65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CIRÚRGICO
Raquel Leda de Arruda - Curso de Enfermagem - CCSST – Universidade Federal do Maranhão- Imperatriz- MA
Bruna Mayara Oliveira Silva - Curso de Enfermagem - CCSST – Universidade Federal do Maranhão- Imperatriz- MA
Edvane Dias Teles - Curso de Enfermagem - CCSST – Universidade Federal do Maranhão- Imperatriz- MA
Érica Almeida Nicácio - Curso de Enfermagem - CCSST – Universidade Federal do Maranhão- Imperatriz- MA
Ytallo Juan A. S. Pereira - Curso de Enfermagem - CCSST – Universidade Federal do Maranhão- Imperatriz- MA
Thiago Moura de Araújo - Prof. Drº. /Orientador – Curso de Enfermagem – CCSST – UFMA – Imperatriz – MA
INTRODUÇÃO:
A assistência de enfermagem prestada aos indivíduos vem passando por diversas transformações em decorrência da evolução do conhecimento, desencadeadas pelas evidências relacionadas ao cuidado de enfermagem. O avanço nas ações de enfermagem trouxe grandes benefícios para os pacientes, principalmente relacionados à prevenção e tratamento de feridas. Estas lesões são citadas mundialmente como um problema de saúde pública, acometendo os indivíduos nas diversas faixas etárias e contribuindo para complicações no período de internação. Algumas condutas são realizadas pelos profissionais de saúde, buscando minimizar o surgimento de feridas ou agravamento, porém quando não é possível preveni-las, seu surgimento acarreta: prolongamento na internação; necessidade de profissionais especializados para um melhor resultado no tratamento da lesão; maior risco de infecção; e, consequentemente, custos para o paciente e a instituição. Entre as complicações cirúrgicas, a que gera maior preocupação para os profissionais envolvidos é a possibilidade de infecção do sítio cirúrgico. Nestas situações, o enfermeiro deve intervir de maneira que pacientes e familiares tomem ciência dos fatos e saibam agir diante deles.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Capacitar pacientes e acompanhantes quanto aos cuidados com a ferida cirúrgica.
MÉTODOS:
Trata-se de um relato de experiência trazendo a descrição do que foi observado durante oficinas-palestras desenvolvidas com 67 pacientes e 62 acompanhantes da clínica cirúrgica de um hospital do município de Imperatriz-MA. Os temas das palestras foram relacionados aos cuidados com a ferida operatória (FO), relacionando a FO e suas principais complicações, fatores que podem interferir no processo de cicatrização e técnica correta de lavagem das mãos. As ações eram desenvolvidas semanalmente nas enfermarias. Na ocasião, acompanhantes e pacientes eram orientados a observar o aspecto da FO e se detectassem alguma alteração comunicar a equipe de enfermagem. Era realizada ainda, a demonstração da forma correta da lavagem das mãos e limpeza da FO. Depois de cada palestra, era aberto espaço aos participantes para discussão e esclarecimento de dúvidas. Esta experiência foi realizada através de um projeto de extensão e inclui a observação e participação de ações educativas desenvolvidas com pacientes cirúrgicos de novembro de 2012 a janeiro de 2013 nas quais houve o consentimento implícito dos estudantes, usuários, docentes e profissionais da equipe de saúde envolvidos nas práticas. Para a realização das atividades foram utilizados cartazes e folders.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante as ações educativas observou-se que a maioria dos participantes não tinha conhecimento a respeito das principais complicações da FO, a saber: deiscência, evisceração, infecção e hemorragia, bem como dos fatores que poderiam interferir no processo de cicatrização, como alimentação inadequada, consumo de álcool e/ou tabaco, automedicação e estresse. Percebeu-se ainda que grande parte dos pacientes e acompanhantes desconhecia ou não realizava a técnica correta da lavagem das mãos antes de manipular a FO. Ademais, referiam fazer uso de medicamentos fitoterápicos e afirmavam desconhecer a técnica usada durante crises de tosse, segurar levemente uma almofada sobre a região, para evitar possíveis complicações. A partir desses resultados verificou-se a importância da equipe de enfermagem na conscientização quanto aos cuidados com a ferida cirúrgica, somando-se a isso a contribuição de projetos de extensão relacionados ao tema, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes em questão.
CONCLUSÕES:
A educação em saúde na prática profissional é de grande importância para a promoção e prevenção de agravos que atingem o ser humano. Sendo assim, diante da realização dessa ação ocorreu troca de conhecimentos entre profissionais e pacientes. Percebeu- se diante da experiência que o uso de recursos visuais proporciona ao público uma visão real da situação. Foi observado um resultado positivo das ações educativas com os pacientes internados e acompanhantes, uma vez que a maioria demonstrou entendimento sobre os principais cuidados com a FO no ambiente hospitalar e domiciliar, com o objetivo de ter uma boa cicatrização. Portanto com base nos resultados pelas práticas educativas acreditamos na reconstrução do agir dos pacientes no que diz respeito às questões dos principais cuidados com a FO.
Palavras-chave: Educação em saúde, Promoção da saúde, Assistência ao paciente.