65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
BRASIL: NUNCA MAIS – DITADURA MILITAR
Vittórya Larah Torres Silva - Escola Estadual de Ensino Profissional Júlia Giffoni
Victoria Alves Ferreira - Escola Estadual de Ensino Profissional Júlia Giffoni
Leilane Santos Bezerra - Professora Orientadora
INTRODUÇÃO:
Pode-se definir a ditadura militar como sendo o período da política brasileira (entre os anos de 1964 e 1985) em que os militares governaram o Brasil, caracterizado pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Atualmente o Brasil, distante da “ditadura militar”, sonha com projetos de reconstrução política, onde as leis começam a ser repensadas. O regime pós 64 se transformou numa ditadura repressiva que usou da prática de tortura e assassinatos de cidadãos para eliminar os opositores políticos e os grupos subversivos. Na política, o período foi marcado pelo fortalecimento do poder Executivo Federal que exerceu amplo controle sobre os poderes Legislativo e Judiciário.
Estabeleceram-se rígidas regras para o exercício da oposição política e eleições indiretas para os cargos de governador e presidente da República. Na área econômica, o governo incentivou os investimentos estrangeiros no país, estimulou as exportações e o crédito ao consumidor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Visando informar a população sobre os fatos ocorridos durante o regime, ainda ocultos pela mídia e pelo governo, esse projeto foi criado para proporcionar um maior esclarecimento sobre o assunto, incluindo outras formas de “ditadura” vividas no dia a dia por alguns brasileiros.
MÉTODOS:
Fez-se um questionário contendo três perguntas no qual foi aplicado no terminal de ônibus do bairro Parangaba, em Fortaleza (Ce) no dia 29 de setembro de 2012. O mesmo tinha o intuito de identificar o grau de conhecimento da população sobre o assunto referido. Um trabalho informativo também foi realizado, por meio de colagem de cartazes por toda a EEEP Júlia Giffoni e no terminal da Parangaba.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os cento e noventa e três entrevistados, evidencia-se a falta de conhecimento sobre a ditadura militar em 66% deles, além disso, 73% se interessam e gostariam de saber um pouco mais sobre o assunto e 81% concordam com a divulgação e o esclarecimento dos fatos ocorridos durante o período do regime. Os dados comprovam as expectativas, de que a maioria da população não possui o conhecimento necessário, mas mostram interesse no assunto, visto que o fato ocorreu com grande intensidade em nosso país. O projeto obteve resultados positivos e atingiu os seus objetivos que seria disseminar a importância do conhecimento sobre a Ditadura militar, despertando interesse e curiosidade dos jovens e da comunidade escolar. Em seguida, o trabalho ganhou aprovação dos professores e da direção escola e foi apresentado na I Mostra de Ciências e Cultura da EEEP Júlia Giffoni, em Fortaleza. Recebendo a premiação de 1º lugar na categoria de Ciências Humanas e 2º lugar na feira da Sefor (Secretária de Educação de Fortaleza).
CONCLUSÕES:
A ditadura militar foi um governo onde o poder político estava nas mãos dos militares. Houve a supressão de liberdade individual e a criação de um código do processo penal militar, o qual o exército brasileiro e a política militar do Brasil puderam prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, impossibilitando qualquer revisão judicial, onde pessoas eram torturadas e não tinham liberdade de expressão. Atualmente, foi sancionada a comissão da verdade, com a finalidade de identificar os participantes de toda essa crueldade. Com este trabalho conseguiu-se divulgar a história do Brasil, onde está incluso o período da Ditadura Militar, além de verificar os conhecimentos da população fortalezense sobre os fatos históricos e dos principais conflitos sociais da época, que ainda refletem na atualidade. Espera-se que aos poucos, através do processo de sensibilização e de divulgação, mais jovens se interessem pela história do nosso país, visto que vivemos constantemente em meio a várias formas de “ditadura” como a da beleza, do consumo, da televisão e dentre outras.
Palavras-chave: Opressão, História, Informatização.