65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
A APLICAÇÃO DA “CAIXA DO CONHECIMENTO”: UMA FERRAMENTA INOVADORA AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Lídia Gardênia Oliveira Moraes - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
José Carlos Aragão Silva - Prof. Dr. /Coordenador - PIBID/UFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
A finalidade deste trabalho é apresentar as contribuições da “caixa do conhecimento” no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wickhein (EFA), localizada na zona rural do município de Codó – MA. Trata-se de uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) através do projeto de Iniciação a Docência em meio à alternância, o qual tem realizado atividades pedagógicas, tendo em vista, as dificuldades observadas em relação à leitura e a escrita dos discentes da EFA.
A utilização desse recurso têm sido relevante no que diz respeito à aquisição de conhecimento, uma vez aplicada de forma lúdica, desperta o gosto pela leitura, e consequentemente, pela escrita. De forma que essas habilidades são favorecidas pelo contato direto dos alunos com os recursos usados no desenvolvimento das atividades, que são: fábulas, contos literários, poemas, revistas e jornais, enfatizando temas diversos que são relacionados aos conteúdos disciplinares regulares abordados pelos docentes da instituição onde ocorre o projeto. Com efeito, busca-se possibilitar aos discentes percepções de várias facetas de sua realidade e uma visão crítica, cultural, social e política do meio em que estão inseridos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho visa expor as atividades exercidas pelos bolsistas do PIBID na EFA, focando especialmente, à atividade pedagógica/metodologia da “caixa do conhecimento”, como ferramenta que auxilia os professores da EFA na construção/produção de conhecimento em conjunto com seus alunos, incentivando as práticas da leitura e escrita que contribui para a formação dos discentes e docentes.
MÉTODOS:
Com a finalidade de facilitar a compreensão e melhorar a leitura e a escrita dos alunos da Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wickhein (EFA), os bolsistas do PIBID/UFMA/Campus Codó aplicaram a ferramenta metodológica denominada “caixa do conhecimento”. Trata-se de um instrumento com características simples e de fácil aplicação, onde, a partir de fábulas, contos literários, poemas, revistas e jornais, formam-se grupos de leitura, produções textuais e peças teatrais, de modo a envolver os alunos de forma literal, relacionando os conteúdos lidos e trabalhados a temas ligados à realidade que os cercam, tendo ainda como objetivo possibilitar um olhar crítico e de valorização do seu contexto social, afim de que o discente possa contribuir intervindo positivamente no seu desenvolvimento educacional.
A atividade foi executada em etapas, sendo que a primeira foi a de seleção e organização dos conteúdos. Na segunda houve a divulgação do projeto; e na terceira o mesmo foi apresentado para alunos e professores da EFA, em forma de teatro, pelos bolsistas. Por fim, a terceira e última etapa foi a prática, observação e avaliação do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao refletir sobre temas condizentes com a sua realidade de forma lúdica, através do contato direto com o objeto de trabalho e pesquisa, percebe-se que a atividade docente se torna mais fácil e aceitável, tendo em vista as diversas possibilidades que a atividade pode despertar nos alunos.
Podemos considerar que a atividade executada, “a caixa do conhecimento”, na Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wickhein (EFA), teve resultados satisfatórios, em relação aos processos de ensino-aprendizagem, sendo perceptível um avanço no desenvolvimento das atividades pedagógicas dos alunos tanto na leitura, quanto na sua escrita, além de despertar, também, uma aptidão artística, através dos exercícios práticos de encenação das obras literárias, contos, fábulas, e produção textual, quebrando, desse modo, a timidez, concomitante à melhora de seus posicionamentos diante de situações diversas na sala de aula.
CONCLUSÕES:
É possível constatar que essa atividade foi exitosa quanto o objetivo proposto, tendo em vista os resultados alcançados/demonstrados pelos discentes nas atividades trabalhadas através da ferramenta aplicada, o que ocasionou uma relevante e favorável transformação nas atitudes dos alunos frente à realidade educacional que vivem. A ferramenta possibilitou também aos professores recorrerem a meios alternativos para facilitarem tanto a transmissão, como a assimilação do conhecimento por ambas as partes, de modo que esta afirmação nos permite avaliar positivamente nossa participação enquanto bolsistas com o objetivo de levar meios inovadores e ao mesmo tempo acessíveis ao nosso campo de trabalho.
Palavras-chave: Caixa do conhecimento, Ensino-aprendizagem, EFA.