65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
AVALIAÇÃO DO DESCARTE DE RESÍDUOS DE ÓLEO DE FRITURA POR ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO AMAZONAS
Ana Karolina Gaia de Souza - IFAM-Presidente Figueiredo
Gyovanni Augusto Aguiar Ribeiro - IFAM-Presidente Figueiredo
Fernanda Tunes Villani - IFAM-CMC
Paulo Henrique Rocha Aride - IFAM-Presidente Figueiredo
INTRODUÇÃO:
Os problemas ambientais, não se apresentam de forma isolada, e em geral um determinado problema leva ao surgimento ou agravamento de outro. O município de Presidente Figueiredo, apesar de ser um município pequeno, já apresenta problemas ambientais que devem ser oportunamente resolvidos, como os resíduos urbano e sua deposição em local adequado.
Nos municípios Brasileiros e no Estado do Amazonas, menos de 5% da rede de esgoto é tratada, e os dejetos são lançados nos cursos d'água, causando um sério problema ambiental. Dentre estes poluentes comumente lançados está o resíduo de óleo de frituras, de uso doméstico e comercial.
O resíduo de óleo não reaproveitado, contamina os cursos d'água numa proporção de 1 L de óleo para cerca de 10000 L de água, prejudicando toda a biodiversidade, inclusive o próprio homem. Uma forma racional para se combater este tipo de poluição dos recursos hídricos, é a realização da coleta seletiva deste resíduo e a sua estocagem em local apropriado para posterior transformação em produtos alternativos tais como detergente, sabão ou biodiesel.
Este estudo visa, avaliar a forma de descarte de óleo de fritura por lanchonetes, restaurantes junto a comunidade do município de Presidente Figueiredo-Amazonas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o descarte do resíduo de óleo de frituras por estabelecimentos comerciais do setor de alimentação de Presidente Figueiredo e contribuir com a Educação Ambiental do município.
MÉTODOS:
Este estudo foi realizado no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. Os resultados foram obtidos por meio de aplicação de questionários semi-estruturados com perguntas sobre a infra-estrutura, rede de abastecimento de água e esgoto, coleta domiciliar de lixo, pavimentação e aspectos ligado aos descarte dos resíduos produzidos por cada um dos 20 estabelecimentos estudados. Os estabelecimentos do setor de alimentação foram entrevistados em 2011 e 2012, e foram escolhidos aleatoriamente para aplicação do questionário. Os questionários foram aplicados in loco, em seguida os dados foram tabelados em planilhas e confecção de gráficos e tabelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre os estabelecimentos visitados, 100% (20 pontos comerciais) eram construídos em alvenaria e 90% (18 pontos comerciais) eram abastecidos com rede pública de água sendo apenas 10% (2 pontos comerciais) com abastecimento próprio. Nenhum dos estabelecimentos declarou realizar algum tipo de tratamento da água como cloração ou mesmo fervura.
Quanto a coleta de lixo 90% (18 pontos comerciais) dos estabelecimentos declararam possuir coleta regular de lixo e acham que o serviço é satisfatório, apenas 20% (4 pontos comerciais) realizam alguma coleta seletiva de lixo.
De acordo com os entrevistados o resíduo orgânico é o produzido em maior quantidade. O óleo de fritura em geral é apenas mais um entre os resíduos produzidos e tem seu descarte feito de diferentes formas, sendo a mais comum o acúmulo em garrafas pets posteriormente depositadas no lixo comum ou o despejo em ralos de pias.
Foi verificado que 90% (18 pontos comerciais) dos estabelecimentos visitados tem conhecimento de que o óleo residual de fritura é um problema ambiental;
Entre os comerciantes 90% (18 entrevistados) acreditam que os impactos gerados pelas suas atividades podem ser mitigados, por algum projeto de proteção ao meio ambiente, no entanto, apenas 10% ( 2 entrevistados) tem conhecimento de projetos desta natureza.
CONCLUSÕES:
Não foi constatado coleta seletiva de lixo nos estabelecimentos estudados;
Entre os entrevistados há o consenso de que o lixo e o resíduo do óleo de fritura são problemas a serem enfrentados. Todos os entrevistados concordam que haverá aumento de sua renda e da qualidade de vida no município com a preservação do meio ambiente e 90% dos entrevistados concordam em contribuir com projetos voltado a preservação ambiental.
Palavras-chave: Reciclagem na Amazônia, Meio Ambiente, Educação Ambiental.