65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONCEITUANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PROFESSORES
Leandro Cesar Santos da Silva - Lic. Em Química - Dept. de Química – UFRPE
Noélia Carolina Silva de Melo - Lic. Em Pedagogia – Depto. de Educação – UFRPE
Merielle Cristine da Silva Arruda - Lic. Em Pedagogia – Depto. de Educação – UFRPE
Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação- UFRPE
INTRODUÇÃO:
A Análise de Discurso (AD) é uma teoria que prioriza os sujeitos e os efeitos de sentido das relações discursivas. De acordo com a literatura, a AD tem uma natureza tridimensional, situada através da linguagem (língua posta em funcionamento), da história (contexto histórico) e da ideologia (sujeito discursivo). O discurso implica a exterioridade da língua e está relacionado aos aspectos sociais e ideológicos impregnados nas palavras. É por meio da AD que o presente trabalho está embasado.
É sabido que mudanças sociais, culturais e econômicas causaram um uso descontrolado dos sistemas naturais, gerando danos para a sociedade. Como resultado, percebe-se um movimento de gradativa conscientização sobre a importância de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade.
É nesse contexto que a Educação Ambiental surge enquanto um processo de forte poder transformador e promotor de práticas que disseminem o desenvolvimento social sustentável, onde os sujeitos são ativos e promotores das mudanças. A escola surge como instituição importante na disseminação de modelos de organização ambiental e cultural. A partir dessas considerações, são analisados discursos de professores do sistema público de educação do Estado de Pernambuco sobre o conceito de Educação Ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar, a partir da Análise de Discurso, os processos de formação discursiva e os sentidos dos discursos expressados por professores de Escolas Públicas recifenses sobre o que concebem como Educação Ambiental.
MÉTODOS:
Para a obtenção dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas da cidade do Recife. As escolas estavam dispostas em locais próximos à reserva de Dois Irmãos e rio Capibaribe, o que, teoricamente, favorece o estudo da educação ambiental. Foram escolhidas quatro escolas, duas estaduais e duas municipais. As entrevistas foram divididas em duas partes, a primeira continha alguns dados de identificação (disciplina que leciona, tempo de profissão docente e formação profissional) e a segunda eram perguntas relacionadas às concepções e práticas de Educação Ambiental.
As técnicas e instrumentos utilizados foram selecionados com o objetivo de tentar entender como se dá a compreensão de Educação Ambiental pelos sujeitos, bem como a utilização desses conceitos em suas práticas pedagógicas. Depois desse momento de coleta, nos debruçamos sobre os dados, interpretando-os à luz da Análise de Discurso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os sentidos construídos pelos sujeitos por meio dos seus discursos são partes de um processo não desassociado da influência de elementos, como experiências pessoais, a ideologia e a situação comunicacional. A AD, não busca “o sentido ‘verdadeiro’, mas o real sentido em sua materialidade linguística e histórica.” Assim, a partir das respostas dos sujeitos foi possível entender suas ideias e práticas de Educação Ambiental, como se pode observar nas falas seguintes:
‘’Educação Ambiental... Eu diria, a consciência que cada um deveria ter sobre meio ambiente, os prós e os contras que ele oferece. E a preservação do mesmo.’’(Professor de Matemática). Percebe-se uma relação entre o discurso e a visão utilitarista do meio ambiente. O sujeito o concebe enquanto um processo do qual o ser humano não faz parte e que esse meio ambiente está a serviço dele.
Em outra resposta, vemos:
‘’Educação voltada para a sustentabilidade, não é?’’ (Professor de História). Esta fala traz a ideia da alteridade do discurso. Ou seja, o discurso apoiado em outro. Sustentabilidade é um conceito incorporado pela literatura e pelos meios de comunicação e informação. O professor assume esse discurso e resume Educação Ambiental a garantia dessa ‘sustentabilidade’, que ele não explica, mas que responde perguntando.
CONCLUSÕES:
A partir das análises realizadas, percebemos o quanto os discursos proferidos na escola estão carregados de ideologias e concepções, influenciadas pela mídia e também por uma visão simplista de ambiente.
Ressaltamos, entretanto, que esses resultados da pesquisa, ora em desenvolvimento, são parciais e que não esgotam as possibilidades de análise dos discursos acima. “Uma vez analisado, o objeto permanece para novas e novas abordagens. Ele não se esgota em uma descrição.” Todo discurso é parte de um processo amplo e não se esgota com apenas uma análise, por isso o dispositivo analítico pode ser diferente, o que acarretará em resultados diferentes.
As falas dos professores expressam sentidos e a mudança dessas falas para um objeto discursivo é o começo do processo de compreensão. ‘’A análise do discurso tem um procedimento que demanda um ir-e-vir constante entre teoria, consulta ao corpus e análise. ’’
Palavras-chave: Concepções Ambientais, Prática Docente, Processos Discursivos.