65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
UNILAB: Sociabilidade e redes sociais dos estudantes oriundos dos PALOP
Cesaltina Gomes Cravid Pires dos Santos - Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira
Carlos Subuhana - Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira
José Wilton Soares de Brito Souza - Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira
INTRODUÇÃO:
O trabalho aqui apresentado faz parte de um projeto de pesquisa, que tem como proposta fazer um mapeamento das trajetórias de estudantes provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP, que estão a fazer seus cursos universitários, em nível de graduação, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A UNILAB está sediada no município de Redenção/Ceará e nasce com a missão de formar recursos humanos em condições de contribuir para a integração dos oito países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, bem como promover o desenvolvimento regional, o intercâmbio cultural, científico e educacional entre estas nações. Além disso, compromete-se a promover a defesa, enriquecimento, e difusão da língua portuguesa por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A instituição prioriza temas de interesse convergente, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração desta rede de países.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para o fortalecimento das relações de cooperação do ensino superior público entre Brasil e os países africanos. Analisar as trajetórias e experiências sociais e culturais de estudantes africanos beneficiários do Projeto UNILAB. Conhecer e descrever a perspectiva e/ou a expectativa dessa população universitária, acerca dos programas de cooperação bi-lateral e multilateral.
MÉTODOS:
O material foi coletado através de pesquisas bibliográficas acerca do tema em questão, de entrevistas (com questões fechadas e abertas) com estudantes oriundos dos PALOP que estão fazendo cursos na UNILAB. Durante a pesquisa estão sendo utilizados tanto o método qualitativo como o quantitativo - a observação direta e participante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O material coletado nos habilita a afirmar que os nossos interlocutores, nos seus primeiros dias de estadia aqui no Brasil dizem ser difíceis, devido a questão da saudade do País de origem, familiares, amigos, e cria-se uma expectativa em relação a cidade, pois, eles esperam algo parecido com “Rio de Janeiro” , “São Paulo”, e outras metrópoles que nãos se assemelham-se com a cidade em que realmente residem, ”Redenção”. Em termos de lazer, observa-se que as festas são feitas de maneira não restrita a somente estudantes da mesma nacionalidade, mas sim, com todos, incluindo os brasileiros e timorenses. As festas são anunciadas via “facebook” ou por panfletos colados na universidade, nas ruas e em outros ambientes sociais. Os relacionamentos entre os africanos são diversificados, pois, uma grande parte prefere ter relacionamento com pessoas de nacionalidades diferentes da deles, todavia desejam novas experiências, com novos costumes e hábitos. Contudo outra pequena parte prefere ter relacionamento com pessoas da mesma nacionalidade, porém, essa pequena parte é muito ligada a tradição do seu país de origem, considerando ser mais fácil ter uma relação amorosa com pessoas do mesmo país. Em relação às amizades, há uma grande integração, não tem havido casos de rivalidades entre nacionalidades diferentes nem em comum.
CONCLUSÕES:
Os estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP, matriculados em cursos de graduação na UNILAB, têm uma semelhança em se comunicar com amigos, familiares, professores, principalmente pelas redes sociais e telefones. Normalmente preferem viver com pessoas vindas do mesmo país, mas há suas exceções. Dizem achar uma grande diferença entre morar com pessoas de países distintos, devido a seus hábitos, culturas, costumes e religiões diferentes. No momento, muitos são os que almejam terminar a sua graduação e voltar ao seu país de origem, outros simplesmente sonham com um futuro risonho no Brasil.
Entretanto, acreditamos que o emergir de dados novos e significativos podem permitir descobertas de extrema importância para se pensar o intercâmbio acadêmico, o fomento a pesquisas e a cooperação do ensino superior público entre África e Brasil e, ainda, proporcionar uma reflexão mais teórica do sentido dos deslocamentos com finalidade de estudo.
Palavras-chave: Sociabilidade e Redes sociais, Deslocamento estudantil, Cooperação Sul-Sul (Brasil/África).