65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO BIOLÓGICA DE NOVOS AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS 3-BENZIL-5-BENZILIDENO-TIAZOLIDINA-2,4-DIONA
Camila Gabriela Xavier de Brito - Departamento de Antibióticos – UFPE
Sanderssonilo de Albuquerque dos Santos - Departamento de Antibióticos – UFPE
Aline Stamford Henrique da Silva Guerra Gatis Carrazzoni - Departamento de Anbitióticos – UFPE
Teresinha Gonçalves da Silva - Prof. Dra. - Departamento de Anbitióticos – UFPE
Ivan da Rocha Pitta - Prof. Dr. - Departamento de Antibióticos – UFPE
Maria do Carmo Alves de Lima - Prof. Dra. / Orientadora - Departamento de Anbitióticos – UFPE
INTRODUÇÃO:
A resposta inflamatória é um conjunto complexo de interações entre fatores solúveis e células desencadeada em resposta a infecções e lesão tecidual, cujo principal objetivo é promover proteção aos tecidos, destruindo o estímulo lesivo e limitando os danos no local da injúria. No entanto, se os mecanismos de destruição do agente agressor ocorrem de forma exacerbada, a inflamação pode resultar em efeitos deletérios para o próprio organismo.
Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) são amplamente utilizados para o tratamento da inflamação e estão entre os medicamentos mais prescritos no mundo. O seu mecanismo de ação se baseia na inibição da enzima ciclooxigenase (COX), que converte o ácido araquidônico das membranas celulares em prostaglandinas e tromboxanos, que atuam no processo inflamatório. Contudo, os AINES possuem efeitos adversos aos rins e à mucosa gástrica, causando ulcerações e hemorragias.
Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antiinflamatória de derivados tiazolidínicos, buscando o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos mais eficazes e menos tóxicos ao organismo, mas ao mesmo tempo com custo acessível à população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo a avaliação da possível atividade antiinflamatória de derivados 3-benzil-5-benzilideno-tiazolidina-2,4-diona através dos modelos biológicos da peritonite induzida por carragenina e determinação dos níveis de óxido nítrico.
MÉTODOS:
Para o teste da peritonite induzida por carragenina, os camundongos machos adultos albinos swiss (Mus musculus) foram divididos em quatro grupos de acordo com a substância administrada via oral: LPSF/GQ – 246, LPSF/GQ-251, Dexametasona e solução salina (grupo controle). Uma hora após o tratamento, a inflamação foi induzida pela administração intraperitoneal de 0,1 mL/10 g de carragenina (1% em salina, p/v), e, após quatro horas, os animais foram eutanasiados, sendo injetado na cavidade peritoneal 2 mL de uma solução de PBS contendo EDTA (3 µM). A contagem de leucócitos totais foi realizada em analisador hematológico, os exsudatos foram centrifugados e o sobrenadante foi utilizado para a análise de citocinas.
Para avaliação da produção de oxido nítrico (NO), foram analisadas as concentrações de nitrato presentes no sobrenadante do exsudato obtido no teste anterior. Uma alíquota de 50 µl de cada amostra foi transferida para uma microplaca e incubada com 50 µl de reagente de Griess por 10 min a temperatura ambiente protegido da luz. A absorbância foi medida em 540 nm em leitor de microplacas ELISA e a concentração de nitrato foi calculada baseada em uma curva padrão de nitrato de sódio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A escolha da avaliação biológica dos derivados tiazolidínicos neste trabalho se deve ao envolvimento desse grupo farmacológico na regulação de diferentes processos fisiológicos, incluindo a reação inflamatória. Ao inibir a produção de citocinas pró-inflamatórias e a expressão da enzima óxido nítrico sintase e de moléculas de adesão celular, as tiazolidinas diminuem a magnitude da inflamação.
No teste da peritonite induzida por carragenina, que avalia a migração leucocitária para a cavidade peritoneal após a indução da inflamação por carragenina, os derivados tiazolidínicos LPSF/GQ-246 e LPSF/GQ-251 apresentaram inibição de 80,6% e 58,3%, respectivamente, frente à atividade inibitória de 80,7% da dexametasona.
Entretanto, ao realizar-se a avaliação da produção de óxido nítrico no exsudato, observou-se que o derivado mais eficaz na redução dos níveis de óxido nítrico foi o LPSF/GQ-251, que apresentou resultado similar à dexametasona (redução de 91,1%) em comparação à redução de 72,6% apresentada pelo LPSF/GQ-246. Esta diferença nos resultados dos modelos experimentais pode ser explicada pela posição ocupada pelo substituinte bromo no anel benzilidênico dos compostos, que é para no LPSF/GQ-246 e meta no LPSF/GQ-251.
CONCLUSÕES:
Os derivados tiazolidínicos se mostraram eficientes tanto no modelo da peritonite induzida por carragenina quanto na redução dos níveis de óxido nítrico. O composto mais eficiente em inibir a migração leucocitária foi o LPSF/GQ-246, entretanto, o LPSF/GQ-251 apresentou maior redução dos níveis de óxido nítrico.
Os resultados deste trabalho comprovam mais uma vez a atividade antiinflamatória das tiazolidinas, investigada em trabalhos anteriores. No entanto, precisam ser feitos estudos acerca da relação entre estrutura e atividade, que pode ter influenciado na diferença de desempenho entre os dois compostos nos testes biológicos realizados, e acerca dos efeitos colaterais do tratamento.
Palavras-chave: Tiazolidinas, Óxido nítrico, Migração leucocitária.