65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE CREUSA DO CARMO ROCHA ATRAVÉS DO PROJETO "RAÍZES DO BRASIL: A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO"
Jean Carlos Barbosa de Sousa - Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Creusa do Carmo Rocha – SEDUC-CE
INTRODUÇÃO:
É sabido que a população brasileira é fruto de uma grande miscigenação ocorrida no Brasil ao longo de sua história, em virtude da mistura de vários grupos raciais que migraram para nossas terras, seja de forma voluntária ou forçada. Assim sendo, o projeto intitulado "Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro" foi desenvolvido na E.E.E.P. Creusa do Carmo Rocha em Fortaleza (CE) nos anos de 2011 e 2012 como uma intervenção pedagógica interdisciplinar que permitisse aos estudantes das turmas de ensino médio a possibilidade de refletirem sobre as origens e a herança cultural do povo brasileiro. Para que os alunos pudessem apreender os diversos processos e experiências históricas que demarcaram a construção do povo brasileiro, realizou-se um conjunto de atividades de estudo e pesquisas, e viabilizado uma integração entre diferentes mídias e conteúdos das disciplinas da área de Ciências Humanas ensinadas na escola. Optou-se por utilizar as teorias de Sergio Buarque de Holanda, presentes na obra Raízes do Brasil, e de Darcy Ribeiro, presentes na obra O Povo Brasileiro, como norteadoras dos caminhos a serem percorridos por essa pesquisa, tendo em vista que somos uma nação marcada pelas contradições do confronto e da convivência, com traços que ainda se mostram vivos no dia-a-dia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apreender os caminhos que levaram o Brasil às diferenças sociais no processo de formação nacional; Conhecer a composição étnica do povo brasileiro; Estimular o convívio com a diversidade cultural étnica; Conscientizar o corpo discente sobre identidade, dignidade e igualdade.
MÉTODOS:
Para a realização deste projeto, trabalhou-se no campo teórico com pesquisa e reflexão sobre as obras "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda, "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro e textos correlacionados, e no campo prático com aulas de campo em museus, comunidades indígenas, centros históricos, visitações a consulados e ensaios coreográficos, de forma que os alunos pudessem fazer uma inter-relação entre os conceitos e princípios aprendidos em sala de aula com o mundo percebido e vivido fora do contexto escolar. Cada turma do ensino médio ficou encarregada de pesquisar sobre um dos povos que contribuíram de alguma forma com a formação do povo brasileiro, a saber, Europeus (portugueses, espanhóis, italianos), Asiáticos (árabes e japoneses), Africanos (bantus) e Indígenas (tupis-guaranis), assim como também sobre o que Darcy Ribeiro chamou de Brasil Caboclo, Brasil Caipira, Brasil Crioulo e Brasil Sertanejo, com orientação dos professores das disciplinas de Ciências Humanas. Após dois meses de pesquisas e práticas voltadas aos temas, cada turma apresentou uma sala temática, uma apresentação artística e um trabalho científico durante os dois dias de culminância do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos apreenderam a composição étnica do povo brasileiro e os caminhos que levaram o Brasil às diferenças sociais no processo de formação nacional num contexto em que os aspectos teóricos e práticos do processo pedagógico de todas as disciplinas da área de Ciências Humanas trabalharam temas relativos ao assunto, a partir de sua abordagem específica. Cada turma produziu trabalhos escritos de pesquisa científica, feitos de acordo com as normas da ABNT, assim como também montaram coreografias de danças típicas e organizaram salas temáticas onde foi possível observar os vários aspectos de cada cultura, como religião, linguagem, costumes, gastronomia, história, aspectos sociopolíticos, expressões artísticas, dentre outros, de acordo com as propostas passadas pelos professores orientadores.
CONCLUSÕES:
As contribuições para as práticas de ensino-aprendizagem na E.E.E.P. Creusa do Carmo Rocha foram incontáveis. Os alunos realizaram atividades diversas e interdisciplinares, integrando as disciplinas de todas as áreas do conhecimento. Eles estiveram envolvidos em um processo ativo que os integrou a um contexto de grande significância e que permitiu que desenvolvessem habilidades de organização, planejamento, criatividade, análise, síntese e reflexão. Os alunos puderam se deparar com uma resignificação do que é ser brasileiro, e se viram estimulados a conviverem com a diversidade étnica, tornando-se ainda mais conscientes de suas origens e seus papéis enquanto agentes sociais. Instigados a pesquisar, questionar e produzir conhecimentos inter-relacionados, tanto alunos quanto professores se viram também estimulados a realizarem novas buscas e reconstruções do próprio conhecimento, revendo seus conceitos de identidade, dignidade e igualdade.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Etnologia, Brasilidade.