65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea
Andrea Capssa Lima - Graduanda bacharelado em Artes Visuais - UFSM
Giovanna Graziosi Casimiro - Graduanda bacharelado em Artes Visuais - UFSM
Nara Cristina Santos - Dr.ª Prof.ª do DAV/CAL/UFSM
INTRODUÇÃO:
A pesquisa no campo da história da arte e tecnologia, Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea, teve início em 2011 e propõe o levantamento de dados quanto aos artistas vinculados à cidade e à Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, que oferece o curso de graduação em Artes Visuais desde a década de 1960 e o curso de pós-graduação em Artes Visuais, desde 2007. Trata das questões teóricas pertinentes ao ciberespaço, a cibercultura e a consolidação dos espaços expositivos on-line, e propõe o desenvolvimento de dois ambientes no meio virtual - o blog, que funciona como uma revista eletrônica, atualizado semanalmente e o site, cujo conteúdo tem caráter mais permanente e informativo com textos, obras, artistas e links. Portanto, os resultados desta pesquisa científica de cunho teórico-prático, também apresentam-se em seu como extensão. A investigação, de abordagem qualitativa, é desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART), vinculado ao grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reconhecer os artistas que atuam na cidade de Santa Maria/RS, através da Guilda: galerias virtuais na arte contemporânea, para divulgar a produção atual. Propor a disseminação cultural, através da discussão e publicação sobre arte contemporânea, aproximando o internauta da produção artística. Promover as diversas interrelações público <> obra <> galeria virtual, através dos meios digitais.
MÉTODOS:
A investigação no campo das artes visuais detém uma abordagem qualitativa e compreende quatro momentos: o primeiro diz respeito à coleta de informações sobre os artistas e sua produção visual na cidade (os graduandos e mestrandos em Artes Visuais da UFSM; os artistas formados pela UFSM, residentes e domiciliados em Santa Maria; os artistas formados pela UFSM residentes em outras cidades, estados ou países; e os artistas com formação externa a cidade e os artistas sem formação acadêmica, que atuam no circuito artístico santa-mariense), e ao acesso a fontes primárias no campo da história da arte; no segundo, a produção e atualização do blog e do site http://contatoguilda.wix.com/guildagaleria; no terceiro, a parceria com a TV Campus, sobre o cenário artístico local e a geração do canal Guilda Galeria no site YouTube.com; no quarto momento, divulga-se mensalmente a agenda cultural, de discussões, entrevistas e debates sobre arte contemporânea, através do programa on-line Sala de Diálogos, em parceria com o Centro de Processamento de Dados da UFSM. Em tempo real, há possibilidade de interação do internauta por meio de um chat on-line, viabilizando a troca de informações, perguntas e resposta com o convidado durante o programa ao vivo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com Hans Belting (2006), pode-se pensar que a assimilação da arte sofreu modificação: antes era feita por meio da observação; no entanto, na contemporaneidade, se dá através da participação e da interação, gerando relações dinâmicas entre artista<>obra<>público. O público busca informação através das mídias digitais e o contexto da arte deve se adaptar. Museus e galerias legitimam obras ao longo da história e hoje se adaptam às necessidades de seu tempo para facilitar o acesso, a exemplo o Louvre (Paris, França), que disponibiliza material digital de seu acervo, online.
A Guilda Galeria apresenta-se, primeiramente como uma investigação no campo da história da arte contemporânea, e na sequência como um espaço de informação e de divulgação de poéticas visuais no ambiente virtual. Nesse sentido, aproxima-se do público e dos hábitos da sociedade contemporânea. Com a consolidação do ciberespaço, como possibilidade de criação, exposição, divulgação e disponibilização da produção artística, surgem novos ambientes para a arte contemporânea. O ciberespaço é compreendido então como um lugar em que se permite o acesso a diversas informações, passíveis de interação em qualquer momento (LÉVY, 2000, p.13).
CONCLUSÕES:
Nesta fase da pesquisa foram reconhecidos trinta artistas locais, suas respectivas poéticas visuais, para disponibilização na Guilda Galeria http://guildagaleria.blogspot.com. A Guilda inseriu-se no cenário cultural da cidade, contribuindo a discussão e divulgação da produção em Artes Visuais, vinculada a UFSM. Nesse sentido os objetivos foram atingidos, sobretudo porque permitiram perceber as interrelações entre o artista, o meio acadêmico e o público em geral. A parceria com a TV Campus, permitiu a troca de informações e ampliou a possibilidade de desenvolver material audiovisual, fato que abriu espaço para o desenvolvimento de vídeos e entrevistas independentes. Acredita-se que a expansão da pesquisa teórica e seu alcance através dos meios digitais utilizados até o momento, pensando nas relações mais próximas com a curadoria, proporcionam à Guilda Galeria um caráter mais abrangente a partir da realização de exposições online e físicas. Da mesma forma que a população em geral se adapta e faz uso dos novos dispositivos, o papel do artista e dos próprios espaços legitimadores e disseminadores da arte também é o de caminhar em parceria com as possibilidades tecnológicas de seu tempo.
Palavras-chave: Arte e tecnologia, Ciberespaço, Espaços expositivos.