65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E NUTRIENTES EM DIFERENTES SISTEMAS DE LODOS ATIVADOS
Dayane de Andrade Lima - Graduanda em Tecnologia em Saneamento Ambiental - IFCE
Jéssyca de Freitas Lima - Graduanda em Tecnologia em Saneamento Ambiental - IFCE
Rosângela Maria da Silva - Graduanda em Tecnologia em Saneamento Ambiental - IFCE
Jarbas Rodrigues Chaves - Mestrando em Tecnologia Ambiental – IFCE
Heraldo Antunes Silva Filho - Professor do IFCE – Campus Limoeiro do Norte
Elivânia Vasconcelos Moraes dos Santos - Professora do IFCE – Campus Limoeiro do Norte.
INTRODUÇÃO:
O lançamento de efluentes não tratados em corpos hídricos podem ocasionar o processo de eutrofização no mesmo, devido à presença de nutrientes, notadamente o nitrogênio e fósforo, tendo como consequência o crescimento excessivo de algas. Para evitar o processo de eutrofização, torna-se necessário projetar, executar e operar sistemas de tratamento que, além de remover materiais orgânicos e sólidos suspensos, sejam capazes de remover esses nutrientes. Os sistemas de lodo ativado se distinguem de outros sistemas de tratamento biológico de esgotos por oferecerem a possibilidade de remover nitrogênio e fósforo, a utilização dos sistemas de lodos ativados tem crescido consideravelmente devido à boa qualidade do efluente. A remoção de nutrientes além de ter importante repercussão sobre a qualidade do efluente e, consequentemente, da água do corpo de receptor, também influi fortemente sobre o desempenho do sistema de tratamento em questão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho visa comparar sistemas de lodos ativados UCT e RBS-Granular na remoção de matéria orgânica e nutrientes de forma simultânea.
MÉTODOS:
Foram montados dois sistemas de lodo ativado, um sistema University of Cape Town - UCT em regime continuo de alimentação, com características de lodo floculento e um sistema Reator em Batelada Sequencial com estratégias para granulação – RBS Granular. O esgoto usado para alimentação dos sistemas possuía características doméstica proveniente de instalações sanitárias do IFCE campus Limoeiro do Norte. O desempenho de cada sistema foi avaliado a partir da concentração dos poluentes encontrado inicialmente no esgoto bruto e posteriormente no efluente tratado, a partir dos parâmetros: nitrogênio, fósforo e material orgânico, garantido suporte para comparar a eficiência dos sistemas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os resultados obtidos é possível afirmar que em relação ao parâmetro DQO o sistema UCT obteve uma remoção mais acentuada que o sistema RBS - Granular. A remoção média de DQO foi de 66,71% para o RBS-Granular e de 74,48% para o UCT, tendo que o UCT mostrou um desempenho superior em 7,7% a mais na remoção de matéria orgânica em relação ao outro sistema. Por ocorrer o processo de nitrificação a amônia que vem no esgoto bruto é convertida a nitrito e/ou nitrato passando às formas mais oxidas, esses parâmetros tiveram seus valores aumentados em relação aos valores encontrados inicialmente no esgoto bruto, devido às reações bioquímicas que ocorrem nos sistemas pelo processo de nitrificação, tem-se que para removê-lo efetivamente é necessário promover o processo de desnitrificação. Contudo o processo de nitrificação foi efetivo, obteve-se a remoção de amônia de 82,54% para o sistema UCT e de 54,80% para o RBS Granular. Ambos os sistemas mostraram-se parcialmente bons para remover o nutriente fósforo considerando a dificuldade de removê-lo, o RBS-Granular teve eficiência um pouco maior em relação ao UCT, tendo um desempenho de 2,1% a mais.
CONCLUSÕES:
A partir dos valores obtidos pode se concluir que as configurações de lodos ativados estudadas mostraram se uma forma eficiente no tratamento de águas residuarias, pois teve uma boa remoção nos parâmetros nitrogênio, DQO e fósforo. O sistema UCT obteve melhor desempenho para os parâmetros DQO e amônia em relação ao sistema RBS- Granular. O RBS-Granular apresentou uma eficiência na remoção de fósforo superior em relação ao UCT, tendo um desempenho de 2,1% maior.
Palavras-chave: Fósforo, Nitrogênio, Sistema de Lodo Ativado.