidade, otimizando o consumo de recursos, reduzindo a produção de resíduos, promovendo o tratamento de impactos e a prevenção dos mesmos ao utilizar a metodologia simplificada de Análise do Ciclo de Vida.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo descritivo. Envolveu as seguintes etapas de trabalho: 1) Levantamento e revisão bibliográfica; 2) Definição dos critérios de análise para ACV – Simplificada voltada para realidade de Viçosa/ MG e para o material de construção definido; 3) Definição das empresas a serem feitas as coletas de dados; 4) Elaboração dos instrumentos de coleta de dados; 5) Coleta de dados através das planilhas; 6) Análise dos dados coletados; 7) Observação in loco de irregularidades identificadas e consideradas mais relevantes; 8) Análise dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletados dados referentes aos consumos de energia elétrica, de água, de matéria prima e produção de resíduos e sua reutilização. Observou-se que para a produção de um mesmo produto – o bloco de concreto – há uma variação considerável entre o mais e o menos eficiente do ponto de vista ambiental, na produção de cada bloco. A variação no consumo de energia por bloco chega a 42,11% e no consumo de água a 74%.
A de se considerar que a coleta dos dados relacionados ao consumo de água foi feita com base em dados aproximados fornecidos pelas próprias empresas através dos traços utilizados e com base em observação in loco, uma vez que duas das fábricas analisadas utilizam poços artesianos e uma delas faz uso direto de uma lagoa para retirar a água. Quanto aos resíduos, observou-se que duas das fábricas reutilizam na própria produção dos blocos, e uma das fábricas reutiliza também o excedente de água para a cura dos blocos.
CONCLUSÕES:
A variação nos consumos e produção de resíduos indica processos que se mostram mais eficientes, entretanto este dado não pode ser interpretado isoladamente. É importante relativizar os resultados obtidos na pesquisa por uma análise mais qualitativa desses processos e mesmo confrontá-los com uma comparação mais apurada da qualidade e eficácia de cada um dos produtos desenvolvidos, ou seja: ensaios em laboratórios sobre suas resistências, ensaios de absorção e retração linear por secagem, entre outros relacionados a blocos vazados de concreto simples para que consigamos compreender, se a eficiência analisada ambientalmente condiz com a qualidade do bloco. Outro fator a ser levado em consideração nos resultados é o porte das empresas analisadas, e o grau de mecanização de cada uma delas, levando em consideração os dias trabalhados, o número de funcionários e as condições de trabalho. De qualquer forma, os resultados obtidos serão disponibilizados para as empresas parceiras (sem identificação das mesmas) para que possam aprimorar seus processos com vista no que foi analisado.
Palavras-chave: Processo de Construção., Materiais de Construção., Prevenção de impactos no processo construtivo..