65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
RECICLANDO IDEIAS A PARTIR DO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Julliana de Lucena Souto Marinho - Universidade Estadual da Paraíba
Maria Cristiane dos Santos Costa - Universidade Estadual da Paraíba
Ricardo da Silva Gomes - Universidade Estadual da Paraíba
Aluska da Silva - Universidade Estadual da Paraíba
Alexandre de Souza Cruz - Universidade Estadual da Paraíba
Maria Goretti da Cunha Lisboa - Profª. Drª./Coordenadora do PIBID Educação Física
INTRODUÇÃO:
Segundo os PCN’s (1998) trabalhar de forma transversal significa buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade. Baseando-se nesse pressuposto inserimos o tema transversal meio ambiente, nas aulas de Educação Física para explorar o conteúdo Jogos, especificamente brincadeiras populares, onde foi tratado o conhecimento sócio-cultural dos alunos com o desenvolvimento de uma peça teatral, oficinas de construção de brinquedos feitos de materiais recicláveis, bem como a experimentação e exploração dos mesmos.
A realização da oficina pedagógica com toda a comunidade escolar proporcionou uma importante valorização do conteúdo trabalhado em classe e com toda a escola, além de enfatizar o trabalho desenvolvido pelos bolsistas do PIBID Educação Física junto à escola. Ainda é importante destacar que a experiência e vivência do cotidiano escolar se faz necessária para a formação docente continuada, bem como do bolsista de iniciação a docência, futuro professor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as possibilidades de articulação do tema transversal, meio ambiente, com o conteúdo da Educação Física, jogos; a partir de vivências e estratégias utilizadas pelos bolsistas do PIBID - Educação Física.
MÉTODOS:
A partir da necessidade de despertar o interesse dos alunos pelos conhecimentos/conteúdos da Educação Física, neste caso especial os jogos populares, o PIBID Educação Física desenvolveu a oficina pedagógica “Recordando minha infância: jogos populares”, a mesma teve como eixo central e articulador o meio ambiente, bem como a sustentabilidade.
A oficina buscou trabalhar de forma interdisciplinar o tema transversal meio ambiente, onde a mesma propôs que os alunos construíssem brinquedos e brincadeiras a partir de materiais recicláveis e alternativos, tais como: jornais, garrafas pets, pedaços de tecido, meias velhas, entre outros. A oficina foi realizada pelos bolsistas do PIBID e teve a participação ativa de toda a comunidade escolar em evento destinado para este fim.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O objetivo principal de abordar o conteúdo da cultura corporal, jogo, foi alcançado com significância, proporcionando a discussão do tema suscitado fazendo com que os alunos refletissem criticamente. Outro fato foi que os alunos puderam perceber o avanço da modernidade e das práticas corporais do cotidiano destes, tais como as brincadeiras e brinquedos populares, que dispunham da interação de várias crianças em diversas atividades que hoje está se perdendo em relação as novas tecnologias. Outro ponto importante foi o trabalho nas aulas de Educação Física e na mostra pedagógica com o tema transversal meio ambiente.
CONCLUSÕES:
A partir das vivências pelos bolsistas foi possível proporcionar o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente, através dos jogos, como proposto. A certeza de que o conteúdo foi válido para o conhecimento dos alunos foi perceptível, pois eles interagiram e refletiram criticamente sobre o que estava sendo discutido, sobre os aspectos que envolviam o meio ambiente, sustentabilidade, a história, cultura e costumes dos brinquedos construídos por eles em sala de aula e também da experimentação do brinquedo que eles construíram. Por fim, destaca-se a contribuição do PIBID que vem agregar aos envolvidos no programa uma troca de conhecimentos, onde foi possível viabilizar um conhecimento inovador.
Palavras-chave: Brinquedo Popular, Meio ambiente, PIBID.