65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAETITÉ
Leidiane Soares Pereira - Depto. de Educação- campus XII- UNEB
Marinete da Frota Figueredo - Depto. de Educação- campus XII- UNEB
Fausta Porto Couto - Profa. Ms./Orientadora - Depto. de Educação- campus XII- UNEB
INTRODUÇÃO:
Discutir as práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem no âmbito da Educação Física se trata de um elemento que perpassa por vários conceitos dos quais são construídos conforme a aplicação de seu agente. Diante disso, Libâneo (1994) afirma que, a prática de avaliação nas escolas tem sido tema de muitas discussões e críticas, especificamente ao fato de se reduzir à função de controle, preconizando o aspecto quantitativo. Na área da Educação Física, essa questão é um desafio, pois, durante muito tempo o desempenho técnico nas habilidades motoras dos alunos foi priorizado. Com o intuito de aproximar o aluno à realidade concreta da Educação, esse estudo se constitui em uma experiência/vivência no componente curricular “Dimensões do processo Avaliativo” com o intuito de analisar como os professores avaliam o processo de ensino aprendizagem da Educação Física, a partir de identificação de conceitos, instrumentos, bem como a verificação se a avaliação formativa é utilizada pelos professores durante o processo ensino aprendizagem. Postulamos a avaliação formativa por ser um elemento que fez parte de várias discussões pertinentes à disciplina e por se constituir uma base para um diálogo de superação da atual conjuntura da avaliação no processo educativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar a avaliação utilizada pelos professores de Educação Física de uma escola municipal de Caetité/BA, a partir da identificação de conceitos, instrumentos utilizados, bem como a verificação se a avaliação formativa é utilizada pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem.
MÉTODOS:
A pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois tem a finalidade de desenvolver, esclarecer alguns conceitos (GIL, 2006). Para Andrade (1999), este tipo de pesquisa é o primeiro passo de todo trabalho cientifico, podendo-se constituir como trabalho preparatório ou preliminar para outro tipo de pesquisa.Como instrumento de coleta de dados realizou-se uma entrevista semiestruturada. Segundo Gil (2006) com a entrevista, o entrevistador dá ao entrevistado (a)a liberdade de expor sobre o assunto.
O universo da pesquisa foi uma escola municipal de Caetité, localizada na zona rural do município de aproximadamente atende 350 alunos, a qual a pedido da direção, não será divulgada o nome a mesma. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2012, tendo como sujeitos duas professoras, das quais são encarregadas pela disciplina de Educação Físicaa cerca de oito anos nessa escola, porém apenas uma delas é formada na área.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que professoras conceituam avaliação a partir dos instrumentos utilizados, as mesmas declararam empregar a nota pela participação dos alunos às aulas como principal elemento, pois é um meio de conseguir a participação de todos. Fato que nos fazem refletir, pois o vivenciar é fundamental no programa de ensino e de avaliação em Educação Física, exatamente por ter como especificidade dos conteúdos de caráter prático, porém, este vivenciar deve vir acompanhado de um significado de práxis, para que o aluno além de vivenciar, possa refletir o contexto histórico, social, político e cultural existentes na essência dos conteúdos.Além disso, também são utilizados como instrumentos de avaliação: provas, trabalhos em grupo e trabalhos individuais, durante o processo de ensino aprendizagem. Quanto à avaliação formativa os professores relatam usar esse tipo de avaliação, em contradição contatamos que a nota é o principal objetivo das avaliações, não existe um acompanhamento ao aluno durante o processo de ensino e, não há um retorno dessas avaliações, o que demonstra um distanciamento dessa prática com a avaliação formativa que tem como objetivo avaliar o aluno de forma processual e não punitiva, dando um retorno para os alunos.
CONCLUSÕES:
Os achados desse estudo evidenciam que, a visão das entrevistadas sobre avaliação ainda está muito ligada a aspectos voltados para a classificação e julgamento do aluno, considerando parâmetros a serem atingidos, selecionando e classificando alunos, o que denota a necessidade de uma reflexão sobre essa problemática, pois se trata de um fruto de uma tradicionalidade ainda existente na Educação Física. Constatamos que há a necessidade de o professor afirmar a Educação Física na escola e, isso vai de encontro à proposta da avaliação formativa em que o aluno e o professor aprendem e são avaliados juntos, pois oportuniza tanto o professor quanto ao aluno a localização das dificuldades encontradas no processo educativo, possibilitando a sua reorganização. Essa prática ainda se apresenta distante da prática pedagógica dos professores entrevistas e, para que esse quadro se reverta é imprescindível que haja um melhor tratamento desse temadesde o processo de formação docente, algo pouco discutido nesse espaço. Além disso, é preciso investir na formação continuada dos professores, pois, apesar da existência de propostas inovadoras sobre a avaliação no processo educativo, existem inúmeras dificuldades no que diz respeito à prática desse elemento.
Palavras-chave: Práticas avaliativas, Educação Física Escolar, Aprendizagem.