65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
UNILAB: Associativismo e formação de identidade entre os estudantes dos PALOP
José Wilton Soares de Brito Souza - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Carlos Subuhana - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho está sendo realizado no município de Redenção, Ceará, onde fica situada a sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Hoje os estudantes africanos, tanto os Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) quanto os Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG) e do Projeto UNILAB, entram no Brasil para realizarem seus estudos através de acordos de cooperação, assinados entre o Brasil e os governos africanos, nas áreas de educação e cultura.
Tal trabalho tem o intuito de compreender a forma de organização entre os estudantes dessa instituição de ensino oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP, tentando compreender a adaptação dos mesmos, a partir das perspectivas: acadêmica, política e cultural, no que diz respeito à formação de identidade fora dos seus países de origem.
A permanência desses estudantes no município de Redenção está permitindo analisar diversos fatores que interagem e contribuem para a convivência entre os diversos indivíduos que integram esse processo. A partir dos resultados desta pesquisa, está sendo possível pensar ferramentas que subsidiem e colaborem no processo de intercâmbio entre estudantes dos PALOP, e que consequentemente fortaleça as relações de cooperação no ensino superior público entre Brasil e África.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para o fortalecimento das relações de cooperação do ensino superior público entre Brasil e os países africanos. Analisar as trajetórias e experiências sociais e culturais de estudantes africanos beneficiários do Projeto UNILAB. Conhecer e descrever a perspectiva e/ou a expectativa dessa população universitária, acerca dos programas de cooperação bi-lateral e multilateral.
MÉTODOS:
O material foi coletado através de pesquisas bibliográficas acerca do tema em questão, de entrevistas (com questões fechadas e abertas) com estudantes oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP que estão fazendo cursos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Também houve a documentação através de fotos e filmagens de eventos acadêmicos e culturais, bem como as comemorações das independências dos PALOP, seminários, palestras e festas, essas últimas, organizadas na maioria das vezes fora da instituição de ensino.
Durante a pesquisa foram utilizados tanto os métodos qualitativo como o quantitativo - a observação direta e participante. Com isso está sendo possível perceber a avaliação dos estudantes acerca do projeto UNILAB, projetos de vida e a escolha do Brasil, a percepção sobre as atitudes de preconceito e discriminação no Brasil e nos países de origem, sociabilidade e redes sociais, e, por último, a expectativa do retorno (ou seja, como esses acadêmicos pensam aplicar os conhecimentos adquiridos no Brasil à realidade dos países de origem).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi constatado que apenas os estudantes de Guiné-Bissau possuem uma associação de estudantes, com sede em Fortaleza/CE. Muita das vezes, os associados se reúnem para discutir assuntos como a permanência dos mesmos em suas instituições de ensino. Os demais estudantes oriundos dos PALOP, não possuem associação formalizada com estatuto, como é o caso dos estudantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Relevante também é o dado de que, apesar de não terem uma associação formal, os mesmos têm uma forma particular de organização, fazendo com que, de maneira estratégica, realizem recepções de estudantes recém-chegados, organizem festas, eventos culturais e acadêmicos, dentro e fora da instituição de ensino.
CONCLUSÕES:
Acreditamos que o emergir de dados novos e significativos podem permitir descobertas de extrema importância para se pensar o intercâmbio acadêmico, o fomento a pesquisas e a cooperação do ensino superior público entre África e Brasil e, ainda, proporcionar uma reflexão mais teórica do sentido dos deslocamentos com finalidade de estudo.
Esperamos, ainda, que futuramente os resultados da pesquisa nos habilitem a transformar o tema de pesquisa em linha de pesquisa.
Palavras-chave: Ensino superior, Deslocamento estudantil, Cooperação Sul-Sul (Brasil/África)..